Britain Soccer Premier League

[Roteiro] O novo campeão inglês será coroado e o Atlético também quer comemorar na Espanha

A Premier League e La Liga 2013/14 estão entre as mais emocionantes dos últimos tempos. E ambas poderão ter seus desfechos neste final de semana. Aconteça o que acontecer, o taça do Inglesão ficará nas mãos de Manchester City ou Liverpool. Já na Espanha, o Atlético de Madrid espera resolver a parada com uma rodada de antecedência, para não ter que fazer a “decisão” contra o Barcelona no Camp Nou. E não é só isso. Nas outras ligas, há vagas na Liga dos Campeões e a luta contra o rebaixamento ainda em jogo. Sem falar em mais títulos e definições que podem acontecer – no Leste Europeu, nas Américas e até na Oceania. Confira o mais interessante que rolará no final de semana:

>>> Confira a programação de TV completa 

O jogão

Manchester City x West Ham
Domingo, 11h (ESPN Brasil e Fox Sports)

O Liverpool segue com chances de título na Premier League. Os dois tropeços nas duas últimas rodadas, no entanto, forçam os Reds a torcerem pelo milagre. Precisam vencer o Newcastle em Anfield. Uma tarefa que não deve ser tão difícil, apesar do trauma que o time deve estar desde os três gols seguidos do Crystal Palace. Problema maior deverá ser secar o Manchester City, que recebe o West Ham no Estádio Etihad, onde só perdeu um jogo em toda a campanha. Uma derrota dos Citizens deixa o caminho aberto para o Liverpool. Um empate, faz os Reds dependerem de uma vitória por “só” 13 gols de diferença. E a vitória garante o título para os comandados de Manuel Pellegrini.

Para não sofrer tanto quanto aconteceu há duas temporadas, na vitória espetacular sobre o Queens Park Rangers, o City aposta na boa fase de seus homens de frente: Sergio Agüero, Edin Dzeko, David Silva e Yaya Touré, todos disponíveis para o duelo. Já o Liverpool terá que confiar em Andy Carroll, que saiu de Anfield pela porta dos fundos, mas hoje é a referência no ataque do West Ham. Se o grandalhão se tornasse o salvador, talvez os Reds não se lamentassem tanto pelos € 41 pagos pelo centroavante. Já em Merseyside, Brendan Rodgers confia que as lágrimas derramadas por Luis Suárez na última semana lhe garantam ainda mais forças para balançar as redes e, ao menos, garantir que o Liverpool faça sua parte.

Fique de olho também

Atlético de Madrid x Málaga
Domingo, 14h (ESPN Brasil e Watch ESPN)

Diego Costa, em temporada espetacular pelo Atlético de Madrid (Foto: AP)

A torcida do Atlético de Madrid ficou desesperada após a derrota pelo Levante. Os mais fanáticos começaram a ter alucinações, imaginando o Real Madrid superando os rojiblancos na reta final e se sagrando campeão espanhol. Para sorte do Atleti, os merengues se enrolaram sozinhos. Empataram com Valencia e Valladolid, dependendo justamente de uma hecatombe de seus vizinhos nas duas rodadas finais. O que não deve acontecer. O Atlético recebe o Málaga no Vicente Calderón, onde segue invicto. Uma vitória já tira a chance de título do Real, que visita o embalado Celta. Diego Costa e Arda Turan, voando baixo, não vão querer dar esse gostinho para os rivais.

Dependendo das combinações, o time de Diego Simeone pode se sagrar campeão até mesmo neste domingo. Basta vencer e contar com um tropeço do combalido Barcelona, que visitará o Elche. Apesar da péssima fase, o favoritismo é dos blaugranas. E um triunfo é o suficiente para ressuscitar a equipe de Tata Martino para a rodada final, já que pegará justamente o Atlético de Madrid no Camp Nou, precisando da vitória para ser bicampeão. Nada que cause temores no aguerrido time do Atlético, que ainda terá a vantagem do empate. Mesmo assim, não fará mal algum secar um pouco também os catalães.

