Touré-Suarez

[Roteiro] Liverpool x City, Bayern x Dortmund e alguns títulos podem pintar na Europa neste final de semana

Um final de semana com a reedição da última final da Liga dos Campeões. E que este não será o jogo mais importante da rodada no futebol internacional. Bayern de Munique x Borussia Dortmund vale pelo peso das camisas, pela rivalidade, pelo possível encontro de Lewandowski com seu futuro clube. No entanto, está longe do peso de Liverpool x Manchester City, em duelo essencial para os rumos da Premier League. Do possível título do Paris Saint-Germain na França, assim como do Benfica em Portugal. Ou mesmo de Getafe x Atlético de Madrid, dérbi madrileno que vale a liderança de La Liga. Bons jogos não faltarão.

>>> Confira a Programação de TV

A rodada será especial, também, pelas homenagens no Campeonato Inglês. Todas as partidas começarão com sete minutos de atraso. Maneira de prestar tributo aos 25 anos da tragédia de Hillsborough, que matou 96 torcedores do Liverpool em 15 de abril de 1989. Uma vitória dos Reds, mais do que a garantia da liderança, significaria muito dentro de todo esse contexto. Confira os destaques:

O jogão

Liverpool x Manchester City
Domingo, 9h07 (Fox Sports)

A Premier League segue emocionante em suas rodadas finais. E talvez o duelo deste domingo seja o mais decisivo até o término do campeonato. O Liverpool recebe o Manchester City em Anfield, tentando a vingança depois de ter perdido na visita ao Estádio Etihad. E a vitória significará muito aos Reds, já que afastarão o perigo virtual representado pelos Citizens: a equipe de Brendan Rodgers poderá abrir sete pontos de diferença para os comandados de Manuel Pellegrini, que têm dois jogos a menos. Um jogaço, sobretudo, pelo poderio que os ataques representam: juntos, os dois clubes marcaram 174 gols no Inglesão, um a mais do que Chelsea, Arsenal e Everton, os outros três adversários que completam o Top 5 da liga.

A vitória será imprescindível para o Liverpool provar que merece mesmo recuperar a taça depois de 24 anos. Nesta sexta, Steven Gerrard e Luis Suárez ganharam o prêmio de melhores jogadores do mês da Premier League e serão fundamentais para alimentar o voraz ataque vermelho. Mas a defesa também precisará ter uma boa atuação, tanto pelo excesso de erros dos últimos tempos quanto pela linha ofensiva que terá pela frente. Dzeko vive ótima fase e Agüero está recuperado das lesões que o atrapalharam nas últimas semanas. Isso sem contar Yaya Touré, o artilheiro do time no torneio. O Liverpool está invicto em 2014 na PL e não perde em casa desde setembro. Mas poucos rivais representam uma ameaça tão grande a essa sequência, por mais que o City costume patinar um pouco longe de seus domínios.

Fique de olho também

Lyon x Paris Saint-Germain
Domingo, 16h (Sportv e ESPN Brasil)

O PSG ganhou moral para o jogo de volta das quartas da Liga dos Campeões (Foto: AP)

Uma derrota do Monaco contra o Rennes no sábado deixa o Paris Saint-Germain com uma mão na taça. E a vitória sobre o Lyon no domingo faz os parisienses levantá-la. Um empate dos monegascos seria suficiente para a impressão de um time campeão, mas não para a matemática, já que o Monaco ainda poderia tirar 15 pontos de diferença para o PSG em cinco rodadas e tirar os 30 gols de diferença no saldo. Como a gente sabe, não vai acontecer. Depois da dura eliminação na Liga dos Campeões, a equipe de Laurent Blanc terá um desafio considerável ao visitar os Gones em Gerland. Sem Ibrahimovic, Cavani tentará não decepcionar outra vez, como se tornou costume nos últimos jogos do time.

