Melhor que um clássico para agitar a rodada do Campeonato Brasileiro são dois clássicos para agitar a rodada do Campeonato Brasileiro. A recente derrocada do Corinthians reabriu a briga pelo título, e o Santos, a seis pontos de distância, está de olho. Seu nível de futebol, porém, não inspira confiança, e o jogo contra o São Paulo é uma boa oportunidade para o Peixe provar que os críticos estão errados. Assim como o Clássico dos Milhões pode servir para o Flamengo embalar em uma temporada, até agora, abaixo das expectativas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

Enquanto isso, na Europa, os campeonatos nacionais pegam fogo com grandes jogos. A Inglaterra verá o confronto entre o segundo e o terceiro colocado – Manchester United e Tottenham. E a Itália, o grande clássico que coloca frente a frente Juventus e Milan. Sem falar em Athletic Bilbao x Barcelona, Panathinaikos x Olympiacos e muito mais.

O jogão

Manchester United x Tottenham
Sábado, 09h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: United (2.13), Tottenham (3.78), empate (3.33)

Dois dos três melhores times da Inglaterra, além do líder Manchester City, enfrentam-se na manhã deste sábado, com campanhas idênticas: seis vitórias, dois empates e uma derrota. O United leva vantagem no saldo de gols, mas não no momento. Empatou em 0 a 0 com o Liverpool e foi surpreendentemente derrotado pelo novato Huddersfield, na última rodada. Enquanto isso, o Tottenham está em ascensão, com quatro vitórias seguidas, por mais que a cabeça esteja quente pela eliminação da Copa da Liga Inglesa no meio de semana – abriu 2 a 0 contra o West Ham e levou a virada. O retrospecto do confronto joga a favor dos Red Devils, que ganharam os últimos três encontros em Old Trafford, sem sofrer nenhum gol.

Fique de olho

Milan x Juventus
Sábado, 14h (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Milan (3.92), Juventus (2.00), empate (3.48)

Paulo Dybala, da Juventus (Photo by Valerio Pennicino/Getty Images)

Sabe como a Juventus construía suas grandes campanhas na Serie A com base em uma defesa muito sólida? Então, esqueça isso. O time atual tem sofrido mais gols do que gostaria – 10 -, mas também tem marcado mais do que esperava. Os 31 que fez até agora são mais do que qualquer time nas dez primeiras rodadas desde a… Juventus de 1951/52. E quem terá que lidar com isso agora é o ex-zagueiro da Velha Senhora, Leonardo Bonucci, e o Milan, que se recuperou de uma sequência de quatro jogos sem vencer pela liga italiana com uma goleada sobre o Chievo.

Bayern de Munique x RB Leipzig
Sábado, 14h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Bayern (1.35), RB Leipzig (8.28), empate (5.55)

Não sei o que você fez no fim da tarde da última quarta-feira, mas, se assistiu ao empate entre Bayern de Munique e RB Leipzig, fez muito bem. Foi um jogo eletrizante, com defesas brilhantes dos dois goleiros, decidido apenas nos pênaltis. A equipe da Red Bull faz outra temporada honrosa, sua segunda na elite, e está em terceiro lugar, com apenas um ponto a menos do que os bávaros, agora comandados pelo novo-velho treinador Jupp Heynckes, que ainda não conseguiu fazer o seu time decolar.

Os clássicos

Flamengo x Vasco
Sábado, 19h00 (Premiere)
Cotações da Oddshark: Flamengo (1.88), Vasco (4.34), empate (3.25)

Clássico atrás de clássico para o Flamengo de Reinaldo Rueda, que ainda não passa confiança, mas conseguiu um bom resultado contra o Fluminense, no meio de semana, pela Copa Sul-Americana. A equipe mostrou um pouco mais de raça na vitória por 1 a 0, respondendo aos principais anseios da torcida, e agora tenta se reaproximar dos líderes, já que caiu para o sétimo lugar. O Vasco, ao contrário, está em ascensão: invicto há seis rodadas e se acertando sob o comando do ex-treinador rubro-negro Zé Ricardo, sonha com Libertadores.