Roma x Juventus
Domingo, 12h45 (Fox Sports, VT, 13h45)

Poderia ser o jogo do título da Serie A. Entretanto, campeão e vice-campeão se enfrentarão pelo moral. A Juventus, para mantê-lo, ao colocar a terceira estrela no peito e exibi-la no Estádio Olímpico. A Roma, para levantá-lo, depois da vexatória goleada sofrida para o quase rebaixado Catania, que deixou o título de bandeja para os bianconeri. É verdade que a vontade do time de Turim talvez não seja das maiores na visita à capital, mas provar a hegemonia contra os concorrentes terá um gosto especial, ainda mais depois da vitória por 3 a 0 no primeiro turno. Já os romanistas querem jurar a partir de já que o tetracampeonato da Velha Senhora está ameaçado para a próxima temporada. De resto, vale ficar de olho nos duelos pela Liga Europa no Italianão, incluindo o interessante jogo entre Torino e Parma.

Wolfsburg x Borussia Mönchengladbach
Sábado, 10h30 (Watch ESPN)

Por mais que o Bayern de Munique seja campeão alemão há tempos, o grupo de classificados à Liga dos Campeões só será definido na última rodada. Borussia Dortmund e Schalke 04 já se garantiram, restando uma vaga. E por isso mesmo que o jogo na Volkswagen Arena será tão bom. Wolfsburg e Borussia Mönchengladbach não foram tão regulares, mas fizeram boas campanhas. Duelam ainda com esperanças de ir à Champions. Mas também precisarão torcer contra o Bayer Leverkusen, que recebe o Werder Bremen precisando apenas da vitória. Com uma derrota dos aspirinas, o vencedor do jogo em Wolfsburg se classifica. Caso os dois empatem, seguem abraçados à Liga Europa.

Zenit x Dynamo Moscou
Domingo, 6h30 (Terra)

Hulk comemora gol pela Liga dos Campeões (AP Photo/Andres Kudacki)

O Campeonato Russo promete uma das melhores retas finais da temporada europeia. Restando duas rodadas, três times ainda estão no páreo. O Zenit é o líder, só um ponto à frente do Lokomotiv Moscou e a dois do CSKA Moscou. E, neste domingo, justamente um rival da dupla da capital visitará a equipe de André Villas-Boas: o Dynamo Moscou, quarto colocado, mas sem fôlego para subir ao topo. Na ascensão do Zenit, quem tem se destacado é Hulk, vice-artilheiro do certame, com 16 gols. Seus chutes potentes serão mais úteis do que nunca.

Atlético Nacional x Independiente Santa Fe
Domingo, 21h15

Os últimos dias foram realmente difíceis para o Atlético Nacional. Primeiro, os verdolagas foram derrotados pelo Independiente Santa Fe por 1 a 0 no jogo de ida das semifinais do Campeonato Colombiano. Uma semana depois, tomaram uma pancada do Defensor dentro de casa pela Libertadores. Enquanto a competição continental parece distante, a equipe de Medellín espera reverter a situação no Apertura. Recebe os cardinales no Atanasio Girardot, precisando da vitória. Dois times ofensivos, que tem acumulado bons desempenhos no cenário doméstico recentemente. Promessa de um ótimo duelo.

Vale uma zapeada

Argentinos Juniors x River Plate
Domingo, 21h30 (Fox Sports)

Restam apenas duas rodadas para o fim do Torneio Final na Argentina. Ainda assim, oito times ainda têm chances matemáticas de título. Uns mais, outros menos. E o River Plate, duas temporadas após voltar da segunda divisão, está entre os que mais acreditam na taça. Os Millonarios estão empatados no topo com o Gimnasia y Esgrima. Enquanto secam os concorrentes contra o Quilmes, visitam o já rebaixado Argentinos Juniors. O veterano Fernando Cavenaghi é a esperança de gols, enquanto o goleiro Leandro Chichizola é quem tem salvado atrás. Se os dois times permanecerem com a mesma pontuação até o final, haverá jogo extra.

