A reta final dos principais torneios europeus está eletrizante, e neste final de semana temos mais uma série de grandes jogos que podem ajudar a definir algumas coisas. Na Inglaterra, o Manchester City, que depende só de si para ser campeão, faz seu duelo mais difícil de seus últimos jogos, visitando o Everton. Já na Espanha, o Atlético de Madrid, que vem desbancando Real e Barcelona, se aproxima do título. Precisando de duas vitórias nas três rodadas finais, encara o Levante neste domingo. Itália e França também têm decisões, mas de fato, com as finais de suas respectivas copas nacionais. Confira isso e outras histórias interessantes no roteiro do final de semana de futebol internacional.

>>>> Confira a programação de TV

O jogão

Everton x Manchester City
Sábado, 13h30 (ESPN Brasil)

Até a última rodada, o Liverpool estava mais perto de uma conquista da Premier League que jamais esteve em toda a nova era da competição. No entanto, o tropeço diante do Chelsea, em casa, abriu caminho para o Manchester City ficar com a taça. Agora, a duas rodadas do fim (três para o City, que tem jogo a menos), os Citizens dependem apenas de si próprios para levarem o caneco, e o jogo deste sábado é o mais difícil dos restantes. Na última vez em que visitou o Everton no Goodison Park, em março do ano passado, o clube de Manchester saiu derrotado por 2 a 0. Uma olhada rápida nos números dos Toffees em casa nesta temporada mostra que a força do time de Merseyside atuando em seus domínios é grande, com 13 vitórias e apenas duas derrotas em 18 jogos no estádio. Este será o último jogo do Everton no Goodison Park nesta temporada, e, embora distante (quatro pontos atrás do Arsenal), o sonho da Liga dos Campeões ainda existe. Portanto, um triunfo é obrigatório para Roberto Martínez e companhia.

O clássico

Milan x Internazionale
Domingo, 15h45 (Fox Sports)

Não é segredo para ninguém que o Derby della Madonnina já foi muito mais atraente. Ainda assim, clássico é clássico, diria o outro, portanto, ninguém vai para o jogo deste domingo sem dedicação extra. O mando é do Milan, mas o favoritismo fica mesmo com a Internazionale. Os nerazzurri não têm chance alguma de conseguir uma vaga na próxima Liga dos Campeões, e o lugar na Liga Europa já está basicamente garantido. Ainda assim, os comandados de Walter Mazzarri precisam mostrar aos torcedores nesta reta final, e principalmente no dérbi, que há motivos para confiar em uma campanha mais positiva na próxima temporada. O Milan, por outro lado, não briga por absolutamente nada e não vê a hora de encerrar de vez a temporada. Fora de qualquer competição europeia na próxima temporada, os rossoneri têm apenas o dever de oferecer dificuldade para o rival e, também, oferecer a seu torcedor alguma luz de que o próximo ano será melhor. Por enquanto, não há nada que aponte para isso. Uma vitória em um jogo tão importante como esse talvez já seria alguma coisa.

Fique de olho

Real Madrid x Valencia
Domingo, 16h00 (ESPN Brasil)

Benzema, jogador do Real Madrid (Foto: AP)

Benzema, jogador do Real Madrid (Foto: AP)

O Valencia passou por uma eliminação dolorosa no meio desta semana, sofrendo gol nos acréscimos para o Sevilla e jogando por água abaixo uma virada incrível que o colocava na final da Liga Europa. Mas não há tempo para lamentação, pois o adversário deste final de semana é o finalista da Liga dos Campeões Real Madrid. Os merengues recebem os valencianistas no Santiago Bernabéu ainda perseguindo o líder/arquirrival/adversário da final da Champions Atlético de Madrid, que depende apenas de suas próprias forças para ficar com o surpreendente título de La Liga. Portanto, além de secar, a única coisa que o Real pode fazer é vencer, e quando uma equipe com a força que tem a comandada por Carlo Ancelotti se vê em uma situação dessas, só há uma coisa a se esperar: um grande jogo. Se o Valencia chegar abatido à capital, pode se preparar para um passeio do time da casa. No entanto, com o espírito de alguém que precisa rapidamente reparar os danos emocionais, pode ser um adversário difícil para o Real Madrid.

Borussia Mönchengladbach x Mainz 05
Sábado, 10h30

“A disputa da Bundesliga segue acirrada e a todo vapor”! Essa frase parece meio maluca se levarmos em conta a campanha esmagadora do Bayern de Munique, que ficou com o título da competição em tempo recorde, mas faz todo sentido se formos observar a briga por vagas nas competições europeias. O único que pode respirar um pouco mais aliviado, além dos bávaros, é o Borussia Dortmund, que tem sete pontos de vantagem para o terceiro colocado Schalke 04 e praticamente se garantiu na próxima Liga dos Campeões. A partir do clube de Gelsenkirchen, no entanto, a briga é boa, e o confronto entre Borussia Mönchengladbach e Mainz, sexto e sétimo colocados, nesta ordem, pode ser vital para a pretensão de ambos.

