O técnico Joachim Löw surpreendeu ao anunciar o elenco final de 23 jogadores da Alemanha que vai à Copa do Mundo 2018. O atacante Leroy Sané, de 22 anos, destaque do Manchester City na temporada, foi cortado. Segundo o treinador, perdeu uma disputa com Julian Brandt, do Bayer Leverkusen, por um lugar no elenco final. Além de Sané, foram cortados também o goleiro Bernd Leno, o zagueiro Jonathan Tah e o atacante Nils Petersen. Por outro lado, dois jogadores em dúvida foram confirmados: o goleiro Manuel Neuer e o atacante Marco Reus, que vai à sua primeira Copa do Mundo.

LEIA TAMBÉM: A Áustria nem se importou com Neuer: Após 32 anos, volta a vencer a Alemanha

“As pontas estão bem preenchidas com Thomas Müller e Marco Reus, Julian Brandt jogou uma boa Copa das Confederações e fez um grande progresso. Foi uma decisão muito acirrada entre Leroy Sané e Julian Brandt, ambos com grandes qualidades, muito forte nos dribles. Leroy Sané é um grande talento, absolutamente. Ele estará de volta conosco em breve, a partir de setembro vamos fortalecer o nosso trabalho com ele, mas ele pode não ter dado tudo em suas partidas com a seleção. Isso pode ter pesado um pouco na balança. Ele foi bem contra a Áustria, ele tentou defender, se movimentou. Eu não o culpo, de modo algum. Ele também teve um bom desempenho fora de campo. Nós tivemos que escolher entre os dois porque o time precisa estar equilibrado”, justificou Löw.

Os cortes de Leno, Tah e Petersen não foram uma surpresa. Petersen mesmo foi uma surpresa, quando se esperava que Sandro Wagner estivesse na lista preliminar. Atualmente no Freiburg, Petersen, de 29 anos, fez 19 gols em 37 jogos na temporada. Acabou perdendo a concorrência com o veterano Mario Gomez, 32 anos, com nove gols em 31 jogos na temporada. Ele começou a temporada pelo Wolfsburg, mas voltou ao Stuttgart em janeiro, clube pelo qual primeiro se destacou na Bundesliga. Gomez deve ser reserva de Timo Werner, que ganhou a posição entre os titulares desde a sua participação na Copa das Confederações.

“Há certamente dias mais fáceis na vida de um técnico de seleção do que o dia que eu tenho que mandar quatro jogadores para casa, quatro jogadores que mereceram seus lugares na lista preliminar pelo seu desempenho”, disse Löw na coletiva de imprensa. “eu falei com os quatro jogadores e a decepção foi enorme, como você poderia esperar. É como se você estivesse no balcão de check in para o seu voo para Moscou, mas depois fosse impedido de embarcar”.

Neuer era dúvida por não ter jogado desde setembro de 2017. Esteve em campo no amistoso com a Áustria, no sábado, e esse parece ter sido um ponto importante para a confirmação do seu lugar no elenco. O próprio jogador tinha colocado em dúvida a sua participação na Copa do Mundo por conta do grande tempo de inatividade pela lesão no pé.

Dos 23 convocados, 13 irão estrear em Copa do Mundo. Um deles um jogador já experiente, ao menos em clubes: Marco Reus, de 29 anos, do Borussia Dortmund. Ele perdeu a Copa 2014 e a Eurocopa 2016 por lesão e desta vez está incluído no elenco final.

Além dos convocados, Löw confirmou também a numeração de cada jogador. Marco Reus vestirá o seu favorito, 11, com o atacante Timo Werner com a 9. Özil também fica com a camisa 10, que ele passou a usar desde a aposentadoria de Lukas Podolski. Julian Draxler é o 7. Confira todos os números na imagem abaixo.

Confira os 23 convocados da Alemanha para a Copa 2018:

Goleiros: Manuel Neuer, (Bayern de Munique-ALE) Marc-André Ter Stegen (Barcelona-ESP) Kevin Trapp (Paris Saint-Germain-FRA)

Defensores: Jérôme Boateng (Bayern de Munique-ALE) Matthias Ginter (Borussia Mönchengladbach-ALE) Jonas Hector (Colônia-ALE) Mats Hummels (Bayern de Munique-ALE) Joshua Kimmich (Baryern de Munique-ALE) Marvin Plattenhardt (Hertha Berlin-ALE) Antonio Rüdiger (Chelsea-ING) Niklas Süle (Bayern de Munique-ALE)

Meio-campistas: Julian Brandt (Bayer Leverkusen-ALE) Julian Draxler (Paris Saint-Germain-FRA) Leon Goretzka (Schalke 04-ALE) Ilkay Gündogan (Manchester City-ING) Sami Khedira (Juventus-ITA) Toni Kroos (Real Madrid-ESP) Mesut Özil (Arsenal-ING) Marco Reus (Borussia Dortmund-ALE) Sebastian Rudy (Bayern de Munique-ALE)

Atacantes: Mario Gomez (Stuttgart-ALE) Thomas Müller (Bayern de Munique-ALE) Timo Werner (RB Leipzig-ALE)

Os números do elenco da Alemanha para a Copa 2018