Este final de semana será o último antes do retorno da Liga dos Campeões. Por seus campeonatos nacionais, os classificados à fase de mata-mata fazem os últimos preparativos para as oitavas, e desafio bom é o que não faltará para alguns deles. Na Inglaterra, para começar, é fase de mata-mata também, e Arsenal e Manchester City, dois dos ingleses ainda vivos na Champions, terão a chance de se vingar de dois algozes recentes: Liverpool e Chelsea, respectivamente, em confrontos pela Copa da Inglaterra. Na Alemanha, Schalke 04 e Bayer Leverkusen, bem classificados na Bundesliga e ambos ainda na LC, fazem duelo interessante entre si.

Confira a programação de TV

Já na Espanha, o trio que divide a liderança de La Liga e que também está nas oitavas da Champions, formado por Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid, faz jogos interessantes, com boas histórias. A principal delas é o possível retorno de Neymar aos gramados após quase um mês fora por contusão. A Itália também tem coisa boa, com a Internazionale indo ao Artemio Franchi para tentar se manter viva na temporada. Confira tudo isso no roteiro deste final de semana.

O jogão

Manchester City x Chelsea

Sábado, 15h10 (ESPN Brasil)

Recentemente, o Chelsea impôs ao Manchester City sua primeira derrota em casa na temporada em partida quase perfeita taticamente. Bem postado defensivamente, o time contou com contra-ataques bem executados e com uma defesa meio perdida dos Citizens para conseguir a vitória por 1 a 0. Agora, pela Copa da Inglaterra, o time de Manchester terá a possibilidade de uma vingança rápida, podendo recuperar o mesmo status que tinha antes do duelo pela Premier League. É claro que nada indica que deverá ser mais fácil desta vez. Especialmente pelo fato de valer vaga para uma semifinal, o sentimento de decisão estará no Estádio Etihad, então podemos esperar um grande duelo.

O clássico

Arsenal x Liverpool

Domingo, 13h00 (ESPN Brasil)

Outro que buscará revanche é o Arsenal. No Anfield Road, no último final de semana, o Liverpool arrasou os Gunners com os prováveis 20 minutos iniciais mais fantásticos dos últimos anos. Foram quatro gols no curto período, e a vitória confirmada por 5 a 1 posteriormente. O baque foi tão grande que Arsène Wenger atribuiu o péssimo empate com o Manchester United na rodada seguinte ao resultado vergonhoso contra os Reds. É difícil adivinhar qual o espírito do time londrino para o confronto pela Copa da Inglaterra. Sangue nos olhos atrás da vingança ou rabo entre as pernas pelo massacre? Apesar de não ser exatamente um clássico, as duas equipes estão entre as principais do país há algumas décadas, já fizeram grandes jogos entre si e as circunstâncias em que esta partida acontecerá são especiais.

Fique de olho também

Fiorentina x Internazionale

Sábado, 17h45 (Fox Sports)

Italy Soccer Serie A

Na parte de cima da tabela da Serie A, Fiorentina e Internazionale terão um confronto interessante. Em casa, a equipe de Florença, quarta colocada, tentará aumentar sua distância para os nerazzurri, quintos colocados, mas oito pontos atrás do adversário deste sábado. Uma derrota do time de Walter Mazzarri aumentaria para 11 pontos essa distância, diferença bastante difícil de ser batida, convenhamos. Embora a temporada da Inter não seja boa, não há como negar que o clube tem a ambição de pelo menos brigar até o final por uma vaga na Liga dos Campeões. Portanto, a vitória no Artemio Franchi é essencial. A Fiorentina, no entanto, deverá oferecer bastante resistência. Depois de dois jogos sem vencer no Italiano, bateu a Atalanta na última rodada e, durante a semana, eliminou a Udinese para avançar à final da Coppa Italia. Essa é a pedreira que a Inter terá pela frente se não quiser passar a ver a zona de classificação à Champions com binóculos.

