[Roteiro] Europeus aquecem os tamborins com amistosos e Supercopa

Veja a programação de TV completa do fim de semana

O jogão

Arsenal x Manchester City
Domingo, 11h – ESPN Brasil

O jogo é oficial, mas a cara é de amistoso. É a Community Shield, ou Supercopa da Inglaterra, que reúne os campeões da Copa da Inglaterra, o Arsenal, e da liga inglesa, o Manchester City. É uma boa oportunidade de ver como estão os dois times. O Manchester City é novamente candidato ao título e o Arsenal também espera ser. Os Gunners trouxeram Alexis Sánchez e será a chance de vê-lo em ação contra um time forte. No lado do City, o elenco já é estelar, então a questão é ver como o time jogará.

O clássico

Dynamo Moscou x Spartak Moscou
Domingo, 6h30 – ESPN Brasil

Um dos campeonatos com mais dérbis no mundo é o Russão. São cinco times da capital na primeira divisão e estes são dois deles. O Dynamo Moscou deve ter Denisov no meio-campo, Kokorin e Kuranyi no ataque. No lado do Spartak Moscou, destaque para Kim Källstrom, meio-campista, já que Roman Shirokov está fora do jogo, machucado. O Dynamo é o segundo colocado na liga, enquanto o Spartak é o quarto.

Fique de olho

Liverpool x Borussia Dortmund
Domingo, 8h15 – ESPN Brasil, Watch ESPN

Dois times importantes da Europa que se enfrentam em um amistoso que tem tudo para ser bem interessante. O Liverpool se remonta sem o seu craque, Luis Suárez. Trouxe Adam Lallana, Dejan Lovren, Lazar Markovic, Emre Can e Rickie Lambert, entre os principais reforços. O desafio é continuar sendo um time forte o suficiente para brigar pelo título inglês.

O Borussia Dortmund do técnico Jürgen Klopp tenta se mostrar mais uma vez forte. Sem Robert Lewandowski, o time trouxe Ciro Immobile, artilheiro do último Campeonato Italiano, além de Adrián Ramos, artilheiro do Hertha Berlim. Trouxe também Matthias Ginter, zagueiro jovem que veio do Freiburg, e Ji Dong-Won, atacante do Augsburg. Com esses jogadores, Klopp tem a missão de conseguir ser um time forte novamente para brigar com o Bayern de Munique.

Ferencvaros x Chelsea
Domingo, 14h45 – ESPN+, Watch ESPN

Mais uma chance de ver o time de José Mourinho. É para ficar de olho nos novos jogadores, especialmente Diego Costa e Cesc Fàbregas, os dois principais nomes não só em valor de contratações, mas em protagonismo na pré-temporada até aqui. O atacante é o principal nome do ataque tão criticado do Chelsea na temporada passada. E com um adversário tão fraco, a tendência é que os comandados do português vençam com alguma facilidade. Vale para ver também como Mourinho pretende armar o time.

Atlético Nacional x Millonarios
Domingo, 19h45

Um dos grandes jogos do Campeonato Colombiano. Com só três jogos disputados até aqui, os dois times tentam engrenar bons resultados. O Atlético Nacional ainda não venceu, com dois empates e uma derrota, enquanto o Millonarios venceu duas e empatou uma, já se colocando entre os primeiros colocados. Juan Agudelo é o nome a se olhar no Millonarios, enquanto no time do Atlético Nacional Sherman Cárdenas segue como um dos principais nomes.

Boca Juniors x Newell’s Old Boys
Domingo, 18h30

A primeira rodada do Campeonato Argentino já tem um jogo para ficar bem de olho. Boca Juniors e Newell’s Old Boys são dois times com força e que começam a temporada, claro, pensando na taça. Uma pena que o jogo não será transmitido oficialmente, mas sabemos que a internet é uma dessas armas que os bravos guerreiros podem usar a seu favor.

Sétif x Espérance
Sábado, 16h30

É, amigo, é a Liga dos Campeões da África que chega com tudo. Neste fim de semana, será disputada a quinta rodada da fase de grupos e os dois times fazem um duelo crucial. O Sétif tem oito pontos, atrás do Sfaxien, que tem 10. O Esperance precisa vencer, porque só tem três. Se o Sétif vencer, estará classificado para a fase final.

O reencontro

Lewis Holtby

Tottenham x Schalke 04
Sábado, 13h30 – ESPN Brasil, Watch ESPN

O meio-campista volta a defender o Schalke nesta temporada depois de um empréstimo ao Fulham. O meio-campista reencontra a equipe que defendia, o Schalke, onde teve um ótimo desempenho. Vestindo a camisa 14, o jogador tem que mostrar serviço para o técnico Mauricio Pochettino. Como são dois times que têm ambição de brigar por vaga na Liga dos Campeões, será interessante ver como estão se armando. E é bom assistir também à estrela do time alemão, Julian Draxler, que foi reserva da Alemanha na campanha do título mundial no Brasil.

O cara

Landon Donovan

Los Angeles Galaxy x San Jose Earthquakes
Sábado, 23h30

Landon Donovan anunciou a aposentadoria ao final da temporada e curiosamente o seu primeiro jogo depois desse anúncio é contra o seu primeiro time na MLS. O San Jose Earthquakes foi o time pelo qual Donovan conquistou seus dois primeiros títulos da liga, em 2001 e 2003. Ele venceria outras três vezes pelo Galaxy, em 2005, 2011 e 2012.

O brasileiro

Lucas Piazon

Eintracht  Frankfurt x Internazionale
Domingo, 10h30 – ESPN Brasil, Watch ESPN

Lucas Piazon jogará no Eintracht Frankfurt (AP Photo/dpa, Boris Roessler)

Lucas Piazon jogará no Eintracht Frankfurt (AP Photo/dpa, Boris Roessler)

O atacante, que pertence ao Chelsea, foi emprestado ao clube alemão e se prepara para a temporada. Lucas Piazon fez uma ótima Eredivisie pelo Vitesse na temporada passada, com 11 gols e oito assistências em 29 jogos. Será uma chance de ver o jogador que brilhou pela seleção sub-17 em 2011. Piazon tem potencial para se tornar um jogador importante e essa temporada na Alemanha pode ser um bom teste para suas capacidades.

Além disso, é uma boa chance também de ver como está a Inter, um time tradicional que, assim como os outros italianos, sofre com a falta de dinheiro. O técnico Walter Mazzarri tenta remontar o time sem alguns dos veteranos que formaram a base vitoriosa que ganhou a Liga dos Campeões em 2010, como Javier Zanetti, Walter Samuel, Esteban Cambiasso e Diego Milito.

Passe longe

ADO Den Haag x Feyenoord
Domingo, 07h30 – Watch ESPN

Não sei se é preciso dizer muito sobre esse jogo, mas vamos lá: o time perdeu alguns dos seus principais jogadores. Graziano Pellè, artilheiro do time, foi para o Southampton; Stefan De Vrij e Bruno Martins Indi, dois zagueiros que foram bem na Copa, foram para a Lazio e o Porto, respectivamente. Daryl Janmaat foi para o Newcastle. O time trouxe Bilal Basacikoglu, Luke Wilkshire e Khalid Boulahrouz. Bom, nada empolgante, certo? E Ado Den Haag não é nunca um time empolgante. Então, meu amigo, haja vontade de ver futebol de baixa qualidade.