O primeiro final de semana de rodada no futebol europeu após a janela de janeiro chegou. Fevereiro começa com grandes jogos em Itália, Inglaterra e Espanha, principalmente. Há a possibilidade de que algumas novas contratações façam suas estreias até o domingo, então aí está um bom momento para se ficar em casa e acompanhar as novidades do futebol no Velho Continente.

Confira a programação de TV

Pela Premier League, Juan Mata faz sua segunda partida pelo Manchester United, e muitos olhos estarão virados para o espanhol. No entanto, maior parte deles estará atenta ao grande jogo entre os principais candidatos ao título, Manchester City e Chelsea. Já na Itália, o jogão é o clássico entre Juventus e Internazionale. A Alemanha também tem confrontos interessantes, como Schalke 04 e Wolfsburg, e, na Espanha, Athletic Bilbao e Real Madrid têm o duelo mais atrativo. Confira isso e mais em nosso roteiro para este final de semana.

O jogão

Manchester City x Chelsea
Segunda-feira, 18h (ESPN Brasil)

Se a Premier League começou como a mais equilibrada dos últimos tempos, com aproximadamente cinco times apontados como candidatos ao título, hoje apenas dois têm passado certeza de que irão lutar até o final: Manchester City e Chelsea. O Arsenal é o segundo colocado, é verdade, mas apenas a dupla que se enfrenta nesta segunda tem impressionado e despontado como potência.  O City é considerado por alguns a melhor equipe europeia da temporada, enquanto o Chelsea vem em um crescimento fantástico desde o início do mês. Um ataque arrasador, contra uma equipe pragmática que passou a atacar com perigo também. Não há duelo melhor na Inglaterra hoje que esse, e ele pode ajudar a mudar algumas opiniões ou criar novas na Premier League.

O clássico

Juventus x Internazionale
Domingo, 17h45 (Fox Sports)

Guinness International Champions Cup

Juventus e Internazionale estiveram ligadas nesta janela de transferências pela quase troca entre Mirko Vucinic e Fredy Guarín. Ambos permaneceram em seus respectivos clubes, meio que sem clima, mas a vida segue em frente. Tanto segue que se um dos dois estiver em campo no domingo, deverá provar que está completamente comprometido com o time em que ficou mesmo. Juve e Inter fazem o clássico da rodada da Serie A, com os bianconeri muito mais favoritos atualmente. Ninguém bate o time de Antonio Conte há 13 rodadas, tendo o líder contabilizado 12 vitórias seguidas neste período. A Inter, por outro lado, não vence há quatro rodadas, somando dois empates e duas derrotas, e se quebrar a sequência negativa em pleno Juventus Stadium surpreenderá até o mais otimista torcedor nerazzurro.

Fique de olho também

Schalke 04 x Wolfsburg
Sábado, 12h30 (ESPN+)

Se você fingir que o Bayern de Munique não está na Bundesliga, verá como o campeonato está fantástico. O time bávaro joga em um nível completamente alheio aos outros, com 13 pontos a mais que o segundo colocado Bayer Leverkusen, mas o restante das equipes tem tornado a competição bastante disputada. Neste sábado, duas equipes que postulam uma entrada no G-4 se enfrentam em Gelsenkirchen. O Schalke 04 não perde há três jogos e chega com bom espírito para a partida após conseguir manter o destaque Julian Draxler, apesar do interesse do Arsenal. O Wolfsburg, por outro lado, não vence há duas rodadas e sofreu a importante baixa de Diego, que fazia boa temporada, mas acertou com o Atlético de Madrid. Os Azuis Reais chegam para o duelo ligeiramente favoritos, mas os Lobos têm a esperança de retomar logo o bom futebol que vinha apresentando, e o duelo com o Schalke é o cenário perfeito para isso.