San Lorenzo x Lanús
Sábado, 20h30

O equilíbrio do Campeonato Argentino impressiona. Após 12 rodadas disputadas, a diferença entre o líder e o nono colocado do Torneio Final é de apenas três pontos. As mudanças na tabela são constantes. E um jogo fundamental acontece neste sábado, no Nuevo Gasómetro. O San Lorenzo lidera apenas pelo número de gols marcados, com os mesmos 21 pontos do Estudiantes e do Colón. Já o Lanús é o sétimo, com dois pontos a menos. E o que os dois times fizeram na Libertadores durante o meio da semana torna o encontro ainda mais promissor. O San Lorenzo se classificou de maneira milagrosa, em atuação fantástica de Ignacio Piatti. Enquanto isso, o goleiro Agustín Marchesín foi impecável na partida que confirmou a classificação do Lanús. Se repetirem o nível, será um jogaço.

Bayern de Munique x Borussia Dortmund
Sábado, 13h30 (ESPN+)

Neuer bloqueia arremate de Lewandowski (AP Photo/Alastair Grant)

O maior duelo da Bundesliga não terá a mesma aura de outras ocasiões. Ainda assim, não pense que nenhum dos dois times estará interessado pela vitória. Ao contrário. O Bayern terá um excelente desafio para mostrar que segue em alto nível, apesar da queda de rendimento nas duas últimas rodadas. Do outro lado, o Dortmund vai com sede ao pote também para se vingar da dura derrota que sofreu no primeiro turno, dentro do Signal Iduna Park, e com show do ‘judas’ Mario Götze. Mais interessante ainda será ver a postura de Robert Lewandowski, se é que ele vai ser mesmo escalado por Jürgen Klopp – algo ainda não confirmado pelo técnico. Já vendido ao Bayern, o artilheiro terá a delicada missão de bater seus futuros patrões.

Swansea x Chelsea
Domingo, 12h07 (ESPN Brasil)

O Chelsea fecha a rodada da Premier League já sabendo o resultado de Liverpool x Manchester City. Podendo, portanto, assumir a liderança da competição em caso de tropeço dos Reds. Só que o time de José Mourinho precisa superar sua maior dificuldade nesta campanha: os tropeços frequentes contra times medianos fora de casa. Crystal Palace, Aston Villa e Stoke City foram alguns dos que aprontaram com os Blues. E o Swansea tem fortes credenciais para tanto, que na última temporada fez uma série de partidas parelhas contra os londrinos, chegando até a vencê-los em Stamford Bridge. Para piorar o lado do Chelsea, Eden Hazard está descartado por lesão.

Vale uma zapeada

Udinese x Juventus
Segunda-feira, 15h45 (Fox Sports)

Ótima ideia, não é mesmo, Buffon? (AP Photo/Antonio Calanni)

Segunda-feira é dia de trabalho, mas também pode ser de bom futebol para quem estiver de bobeira durante a tarde. A Serie A guarda um bom duelo no fechamento de sua 33ª rodada. A Udinese recebe a líder Juventus, que pode ficar a um ponto do tricampeonato italiano se vencer. Porém, vale lembrar que o embate de bianconeri não é garantia de boas lembranças para a Vecchia Signora. Em 2010/11, por exemplo, a Udinese venceu por 2 a 1 em Turim, em um dos últimos jogos da Juve no Estádio Olímpico. E nunca dá para se menosprezar um ataque que tem Antonio Di Natale, por mais que o time só ocupe uma posição intermediária na tabela. Atenção também para o encontro de Gianluigi Buffon e Simone Scuffet, cotado como herdeiro do veterano no gol da seleção italiana.

