Quem for ficar em casa neste final de semana não poderá reclamar da falta de coisas às quais assistir na televisão. Sábado e domingo estão recheados de grandes jogos e clássicos. Tanto partidas que valem apenas a honra de poder zoar o amigo na segunda-feira quanto verdadeiras decisões pela liderança de uma competição estão marcadas para o final de semana, e aqui você confere o que há de melhor nas principais ligas do mundo.

Confira a programação de TV

Na Inglaterra, grandes jogos e um reencontro marcam a rodada. Em Anfield, Liverpool e Arsenal se enfrentam em jogo importante para o alto escalão da Premier League. De olho na vaga para a Liga dos Campeões hoje ocupada pelos Reds, Tottenham e Everton duelam em Londres. Também na capital inglesa, o Chelsea, empolgado como nunca após a surpreendente vitória sobre o City, enfrenta o combalido Newcastle, que, sem Yohan Cabaye, tentará brecar Eden Hazard e companhia.

Na Península Ibérica tem coisa boa também. Enquanto o Real segue perseguindo o líder e rival Atlético de Madrid, o Benfica recebe o Sporting em confronto pela liderança do Campeonato Português. Já deu para ver que emoção não vai faltar, então confira tudo isso em mais detalhes e outros destaques dos próximos dois dias no Velho Continente.

O jogão

Liverpool  x Arsenal
Sábado, 10h45 (Fox Sports)

Duas das melhores equipes na temporada inglesa se enfrentam neste sábado. Para o Arsenal, uma vitória significaria manter-se no topo por mais uma rodada. A perda da posição parece ser questão de tempo, considerando o que Chelsea e Manchester City, empatados na segunda colocação com dois pontos a menos, estão jogando. Portanto, manter-se na primeira colocação por mais tempo possível é o objetivo principal dos Gunners, e conseguir isso jogando em Anfield seria fantástico. Isso porque o Liverpool perdeu apenas uma vez lá na temporada, somando dez vitórias e um empate em 12 jogos. A força ofensiva dos Reds em casa é seu maior trunfo. Há duas rodadas, por exemplo, no clássico contra o Everton, que faz boa campanha, o time de Brendan Rodgers atropelou com um 4 a 0. Mas o Arsenal parece mais preparado para segurar esse ímpeto do ataque do time de Merseyside que os Toffees foram. Os comandados de Arsène Wenger sofreram apenas 21 gols no campeonato, atrás apenas do pragmático Chelsea no quesito. Grande duelo do final de semana, com bastante equilíbrio e jogadores capazes de decidir.

O clássico

Lazio x Roma
Domingo, 12h00 (Fox Sports 2)

A Lazio está longe de fazer frente à Roma na Serie A nesta temporada. Ainda assim, o clichê sempre é válido quando se trata do Derby della Capitale: clássico é clássico. Há menos de um ano, os biancocelesti bateram os giallorossi por 1 a 0 na final da Copa da Itália. A resposta, sem o mesmo peso, claro, veio em setembro passado, pelo primeiro turno do Italianão, com um 2 a 0 para a Roma. Não há dúvidas de quem seja o favorito para o clássico deste final de semana, mas ainda assim não dá para apostar todas as fichas no time de Rudi García. Os talentos individuais do segundo colocado são bem melhores, o trabalho coletivo também, e a campanha atual, nem se fala. Ainda assim, nunca descartem a Lazio em um Derby della Capitale.

Fique de olho também

Real Madrid  x Villarreal
Sábado, 17h00 (ESPN Brasil)

A atitude de Cristiano Ronaldo na última rodada de La Liga passou longe de ser digna de um melhor do mundo. Após a agressão e a expulsão, vem a suspensão. O Real Madrid, que persegue o primeiro colocado Atlético de Madrid, não contará com seu melhor jogador e terá pela frente o Villarreal, que em sua primeira temporada na elite espanhola após o retorno está fazendo boa campanha, ocupando atualmente a quinta colocação. O Atleti terá o fraco Almería na rodada, enquanto o Barça, empatado com o Real na tabela, enfrenta o Sevilla, que não vence há quatro rodadas. Dentre os três primeiros colocados, o que terá o páreo mais duro é o time de Carlo Ancelotti. Agora na briga pelo título em definitivo, um triunfo sobre uma equipe como o Submarino Amarelo é essencial.