Bayer Leverkusen  x Schalke 04

Sábado, 15h30 (ESPN)

Recentemente, o Bayer Leverkusen se recuperou de uma sequência de três derrotas que o afastou ainda mais do líder Bayern de Munique. As duas vitórias nas últimas duas rodadas mantiveram o time como o segundo melhor da Bundesliga e dão força para o início da disputa dos mata-matas da Liga dos Campeões na semana que vem. Antes, no entanto, a equipe terá um difícil duelo com o Schalke 04, quarto colocado do Campeonato Alemão, invicto há cinco jogos na competição, com quatro vitórias e um empate, e também nas oitavas da Champions. Seis pontos separam os dois times, e uma vitória em um confronto desse tipo significaria grande injeção de ânimo para qualquer um dos lados, tanto no torneio nacional quanto no internacional.

O reencontro

Bayern de Munique x Freiburg

Sábado, 12h30 (ESPN Brasil)

Todo mundo já sabe como deverá acabar esse jogo, ainda assim, digamos que temos aqui uma partida com ingrediente especial. O Bayern de Munique deixou de vencer apenas duas de suas 20 partidas nesta temporada da Bundesliga. Nenhuma derrota, no entanto. E foi justamente contra o Freiburg que veio o primeiro empate, lá na longínqua quarta rodada. Agora, pela 21ª, terá a chance de se reencontrar com o “carrasco” e conseguir uma revanche. Se os bávaros, de fato, entrarem com o espírito de se vingar pela audácia do Freiburg de evitar um triunfo deles, temos tudo para presenciar um massacre. Enquanto o modesto visitante é o 15º colocado do Alemão e está a apenas um ponto da zona de rebaixamento, o Bayern… Bom, o Bayern você já sabe. Líder com folga (13 pontos de vantagem para o Leverkusen) e com vitórias nas 12 últimas rodadas. Fica fácil dizer que aqui a questão não é quem ficará com os três pontos, mas, sim, de quanto será o triunfo do time de Munique.

O cara

Jesé Rodríguez

Getafe x Real Madrid

Domingo, 13h (ESPN)

Para você conseguir algum destaque em um time que conta com jogadores como Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, você precisa ser muito bom. Sendo prata-da-casa e tendo apenas 20 anos, justamente em um clube acostumado a despejar caminhões de dinheiro para contratar craques consagrados, ainda mais. Jogando no ataque então, tudo se torna especialmente mais difícil. E é por isso que é importante destacar Jesé Rodríguez, sua temporada e seu momento atual. O canterano foi titular do Real nos últimos dois jogos por La Liga, além de também ter iniciado a partida de ida contra o Atlético de Madrid pela Copa do Rei. Nestes três jogos, três gols marcados e uma assistências. Diferentemente de outros que surgem na base do clube, Jesé não precisou deixar o Santiago Bernabéu para provar seu valor e conseguir um espaço algum tempo depois no time. Veio para ficar e pode ser titular contra o Getafe neste final de semana. Pelo menos se houver justiça nas decisões de Carlo Ancelotti.

O brasileiro

Neymar

Barcelona x Rayo Vallecano

Sábado, 17h (Sports+)

Neymar segue se destacando no Barça. E agora ele marca gols também

Há quase um mês, a cena de Neymar caindo ao gramado contra o Getafe preocupou os brasileiros. Logo após o lance, falava-se até mesmo em uma possível ausência do camisa 11 na Copa do Mundo. Todos foram tranquilizados nos dias seguintes, com a informação de que não era nada grave e de que o jogador deveria estar recuperado dentro de três semanas. Neste sábado, contra o Rayo Vallecano, Neymar estará disponível para Tata Martino, que já deixou claro em entrevista coletiva que conta com o atleta para o confronto. Com Lionel Messi bem recuperado de seu problema físico, fica a esperança da entrada do brasileiro no jogo e de uma boa parceria entre os sul-americanos, que não tiveram muito tempo para atuar juntos.