O clássico

Porto x Benfica
Sábado, 14h (Sportv e Watch ESPN)

O Benfica pode conquistar até quatro títulos na temporada (Foto: AP)

O maior clássico de Portugal não vale nada desta vez. Quer dizer, pelo menos em teoria. Afinal, depois de uma temporada tão difícil, o Benfica sentiu um gostinho especial em tornar o Porto seu freguês. Nos últimos cinco meses, foram três vitórias encarnadas em quatro duelos, com direito à eliminação dos portistas na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Desta vez, os benfiquistas não deverão entrar em campo com força máxima, já que o título está assegurado e eles têm mais com o que se preocupar, com a final da Liga Europa contra o Sevilla marcada para esta quarta. De qualquer forma, vencer os rivais com os reservas seria de um deleite imenso, especialmente no Estádio do Dragão, onde Kelvin humilhou o Benfica na penúltima rodada do Portuguesão passado. Jorge Jesus não quer cair de joelhos de novo.

O reencontro

Lille x Paris Saint-Germain
Sábado, 16h (ESPN)

O Paris Saint-Germain perdeu na última rodada e, mesmo assim, garantiu o bicampeonato da Ligue 1. Estão tranquilos, mas com um gosto de revanche para o duelo com o Lille. O encontro do primeiro turno foi um dos melhores deste Francesão, com direito a empate por 2 a 2 e Rio Mavuba colocando a mão na cara de Zlatan Ibrahimovic. E o sueco, que deve voltar ao time justamente nesta rodada, quer revidar com uma vitória. O Lille busca a terceira vaga na Liga dos Campeões, a dois pontos da classificação. Um triunfo do PSG ajudaria o Saint-Étienne, cinco pontos atrás e que precisa secar muito os concorrentes se quiser ir à LC.

O craque

Hakan Çalhanoglu
Mainz 05 x Hamburgo
Sábado, 10h30 (Watch ESPN)

O Hamburgo é o único clube que nunca foi rebaixado na Bundesliga, em 51 anos de competição. O fato inédito, no entanto, pode ser consumado neste domingo. Os dinossauros já sabem que terão que disputar pelo menos os playoffs da degola, contra o terceiro colocado da segundona. Mas, se forem ultrapassados por Nürnberg ou Eintracht Braunschweig, a queda é direta. Para não depender dos outros, o time precisa se precaver e vencer o Mainz 05 fora de casa. Missão dura contra o sétimo colocado, que conquistou nove de suas 15 vitórias em casa. Para superá-los, Çalhanoglu será fundamental. Uma das maiores revelações do futebol alemão nesta temporada tem protagonizado o Hamburgo, com vários momentos de brilho. Ir bem em um momento decisivo pode aumentar a visibilidade do bom meio-campista no mercado.

O brasileiro

Luiz Adriano
Zorya Luhansk x Shakhtar Donetsk

Domingo, 10h

Spain Soccer Champion League

Fazia tempo que o Shakhtar não tinha sua hegemonia na Ucrânia tão ameaçada quanto nesta temporada. Dnipro e Metalist até esboçaram derrubar o time de Donetsk do topo, mas perderam forças. Agora, a equipe de Mircea Lucescu só precisa de um ponto para garantir o pentacampeonato nacional. O duelo contra o Zorya fora de casa não é dos mais simples, mas o favoritismo é amplo. Ainda mais com Luiz Adriano em ótima fase no ataque. O centroavante é o vice-artilheiro do Ucranianão, com 16 gols, e tem a chance de se consagrar um pouco mais.

Passe longe

Amicale x Auckland City
Domingo, 0h

Só assiste à decisão da Liga dos Campeões da Oceania quem for maluco. Ou quem torcer para um dos finalistas – ou seja, quase ninguém. Afinal, a não ser que aconteça uma zebra, o resultado é mais do que sabido: o Auckland City será o campeão. Foi assim em quatro das últimas cinco temporadas, a maior hegemonia continental da atualidade. Exceto se o Amicale resolver aprontar. Como credencial, o time de Vanuatu possui uma vitória sobre os neozelandeses na fase de classificação. Quando a hora do aperto chega, porém, é que o Auckland costuma crescer. E, nas semifinais, os atuais tricampeões já deixaram pelo caminho o taitiano Pirae, do mito Marama Vahirua, o rival que parecia mais credenciado a derrubá-los.O jogo de ida da final acontece no IMPONENTE estádio de Vanuatu.