São Paulo x Santos
Sábado, 17h00 (Premiere)
Cotações da Oddshark: São Paulo (2.14), Santos (3.52), empate (3.18)

Para não dizer outra coisa, a temporada tem sido uma montanha-russa para o São Paulo, que consegue bons resultados, como vencer o Cruzeiro, ou o Botafogo, e passa a sensação de que está escapando do rebaixamento, apenas para decepcionar no jogo seguinte. De fato, a única vez que o Tricolor venceu duas seguidas neste Brasileirão foi entre a segunda e a terceira rodada. Como ganhou do Flamengo no último fim de semana, tem, contra o Santos, a chance de finalmente emendar outro resultado positivo. Terceiro colocado, o Peixe passa por um momento conturbado, depois da Demissão de Schrödinger da semana passada, que retirou e recolocou Levir Culpi no cargo de treinador em questão de horas. A seis pontos do líder Corinthians, precisa começar a jogar bem para passar a confiança de que pode realmente brigar pelo título.

O reencontro

Liverpool x Huddersfield
Sábado, 12h (ESPN e Watch ESPN)
Cotações da Oddshark: Liverpool (1.25), Huddersfield (12.86), empate (6.43)

Klopp e Wagner (Foto: Getty Images)

O primeiro jogo oficial entre dois grandes amigos: Jürgen Klopp e David Wagner, assistente do técnico do Liverpool no Borussia Dortmund e antigo colega de Mainz. Wagner levou o Huddersfield de volta à Premier League e tem feito uma campanha honesta. Está em 11º lugar, depois de ter encerrado uma sequência ruim de seis rodadas sem vencer com um triunfo inesperado contra o Manchester United. O Liverpool está em crise. Passou um péssimo sinal a goleada sofrida para o Tottenham, no último domingo, com um punhado de erros defensivos que sublinharam a estratégia errada de Klopp no mercado de transferências. Uma eventual reação precisa começar imediatamente para que a briga por algo além de vaga na Champions League não fique distante demais.

Pelo Brasil

Internacional x Ceará
Sábado, 17h30 (Globo e Premiere)
Cotações da Oddshark: Internacional (1.35), Ceará (9.83), empate (4.22)

O Internacional aproxima-se do acesso à primeira divisão, superando um começo bem difícil de Série B. Está em boa fase, com apenas duas derrotas nas últimas 15 rodadas, e pode abrir entre 12 e 13 pontos de vantagem para o quinto colocado, dependendo do resultado do jogo do Oeste contra o Brasil de Pelotas, nesta sexta-feira. O adversário, porém, será dos mais difíceis. Há oito partidas invicto na Segundona, o Ceará viaja para Porto Alegre louquinho para complicar a vida do Colorado.

Vale uma zapeada

Panathinaikos x Olympiacos
Sábado, 14h30 (sem transmissão)
Cotações da Oddshark: Panathinaikos (3.40), Olympiacos (2.22), empate (3.08)

O nome do clássico, Dérbi dos Eternos Inimigos, diz praticamente tudo que se tem para dizer sobre a rivalidade entre os dois times, que não arrefeceu com o domínio do Olympiacos, atual heptacampeão grego e terceiro colocado, com quatro pontos a mais que o Panathinaikos. Apesar da disparidade de momentos, o confronto tem sido relativamente equilibrado: quatro vitórias do Olympiacos e três do Panathinaikos nos últimos sete encontros.

Lille x Olympique Marseille
Domingo, 17h (SporTV 3)
Cotações da Oddshark: Lille (3.22), Olympique (2.25), empate (3.46)

Bielsa, técnico do Lille

O Olympique Marseille mostrou que não está de brincadeira no Campeonato Francês e empatou por 2 a 2 com o Paris Saint-Germain na última rodada. O resultado não serve para colocá-lo na briga pelo título, mas é um bom atestado de intenções. Está em quinto lugar, com 18 pontos, e tem pela frente o segundo pior time da liga. O Lille ainda não se encontrou sob o comando de Marcelo Bielsa e, com o segundo pior ataque, conseguiu uma única vitória em nove rodadas.

Athletic Bilbao x Barcelona
Sábado, 16h45 (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Athletic (6.81), Barcelona (1.48), empate (4.65)

Nada de tirar o pé do acelerador para o Barcelona. O empate por 1 a 1 com o Atlético de Madrid foi um resultado normal, em uma partida sempre difícil e, desde então, o time de Ernesto Valverde já venceu o Olympiacos, pela Champions League, emendou mais um triunfo no Campeonato Espanhol, diante do Málaga, e encaminhou a eliminação do Murcia, na Copa do Rei. Contando a temporada passada, a igualdade contra os colchoneros foi o único jogo das últimas 16 rodadas de La Liga que não terminou com vitória do Barça. Pela frente, a complicada viagem para San Mamés, por mais que o Athletic Bilbao não esteja em um grande momento: uma única vitória nas suas últimas dez partidas.