Athletic Bilbao x Real Madrid
Domingo, 18h (ESPN Brasil)

Spain Soccer La Liga

Apenas um degrau separa o Real Madrid do Athletic Bilbao na tabela de La Liga, mas se engana quem pensa que a diferença é pequena. Nas últimas duas rodadas os Merengues entraram de vez na briga pelo título, diminuindo a distância para os líderes Atlético de Madrid e Barcelona para apenas um ponto. O Athletic é o quarto colocado, mas não tem pretensão nenhuma de disputar o título com o trio, pois sabe que é uma tarefa impossível. No entanto, uma vaga na próxima Liga dos Campeões é completamente alcançável, e portanto aproveitar cada oportunidade de se manter na parte de cima é preciso. No novo San Mamés, o Athletic jogou 11 partidas neste Campeonato Espanhol, não perdeu nenhuma e empatou apenas duas. É nesse retrospecto que o técnico Ernesto Valverde confia para brecar a boa fase dos comandados de Carlo Ancelotti. Agora vai dizer isso para Gareth Bale e Cristiano Ronaldo…

O reencontro

Newcastle x Sunderland
Sábado, 10h45 (ESPN Brasil)

O Sunderland fazia a pior campanha que você pode imaginar na Premier League até a oitava rodada. Já eram sete derrotas e um empate, e o cenário que se desenhava para o clássico contra o Newcastle era de terror. Eis que a surpreendente vitória por 2 a 1 deu novo ânimo aos Black Cats, que, apesar de não passarem a ter atuações brilhantes, se encaixaram e conseguiram sair do buraco em que se encontravam. As duas equipes se reencontram agora pelo segundo turno. O Sunderland, como classificado à final da Copa da Liga Inglesa após eliminar o Manchester United em pleno Old Trafford. O Newcastle, logo após perder Yohan Cabaye, seu principal jogador, para o Paris Saint-Germain. Ainda assim, considerando os talentos individuais e o fato de que o Dérbi de Tyne-Wear acontecerá no Saint James’ Park, os Magpies são favoritos para o jogo.

O cara

Juan Mata
Stoke City x Manchester United
Sábado, 13h (ESPN Brasil)

Britain Soccer Premier League

Juan Mata foi o melhor jogador do Chelsea nas últimas duas temporadas, mas jamais conseguiu nos Blues o status que alcançou no Manchester United com apenas uma partida: salvador. O espanhol fez sua estreia contra o Cardiff, em Old Trafford, e apesar de não dar nenhuma assistência para gol, foi muito aplaudido pelos 85 minutos em que esteve em campo, a precisão de 87% nos passes e as quatro chances de gol criadas. O novo camisa 8 deu ao time uma mobilidade pouco vista na temporada, e os Red Devils esperam que, contra o Stoke, ele consiga dar sequência à boa atuação, mas com um protagonismo ainda maior. Considerando que os Potters não vencem há seis jogos no Inglesão, não haveria adversário melhor contra quem fazer sua segunda partida.

O brasileiro

Thiago Alcântara
Bayern de Munique, x Eintracht Frankfurt
Domingo, 14h30 (ESPN)

A concorrência por uma vaga no time titular do Bayern de Munique, como todos sabem, é muito grande. Independentemente da lesão de Bastian Schweinsteiger, o fato de Thiago Alcântara ter sido um dos preferidos de Pep Guardiola no meio de campo nas últimas cinco partidas dos bávaros na Bundesliga mostra a evolução do jogador. No último confronto do Bayern, Thiago ainda marcou um golaço no lance derradeiro do jogo com o Stuttgart para garantir a vitória de virada por 2 a 1. Além disso, ainda havia sido o assistente no gol de empate, marcado por Claudio Pizarro. Em um momento em que Schweinsteiger está contundido e Toni Kroos insatisfeito, o camisa 6 tem aproveitado para apenas crescer – e como tem feito bem isso.

Passe longe

Catania x Livorno
Domingo, 12h

A não ser que você goste de jogos de baixo nível técnico e de disputa na zona de rebaixamento ainda no meio do campeonato, esse jogo é uma péssima pedida. O lanterna da Serie A, Catania, recebe o vice-lanterna, Livorno, em jogo que, em sua melhor possibilidade de entretenimento, fará as duas equipes trocarem de posição. E para ficar sabendo se isso aconteceu ou não, você não precisa passar pela tortura de ficar assistindo a todo confronto. Passe longe desse jogo e vá assistir Roma e Parma, que é no mesmo horário.