Monaco x Paris Saint-Germain
Domingo, 18h (Sportv 2 e ESPN Brasil)

PSG Monaco Empate

O Monaco ainda chora a ausência de Radamel Falcao García, mas, como a temporada segue com ou sem o colombiano, é preciso continuar caminhando. Os passos lá no ataque agora serão dados com Dimitar Berbatov, buscado pelo time do Principado especialmente para a segunda metade da temporada.  O búlgaro, inclusive, pode fazer sua estreia pelo novo time no jogão da rodada da Ligue 1. A cinco pontos de distância do PSG, os monegascos precisam aproveitar que jogam em casa para tentar a vitória e colocar fogo na disputa pelo título. Um triunfo dos parisienses poderia significar um grande estímulo para o bicampeonato do time da capital, afinal, além do desfalque de Falcao para toda a temporada e da distância, que seria de oito pontos, o Monaco teria ainda a frustração de perder uma “final antecipada” em casa.

Benfica x Sporting
Domingo, 16h00 (Sportv 2)

No início da temporada, poucos (ou ninguém) esperavam que o Sporting chegasse ao segundo turno do Campeonato Português como um dos concorrentes ao título, mas é isso que aconteceu, e, agora, na terceira rodada do segundo turno, os Leões vão até o Estádio da Luz para o jogo mais importante da temporada até agora. O Dérbi de Lisboa deste domingo pode fazer os sportinguistas ultrapassarem o Benfica e assumirem o topo da tabela, em caso de vitória, enquanto uma derrota poderia fazer o time famoso por revelar jogadores ser superado pelo Porto. Passar pelos benfiquistas não será nada fácil. Ambas as equipes têm apenas uma derrota em todo o campeonato, mas a do Benfica está mais distante: aconteceu apenas na rodada de estreia do torneio. A sequência de empates nas últimas rodadas do Sporting também não deixa a equipe em uma boa posição para o clássico.

O reencontro

René Meulensteen

Manchester United x Fulham
Domingo, 14h00 (ESPN Brasil)

Um dos melhores assistentes que Alex Ferguson teve em seus quase 27 anos de comando no Manchester United, René Meulensteen enfrentará pela primeira vez o clube em que apareceu para o futebol, mesmo que como auxiliar. Muitos torcedores gostariam que o holandês fosse mantido mesmo após a saída de Ferguson, mas David Moyes quis sua própria equipe, e assim Meulensteen deixou Old Trafford. Sua passagem pelo Anzhi Makhachkala foi interrompida pela impaciência de Suleyman Kerimov, que pouco depois retiraria seu investimento do clube, e ficou apenas 16 dias no cargo. Agora no Fulham, retorna à antiga casa, mas como candidato a algoz. Com a situação constrangedora das duas equipes na temporada, a vitória significaria um grande alívio tanto para Moyes quanto para Meulensteen.

O cara

Eden Hazard

Chelsea x Newcastle
Sábado, 13h (Fox Sports)

Apesar de não fazer nenhum gol contra o Manchester City, Eden Hazard foi um dos grandes protagonistas da vitória impressionante do Chelsea em pleno Etihad, primeira derrota dos Citizens em casa na temporada. Ao lado de Oscar, o belga tem sido o principal jogador dos Blues na temporada, sendo uma importante ferramenta para os contra-ataques que têm caracterizado a temporada do time londrino. Contra o Newcastle, Hazard terá um interessante desafio ao encontrar Mathieu Debuchy, lateral francês que está muito bem nos Magpies. O talento do atleta do Chelsea indica que a tarefa está longe de ser impossível. Ainda assim, será interessante ver um de frente para o outro.

O brasileiro

Paulinho

Tottenham x Everton
Domingo, 11h30 (Fox Sports)

Britain Soccer Premier League

Paulinho retornou de lesão ao Tottenham marcando o gol que evitou a derrota dos Spurs para o Hull City na última rodada. Contra o Everton, em partida importante para os dois clubes, que ainda lutam por uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada, o brasileiro deve ser titular. Todos afirmavam que o ex-corintiano tinha tudo para se adaptar bem à Inglaterra, mas o que tem sido visto desde a chegada do camisa 8 a Londres é que parecia que ele já jogava há anos por lá. Chegou fazendo o que já havia feito pelo Corinthians e, não fosse a lesão, poderia ser hoje o principal nome do time que deu uma volta por cima sob o comando de Tim Sherwood.

Passe longe

Eintracht Frankfurt x Eintracht Braunschweig
Sábado, 12h

Goleado pelo Bayern de Munique na última rodada da Bundesliga, por 5 a 0, o Eintracht Frankfurt terá a oportunidade de se recuperar contra o lanterninha da competição Eintracht Braunschweig. Mas, sinceramente, não há por que assistir a esse duelo. Pelo lado do Braunschweig, basta pegar como referência os 12 pontos em 19 jogos para justificar a ruindade. Quanto ao Frankfurt, não há ninguém lá dentro capaz de transformar uma partida que tem tudo para ser de baixíssimo nível técnico em algo interessante de se acompanhar.