Diego Costa x Cristiano Ronaldo: duelo de artilheiro na liga espanhola (Fotos: AP)

[Roteiro] A rivalidade dá o tom do fim de semana no futebol europeu

Jogo entre rivais é um  dos grandes combustíveis no futebol e o fim de semana está repleto de partidas com essa característica. Na Alemanha, na Espanha, na Itália, na França e na Inglaterra, em maior ou menor grau, teremos jogos envolvendo times que possuem rivalidades acirradas. A Itália terá dois clássicos no mesmo fim de semana, assim como na Alemanha. Na Inglaterra, a disputa é dentro do bairro. Na França, o duelo é o de mais rivalidade no país, mas o momento dos times é muito diferente. Aproveite para conferir a programação de TV para saber os horários de cada uma das transmissões.

Programação de TV do fim de semana

O jogão

Bayern de Munique x Schalke 04
Sábado, 14h30 – ESPN Brasil

Bastian Schweinsteiger é destaque no meio-campo do Bayern (AP Photo/Michael Probst)

Bastian Schweinsteiger é destaque no meio-campo do Bayern (AP Photo/Michael Probst)

Em um fim de semana cheio de rivalidades, esta particularmente só terá disputa mesmo nesse aspecto. Em campo, o Bayern é tão favorito, mas tão favorito, que talvez o mais correto fosse dizer que a dúvida que existe é de quanto o Schalke 04 irá perder na Allianz Arena. O time de Pep Guardiola é o líder com imensos 19 pontos de vantagem. Não foi vencido nos últimos 47 jogos da Bundesliga. A caminhada do time bávaro pode quebrar alguns recordes.

São 14 vitórias seguidas desde o empate com o Bayer Leverkusen, no dia 5 de outubro. Falta só uma para igualar a melhor marca da história da liga, conquistada pelo próprio Bayern, em 2005. Mais: o clube quer ser o primeiro a conquistar o título de forma invicta. Achou pouco? Tem mais. O time quer terminar com 100% de aproveitamento em casa. Por fim, o time tem 62 pontos e há outros 36 em disputa. Com isso, pode ultrapassar o atual recorde de pontos, justamente do Bayern de Jüpp Heynckes, 91 pontos na temporada 2012/13. Pobre Schalke.

O clássico

Milan x Juventus
Domingo, 16h45 – Fox Sports

Pirlo, da Juventus, marca um golaço de falta contra o Milan (AP Photo/Massimo Pinca)

Pirlo, da Juventus, marca um golaço de falta contra o Milan (AP Photo/Massimo Pinca)

Em 2003, esse jogo decidiu a Liga dos Campeões, em um momento que o futebol italiano era muito mais bem visto, embora já sem o seu prestígio dos anos 1980. Em 2014, a situação é bem diferente. A Juventus está eliminada da Liga dos Campeões, mas lidera com tranquilidade total o Campeonato Italiano – são 66 pontos conquistados até aqui, nove a mais que a Roma, segunda colocada. O Milan, por sua vez, vive uma temporada terrível. É nono lugar com 35 pontos, e embora esteja vivo na Liga dos Campeões, vive situação difícil contra o Atlético de Madrid.

O confronto do fim de semana não deve ter Balotelli e Abbiati no Milan, ambos machucados. O volante Muntari está suspenso. Na Juventus, um dos craques do time, Vidal, também está suspenso. O zagueiro Chiellini e o atacante Vucinic estão machucados e devem ficar fora do time. Montolivo e Kaká devem comandar o Milan, com Pazzini no comando de ataque e contando com a boa fase de Taraabt. A Juve deve ter Marchisio no lugar de Vidal e sua formação tradicional, com Pirlo armando o jogo de trás. Ogbonna deve entrar na linha de três zagueiros. No ataque, Tevez e Llorente fazem a linha de frente.

O brasileiro

Hernanes
Roma x Internazionale

Sábado, 16h45 – Fox Sports

Hernanes, da Inter (AP Photo/Antonio Calanni)

Hernanes, da Inter (AP Photo/Antonio Calanni)

Desde que o brasileiro Hernanes chegou à Inter, são duas vitórias e um empate. O bom futebol do meio-campista tem ajudado os nerazzurri a conquistar pontos, mas o troepço na última rodada ao empatar com o Cagliari por 1 a 1 complicou as pretensões do time, que agora tem um jogo duro.

Um duelo de rivalidade, mas que já teve dias melhores. Entre 2008 e 2010, esse seria um confronto que valeria o primeiro lugar do Campeonato Italiano. Desta vez, só a Roma está por ali na tabela – é vice-líder, com 57 pontos. A Inter está em quinta, com 40 pontos, fora da disputa pelo título e ainda sonhando com uma vaga entre os três primeiros, que vão à Liga dos Campeões.

Francesco Totti é dúvida na Roma, assim como Gervinho. Maicon e Balzaretti estão fora. Na Inter, Hugo Campagnaro é desfalque. Provavelmente a Roma terá Destro no comando de ataque, ao lado de Ljajic e, se estiver em condições, Gervinho. Na Inter, o técnico Walter Mazzarri deve manter o 3-5-2, com Hernanes e Guarín no meio-campo, Palacio e Milito no ataque.

