Não é a primeira vez que a Copa do Mundo inspira o lançamento de camisas especiais entre os clubes brasileiros. A Umbro, porém, resolveu investir pesado na ideia. Nesta sexta-feira, a marca lançou uma linha inteira para os seus principais times, no chamado projeto “Nations”. Chapecoense, Cruzeiro, Grêmio, Bahia, Atlético Paranaense, Santos e Avaí ganharam novas camisas, todas inspiradas em países específicos. Segundo a empresa, “cada um dos uniformes desenhados leva em consideração a história, a ligação cultural e paixões em comum”.

As camisas deverão ser, inclusive, usadas nas partidas. Trazem uma arte gráfica que, conforme a Umbro, faz alusão a elementos característicos da nação celebrada. Já nas costas, pedaços de cada uma das bandeiras. A relação mais clara se vê nas dobradinhas Chape / Colômbia e Grêmio / Uruguai. De resto, as ligações se fazem pelas cores ou por outro detalhe que a Umbro resolveu destacar. Abaixo, publicamos cada uma das camisas, juntamente com a “explicação oficial” dada pela empresa em seu lançamento. Confira:

“A Associação Chapecoense de Futebol traz para campo a La Pasión, que é o sentimento que motiva a torcida e jogadores para buscar qualquer superação. Indo de Chapecó a Medellin essa camisa representa tudo o que há em comum entre o povo brasileiro e a Colômbia: a paixão pelo futebol e todo respeito e admiração entre as duas nações. A cor principal do uniforme é o branco, transmitindo assim toda paz e harmonia entre os povos dos dois países. E a camisa ganha um visual arrojado, com detalhes nas cores da bandeira colombiana”.

“O Cruzeiro Esporte Clube é Blár Víkingur. É a história que une duas colônias. O manto branco que simboliza duas grandes vitórias: do povo que cruzou o Atlântico e desembarcou Brasil adentro, nas Minas Gerais, fundando assim o Cruzeiro e, da Islândia, lugar de Vikings, lutadores e desbravadores que chegaram à terra do gelo, onde fizeram morada. A camisa contém detalhes em azul e vermelho, acompanhada de uma tradicional gola careca em efeito contrastante, combinando também com os punhos. Nas mangas, é perceptível a estilização embossing com o logo da fornecedora e o nome do clube”.

“Charrua é o nome da camisa que o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense usará em homenagem ao Uruguai. Divididos por uma fronteira o país vizinho e o time gaúcho têm em comum uma paixão que bate no mesmo compasso ritmado do coração de quem carrega consigo raça, determinação e perseverança em cada jogo. O time gaúcho recebe uma camisa com suas cores tradicionais, o azul celeste com detalhes em preto e branco, fazendo com que o manto represente bem o apelido do clube, o tricolor. A gola careca e detalhes com embossing mantém o uniforme tradicional com um toque de modernidade”.

“Batizada de Lion Bleu a camisa do Avaí Futebol Clube faz uma homenagem para a França, unificando seus respectivos apelidos Leão da Ilha e Le Bleus (Os Azuis). Os uniformes seguem as cores originais do Avaí, no branco e azul, acrescentando também o vermelho. O formato de gola careca utiliza um recorte especial e, na parte frontal do peito, os grafismos seguem o padrão de cores do país homenageado”.

“O Esporte Clube Bahia relembra o uniforme usado pelo primeiro homem a viajar pelo espaço, nomeando a camisa de SK-1. O estado baiano é um modelo de receptividade a ser seguido pela Rússia, que receberá povos de todas as nações. Com as cores branca, azul e vermelho, neste manto foram utilizados elementos visuais característicos dos anos 90, década de grandes conquistas para o clube baiano, celebrado com os dizeres “nasceu para vencer” na parte interna da gola, que usa como acabamento o recorte V”.

“Um dos maiores fenômenos da natureza El Huracán é o elemento que representa a determinação que carrega em campo o Clube Atlético Paranaense. A Espanha será homenageada pelo Clube paranaense, devido ao fato de a seleção espanhola ter escolhido o Centro Administrativo e Técnico Alfredo Gottardi, o CAT do Caju, para ser sua sede durante a Copa do Mundo de 2014. Em amarelo e detalhes vermelho, o manto utiliza uma tradicional gola careca e faz uso do efeito visual em embossing com a logo da marca e o nome clube”.

“The Kingdom é o nome do manto que exalta dois reinados: o da terra da rainha (Inglaterra) e o do rei do futebol. A camisa do Santos Futebol Clube une os súditos da bola em torno de suas altezas. Predominantemente azul marinho, o manto contém leves detalhes em branco e vermelho. Na parte interna foram aplicados os dizeres “Super Santos” e uma coroa estilizada, consagrando a união dessas duas nações”.