Apenas três pontos separam o Mönchengladbach do Bayer Leverkusen, quarto colocado e atual detentor da vaga para os playoffs da Champions. Já o Mainz aparece com dois pontos a menos que seu adversário deste sábado, podendo, portanto, ultrapassá-lo com a vitória. Apesar de estar longe do Leverkusen, o Mainz precisa do triunfo pois, por enquanto, está fora de qualquer competição continental, o que faz uma boa diferença para as finanças de uma equipe europeia. Restando apenas duas rodadas para o término do campeonato, a derrota não é opção para nenhum dos dois.

Decisão

Rennes x Guigamp
Sábado, 16h00 (Esporte Interativo e Sportv)

Quando venceu a semifinal da Copa da França, o Rennes fez uma grande festa, com torcida invadindo o campo e tudo, pois o provável adversário da decisão seria o Monaco, que, já garantido na Liga dos Campeões da próxima temporada, não ficaria com a eventual vaga à Liga Europa para o campeão do torneio nacional. No entanto, a zebra passeou pela outra semifinal, e é o Guingamp quem luta pelo título contra o Rennes. Aproveite esta oportunidade, porque daqui para frente não deveremos ver muitos campeões não-milionários na França, hoje polarizada entre Paris Saint-Germain e o time do Principado.

Vale uma zapeada

Cruz Azul x León
Sábado, 21h (ESPN)

O Cruz Azul, equipe de melhor campanha na fase regular do Clausura da Liga MX, ficou apenas no empate com o oitavo colocado León, no jogo de ida das quartas de final. Neste sábado, os dois definem quem avança às semis, e a ótima campanha dos anfitriões no Estádio Azul (seis vitórias e apenas uma derrota em oito jogos) nos permite dizer que o confronto tem um favorito claro. No entanto, sabendo como o futebol é, vale a pena dar uma olhada no que o León irá preparar para tentar surpreender os donos da casa e conseguir a inesperada classificação.

O cara

Arda Turan
Levante x Atlético de Madrid
Domingo, 12h00 (ESPN Brasil)

Arda Turan, do Atlético de Madrid (AP Photo/Kirsty Wigglesworth)

Arda Turan, do Atlético de Madrid (AP Photo/Kirsty Wigglesworth)

Quem é que precisa saber falar a língua do país em que joga quando se tem a habilidade de Arda Turan? O turco simplesmente não se comunica em espanhol com seus companheiros, mas seu entrosamento com o restante do time parece ser de alguém que cresceu junto com o grupo desde as categorias de base. O talento do meia tem sido essencial para o Atlético de Madrid nesta campanha já histórica, e, recuperado de problema físico recentemente, Turan é o cara de que precisam os colchoneros para vencer cada um dos jogos mais importantes da vida do Atleti nestas três últimas rodadas. Vibrante, talentoso e aguerrido, o turco tem capacidade de fazer o time chegar ao último jogo, contra o Barça, já com a taça.

O brasileiro

Neto
Fiorentina x Napoli
Sábado, 16h (ESPN Brasil)

Aos 24 anos, o goleiro Neto tem a possibilidade de ser um dos grandes personagens de um importante título para a Fiorentina. A última vez em que a equipe de Florença conquistou alguma coisa foi justamente na Copa da Itália, há 13 anos. Contra o Napoli, após uma temporada positiva, está muito próxima de levantar um caneco novamente, e parte desse sucesso tem a ver com o bom momento vivido pelo arqueiro brasileiro. Se Neto seguir no nível que apresentou nesta temporada, deverá começar a cavar um espaço na seleção brasileira após a Copa do Mundo, já visando a edição de 2018 do Mundial, que será realizada na Rússia.

Passe longe

Newcastle x Cardiff
Sábado, 11h (Fox Sports 2)

Durante a primeira metade da temporada, até que era interessante assistir aos jogos do Newcastle. Entretanto, após a saída de Yohan Cabaye para o Paris Saint-Germain, em janeiro, a equipe caiu drasticamente de qualidade, deixando clara a dependência que tinha no meio-campista. No duelo da equipe contra um time tão fraco como o Cardiff, lanterna da competição, certamente não teremos um desfile de habilidade de nenhum dos lados. Os galeses ainda têm chance de escapar da degola, mas nem isso torna esse confronto atrativo.