O cara

Cristiano Ronaldo
Atlético de Madrid x Real Madrid
Domingo, 13h00 – Sports+

O clássico da capital é a volta de Cristiano Ronaldo ao Campeonato Espanhol, depois de três rodadas de suspensão. Artilheiro da liga com 22 gols, terá pela frente o vice-artilheiro, Diego Costa, que tem 21. E nesse jogo em particular, os gols desses dois jogadores podem ser fundamentais às pretensões das duas equipes. Afinal, o Real Madrid é líder com 63 pontos, três a mais do que o Barcelona, segundo, e que o Atlético de Madrid, terceiro pelos critérios de desempate.

Sergio Ramos é dúvida no time madridista, mas deve jogar. A missão do Atlético será vencer o rival em casa, como fez no primeiro turno no Santiago Bernabéu, e voltar a se igualar em pontos na liderança. David Villa deve começar no banco, com Raúl Garcia sendo parceiro de Diego Costa no ataque. No Real Madrid, o time deve ser o mesmo que enfrentou o Schalke 04 no meio da semana, pela Liga dos Campeões, com Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo no ataque.

Fique de olho também

Fulham x Chelsea
Sábado, 12h00 – Fox Sports

Eden Hazard, do Chelsea

Eden Hazard, do Chelsea

O clássico do leste de Londres. Os dois times têm seus estádios separados por cerca de três quilômetros. Os dois times são do bairro de Fulham e, claro, a rivalidade é mais acirrada pelo lado do time de Craven Cottage do que pelo de Stamford Bridge, que passou a ser um dos grandes clubes da Europa enquanto o vizinho é só um time médio da Inglaterra.

De qualquer forma, é um dérbi com rivalidade de bairro. Como um item a mais, curiosamente os dois times estão em pontas opostas da tabela. O Fulham é lanterna com 21 pontos, enquanto o West Brom, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem 25. O Chelsea é líder com 60, um a mais que o segundo colocado Arsenal. Mitroglou, Duff e Amorebieta desfalcam o Fulham, enquanto o Chelsea tem dúvida apenas com David Luiz, que deve estar disponível para o banco.

Werder Bremen x Hamburg
Sábado, 11h30 – Watch ESPN

O clássico do norte da Alemanha, conhecido por lá como Nordderby. A rivalidade é acirrada e os dois times vivem momentos que precisam de afirmação. O mandante, Werder Bremen, é o 14º colocado, com 22 pontos e perigosamente perto da zona do rebaixamento, que começa justamente com o Hamburg, 16º, com 19 pontos. Nessa posição, o time disputa um playoff contra o terceiro colocado da segunda divisão por um lugar na primeira. O jogo tem tudo para ter rivalidade e uma boa dose de desespero, o que são ingredientes mais do que suficientes para um jogo ao menos interessante.

Paris Saint-Germain x Olympique de Marseille
Domingo, 17h00 – Sportv, ESPN

Um dos maiores clássicos da França terá o PSG como o time a ser batido. Em casa, é amplamente favorito contra os rivais do sul, que ocupam a quinta posição na tabela, 18 pontos atrás do time da capital. Comandado pelo zagueiro Thiago Silva e pelo atacante Zlatan Ibrahimovic, dois dos grandes jogadores do time, o PSG tem tudo para vencer o clássico e caminhar ainda mais firme rumo ao bicampeonato.

Monaco x Saint-Étienne
Sábado, 13h00 – Sportv, TV5, ESPN+

O Saint-Étienne é um dos mais tradicionais times da França e ocupa a quarta posição na tabela. O Monaco, com seu elenco com estrelas, é o favorito e é vice-líder da Ligue 1. Com a grana de Dmitry Rybolovlev entrando de monte no principado, é de se esperar que o Saint-Étienne tenha dificuldades.

O reencontro

Southampton x Liverpool
Sábado, 14h30 – ESPN, Watch ESPN

O jogo do primeiro turno acabou 1 a 0 para os Saints em pleno estádio Anfield Road. Os Reds certamente querem descontar. Além disso, são dois times legais de assistir. O Liverpool pelo ótimo futebol e jogos divertidos; o Southampton por ser um time surpreendente nesta temporada, com o bom trabalho de Mauricio Pocchettino. Oportunidade também de ver Jay Rodriguez e Adam Lallana, dois dos jovens talentos do Southampton. No lado do Liverpool, quem chama a atenção é o trio de ataque com Sterling, que começou 2014 muito bem, e os grandes destaques Daniel Sturridge e Luis Suárez. Além, claro, da lenda Gerrard, líder em passes para gol no Campeonato Inglês. O Liverpool é quarto, com 56 pontos, e o Southampton é nono, com 39.

Passe longe

Aston Villa x Norwich
Domingo, 13h30 – Fox Sports

Dois times que não estão oferecendo muitas atrações a quem gosta de assistir futebol. Em 13º lugar, o Aston Villa tem três derrotas, um empate e uma vitória nos últimos cinco jogos. O Norwich vem logo em seguida na tabela, em 14º. Ambos têm 28 pontos, mas o Aston Villa está na frente por ter um saldo de -10, contra -19 do adversário. Que dureza, hein?