Cristiano Ronaldo marcado por Xavi: o Barça precisa parar o gajo (AP Photo/Emilio Morenatti)

[Roteiro] Fim de semana de confrontos de rivalidade de olho na ponta da tabela

Confira a programação de TV
O jogão

Chelsea x Arsenal
Sábado, 9h45 – ESPN Brasil e Watch ESPN

Hazard é o grande destaque do Chelsea na temporada (AP Photo/Jon Super)

Hazard é o grande destaque do Chelsea na temporada (AP Photo/Jon Super)

O Chelsea lidera a Premier League, mas o Manchester City tem três jogos a menos e, caso vença todos, passará o time azul de Londres. Como tropeçou na rodada passada perdendo para o Aston Villa por 1 a 0, os Blues não podem se dar ao luxo de mais um tropeço, especialmente contra o Arsenal, que está quatro pontos atrás. José Mourinho não terá Ashley Cole, machucado, Ramires e Willian, suspensos. Oscar, Hazard e Schürrle devem formar o trio de meias, com Eto’o no ataque.

O Arsenal está é o terceiro colocado e ainda sonha com o título. O time está atrás do Liverpool no saldo de gols e tem quatro pontos a menos que o Chelsea. Precisa vencer o rival, mas são muitos os problemas de lesão. Walcott, Wilshere, Özil e Ramsey estão fora. Oxlade-Chamberlain é dúvida. Giroud deve comandar o ataque e Cazorla a armação das jogadas.

O brasileiro

Júlio César
Toronto x DC United
Sábado, 17h30 – ESPN Brasil

O goleiro brasileiro faz o jogo em casa pelo Toronto, no BMO Field. O jogador será titular do time que começou bem a temporada com uma vitória por 2 a 1 sobre o Seattle Sounders fora de casa. Agora, em casa, o time terá a torcida pela primeira vez a seu favor. Júlio César, que deve ser o titular do Brasil na Copa, pode ser uma peça importante para o time.

O reencontro

Internazionale x Atalanta
Domingo, 11h00 – Fox Sports

Pode parecer estranho, mas a Inter não vence a Atalanta há cinco jogos, sendo duas derrotas e três empates. No primeiro turno, empate por 1 a 1 em Bergamo. Na temporada passada, derrota por 4 a 3 em pleno San Siro. A Inter tem um desempenho melhor em 2014, coincidência ou não, desde que chegou Hernanes no time. Além do brasileiro, Guarín, Cambiasso e Palacio são peças-chave do técnico Walter Mazzarri e deve ser assim novamente.

O cara

Gerrard
Cardiff x Liverpool

Gerrard: dois gols de pênalti contra o Manchester United (Foto: AP)

Gerrard: dois gols de pênalti contra o Manchester United (Foto: AP)

O capitão do Liverpool tem feito uma grande temporada, o que é bom não só para o próprio clube, mas também para a Inglaterra. Como volante, o jogador tem ido muito bem na marcação, com bom posicionamento, mas segue sendo um excelente criador de jogadas, lançador, cobrador de pênaltis, faltas e escanteios e sendo fundamental para o time. É claro que as estrelas principais têm sido Suárez e Sturridge, mas é preciso lembrar a importância do meio-campista para o time.

Fique de olho

Mainz 05 x Bayern de Munique
Sábado, 11h30 – ESPN Brasil

É sempre agradável ver o Bayern de Munique jogar nesta temporada, porque é um time técnico, de movimentação e inteligente. Neste fim de semana, em particular, a equipe de Pep Guardiola pode se sagrar campeã alemã com oito rodadas de antecedência. Além da vitória bávara, o título irá para o time de Munique caso o Borussia Dortmund e o Schalke 04 não vençam. Assim, a diferença chegaria a 25 pontos, com 24 a serem disputados. É difícil, mas não é tão improvável assim.

O clássico

Real Madrid x Barcelona
Domingo, 17h – ESPN Brasil e Watch ESPN

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, em sua comemoração "Eu estou aqui"  (AP Photo/Andres Kudacki)

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, em sua comemoração “Eu estou aqui” (AP Photo/Andres Kudacki)

O grande clássico espanhol tem o Real Madrid em melhor fase. Com Cristiano Ronaldo em excelente forma, será possível conferir o duelo contra um barça que tem problemas coletivos e defensivos, mas que segue sendo uma equipe muito forte. Há dúvidas quanto à escalação de Benzema, mas é provável que ele jogue e o time não tenha nenhum desfalque importante em relação ao time que vem jogando.

O Barcelona também não terá desfalques, mas há dúvidas na seleção. Neymar ou Pedro? É a pergunta que os torcedores fazem. O espanhol parece favorito a começar o jogo. Além deles, Xavi, Iniesta e Fàbregas também devem jogar, com Alexis Sánchez começando no banco. Com quatro pontos a menos que o Real Madrid, não há opção para os catalães a não ser vencer – o que pode beneficiar o Atlético de Madrid, que assumiria a primeira posição caso vença o Betis fora de casa.

Passe longe

Norwich x Sunderland
Sábado, 12h00 – Fox Sports 2

Não sei se preciso justificar por que esse jogo não deve ser assistido, mas caso você seja insistente, vamos lá: o Norwich é 15º e o Sunderland é o 18º. O primeiro tem saldo de gols de -24, o segundo tem saldo de -16. O Norwich não vence há três jogos, sendo que nos dois últimos acabou derrotado. O Sunderland não vence há quatro jogos, sendo três derrotas. Não há justificativa nenhuma para se empolgar com esse jogo. Fuja.