O clássico

Sparta Praga x Slavia Praga
Sábado, 10h

Um dos dérbis mais antigos do mundo divide a cidade de Praga. A primeira vez que Sparta e Slavia se enfrentaram foi em março de 1896, 118 anos atrás. E a rivalidade só cresceu desde então. Afinal, os dois clubes são os dois maiores vencedores do futebol tcheco, incluindo também os tempos de Tchecoslováquia. Todavia, o momento atual dos ‘S de Praga’ é distinto. Enquanto o Sparta nada de braçada rumo ao título que não vem desde 2009/10, o Slavia aparece apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento. Promessa de emoções distintas entre as torcidas, além de uma festa fantástica nas arquibancadas.

O reencontro

Sampdoria x Internazionale
Domingo, 10h (Fox Sports, VT)

Saindo um pouco do futebol para o ‘mundo dos famosos’, não houve caso extracampo que chamasse mais atenção nesta temporada que o envolvendo Maxi López e Mauro Icardi. Amigos fora de campo, os argentinos se envolveram em um triângulo amoroso. Wanda Nara, esposa de Maxi, o trocou por Icardi, que não se cansa de fazer declarações públicas ao seu amor. E este será o primeiro reencontro dos atacantes no gramado desde todo o rolo. O clima não será nada amistoso, diante da guerra declarada nas redes sociais. Nesta semana, Maxi se disse incomodado com as fotos postadas por Icardi com seus filhos e ameaçou Wanda de processo por expor as crianças. Mas pelo menos garantiu que os sentimentos pessoais não entrarão em campo no Luigi Ferraris neste domingo. (para ler mais, vale conferir o bom texto feito por nossos parceiros do Quattro Tratti)

O cara

Diego Simeone
Getafe x Atlético de Madrid
Domingo, 14h (Sports+)

Diego Simeone faz ótimo trabalho no Atlético de Madrid (Foto: AP)

Não dá para ignorar o que Diego Simeone vem fazendo com o Atlético de Madrid nesta temporada. Os resultados do treinador já eram fantásticos desde a conquista da Liga Europa em 2011/12. Mas atingiu níveis incomparáveis nesta semana, ao classificar o time às semifinais da Liga dos Campeões e segurar na unha os colchoneros no topo de La Liga. Ainda assim, o argentino terá trabalho para motivar um time desgastado fisicamente para o desafio do domingo. O Getafe está na zona de rebaixamento, mas costuma ser osso duro de roer no Coliseum Alfonso Pérez – tanto é que o Atleti não vence no estádio desde 2008. Enquanto isso, Simeone terá que montar sua equipe provavelmente sem Arda Turan e Diego Costa, que se recuperam de lesão. Se a vitória vier, deverá ser mais um ato heroico de Cholo.

O brasileiro

Rodrigo Moreno
Arouca x Benfica, 13h (Sportv)

É impressionante a forma como o Benfica se refez nessa temporada. Depois de um final desastroso em 2012/13, com três vice-campeonatos, era de se duvidar que o time de Jorge Jesus recuperasse sua autoestima tão rapidamente. Não só fez isso como voltou ainda melhor. Semifinalistas da Liga Europa, os encarnados estão muito próximos do título no Campeonato Português. Para ficar com a taça já nesta rodada, basta um empate do Sporting contra o Gil Vicente, além de uma vitória dos benfiquistas sobre o Arouca. Rodrigo, responsável pelos dois gols da classificação na Liga Europa, deverá ser uma das apostas da torcida. Cada vez mais adaptado ao Estádio da Luz, o atacante naturalizado espanhol soma 14 gols na temporada.

Passe longe

Stoke City x Newcastle
Sábado, 11h07 (ESPN)

A rodada do sábado na Premier League é bem sofrível. O melhor jogo é Sunderland x Everton, não por ser equilibrado, mas porque os Toffees poderão tomar a quarta colocação se vencerem os lanternas do Inglesão. Será televisionado para o Brasil, assim como o sofrível Stoke City e Newcastle. Dois times que até são simpáticos, mas não disputam nada além do que a importantíssima ‘Taça Oitavo Lugar’. Talvez seja melhor dar um passeio no parque ou tentar filar o almoço na casa da avó.