Foi daqueles jogos em que o Barcelona ganha no peso da camisa. O Girona merece os seus elogios. Encarou os gigantes, incomodou, criou suas chances de gol. Até finalizou mais que os visitantes. Mas, ao final, os blaugranas mal precisaram acertar a meta de Gorka Iraizoz para vencer. Com dois gols contra, o Barça anotou 3 a 0 no Estádio Municipal de Montilivi e, mesmo jogando na primeira marcha, permanece como líder absoluto do Campeonato Espanhol. Soma 18 pontos em seis rodadas, com 100% de aproveitamento, e já quatro de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético de Madrid.

Valverde aproveitou a ocasião para testar uma formação diferente. O Barcelona entrou no 4-4-2, com Luis Suárez e Lionel Messi compondo uma dupla na linha de frente. E ainda que os blaugranas fossem melhores nos primeiros minutos, o Girona chegou a exigir uma ótima defesa de Marc-André ter Stegen. Iraizoz também operou seus milagres, mas nada pôde fazer aos 16. Após cobrança de escanteio, Jordi Alba arriscou da entrada da área e Aday Benítez acabou mandando contra o próprio patrimônio.

Melhor em campo, o Barcelona dominava a posse de bola, mas não criava tantas oportunidades. O segundo gol saiu apenas na volta do intervalo, aos três minutos. Aleix Vidal fez a jogada pela direita e tocou de calcanhar. A bola passou por Luis Suárez e Iraizoz desviou contra as suas redes. Com a boa vantagem, os blaugranas não precisaram se esforçar tanto. O terceiro tento sairia aos 24, em lançamento de Sergi Roberto para Luis Suárez, que teve frieza o suficiente para guardar. Valente, o Girona ainda tentou fazer o de honra. Emprestado pelo Manchester City, Douglas Luiz era um dos protagonistas, levando muito perigo à defesa visitante. Ter Stegen não deixou que descontassem.

E de um início de temporada que se prometia claudicante, o Barcelona nada de braçada no Campeonato Espanhol. A vantagem atual é bastante importante, ainda mais pensando que os blaugranas visitam o Atlético de Madrid em duas rodadas. Por enquanto, se concentram na Liga dos Campeões, pela qual enfrentam o Sporting na quarta. Já o Girona, apesar da derrota, pode tirar importantes lições do que aconteceu neste sábado. O time beira a zona de rebaixamento, mas tem margem para evoluir ao longo do Campeonato Espanhol, considerando os novos nomes e os jovens jogadores que compõem seu grupo.