O sábado era decisivo. Data da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, que definiu os últimos que ainda sonham com a Série B e aqueles que irão amargar a Série D. E foi um sábado maluco. O drama permeou os jogos, com Botafogo-PB se salvando do rebaixamento, Fortaleza, Confiança e Volta Redonda garantindo classificação e muita emoção.

LEIA TAMBÉM: “Clientes versus Rebeldes”: O livro que discute a transformação da cultura torcedora no Brasil

No Grupo A, o Botafogo-PB tinha uma missão duríssima. Precisava vencer o Sampaio Correa, líder, para se livrar do rebaixamento a Série D. Com 19 pontos, o Belo não dependia só de si. Além de vencer o primeiro colocado do Grupo A, era preciso torcer contra o Moto Club, do Maranhão, que enfrentava o Fortaleza. Foi justamente o que aconteceu. Mas passou longe de ser fácil.

O time maranhense já estava classificado e entrava em campo para cumprir tabela. O Belo jogava pela sua vida. Cair à Série D significa uma perda enorme. Porque a quarta divisão do Brasileiro é a que tem o calendário menor. É um risco entrar no torneio e ser eliminado na primeira fase, em julho, e ficar praticamente seis meses sem jogos.

O gol de Isac colocou o Sampaio na frente e tornou tudo muito mais complicado para o Botafogo-PB. Só que o empate veio no final do primeiro tempo, um alívio, com Rafael Oliveira, de pênalti. O Belo virou no início do segundo tempo, com Rafael Oliveira de novo. Dico marcou o terceiro. Festa paraibana, mas as coisas se complicariam. Aos 33, Isac marcou mais um e diminuiu o placar. O drama durou até o final, com uma cobrança de falta perto da área do Sampaio Corrêa no último lance do jogo. Festa do Belo no Maranhão. O Sampaio, por sua vez, não lamentou muito a derrota, porque se classificou em primeiro.

O Sampaio também comemorou porque o seu rival, Moto Club, acabou rebaixado. Jogando em Fortaleza, o time maranhense não resistiu ao Leão do Pici, que venceu por 1 a 0 e ficou com uma das vagas, em terceiro lugar. O time cearense tentará, mais uma vez, a esperada subida para a Série B.

A quarta vaga deste grupo A ficou com um time que teve que buscar a vitória fora de casa. O Confiança, de Sergipe, precisava de uma vitória contra o ASA, já condenado ao rebaixamento, e ainda torcer contra o Remo, que enfrentava o Salgueiro. Foi o que aconteceu. Uma vitória muito suada por 2 a 1. Tito abriu o placar para o Confiança aos 12 minutos. Só que Mazinho ainda empatou no primeiro tempo. O gol que acabou por ser da classificação veio com um jogador bastante conhecido: Frontini. Ele marcou o segundo gol aos 20 minutos, e poderia ter ampliado. A vitória, sofrida, foi suficiente: o Remo perdeu do Salgueiro também por 2 a 1 e ficou nos 24 pontos. O Confiança foi a 25 e ficou com a última vaga.

No Grupo B, o São Bento garantiu o primeiro lugar graças a uma vitória em casa sobre o Volta Redonda por 1 a 0. O time chegou a 31 pontos, três a mais que o Tupi, que perdeu para o Bragantino por 3 a 2. Os mineiros se classificam em segundo, enquanto o Braga chegou a 21 pontos, em oitavo lugar, dois a mais que o Macaé, com 19, que acabou rebaixado. O time fluminense ficou no 0 a 0 com o Tombense, que ficou em terceiro na tabela com 26 pontos. O quarto colocado foi o Volta Redonda, que ficou com 25 com a derrota para o São Bento.

O Botafogo-SP foi a 25 pontos com a vitória por 5 a 3 sobre o Ypiranga, mas acabou não conseguindo a classificação, já que o Volta Redonda teve o mesmo número de vitórias, seis, mas saldo de gols melhor, sete contra cinco. O Ypiranga precisava vencer para se classificar, mas acaba em sétimo lugar.

O Joinville, por sua vez, também chegou a 25 pontos com uma impressionante goleada sobre o já rebaixado Mogi Mirim por 8 a 1, mas não foi suficiente para tornar o saldo do time melhor que o Voltaço. Ficou com cinco, também dois a menos que o time do interior fluminense.

Com o fim da fase de classificação, virão os jogos do mata-mata que definem o acesso à Série B 2018. Os jogos serão os seguintes, em partidas de ida e volta (times à esquerda jogam a primeira partida em casa):

Volta Redonda x Sampaio Corrêa

Fortaleza x Tupi

Tombense x CSA

Confiança x São Bento

Veja a festa dos jogadores do Confiança depois da classificação dramática:

Para você, quem sobe para a Série B? Comente!