Nenhum outro jogador na história vestiu mais vezes a camisa da seleção holandesa. Wesley Sneijder quebrou o recorde de Edwin van der Sar em 2017 e acumulou 133 partidas pela Oranje. Porém, naquele momento, estava claro que a trajetória do camisa 10 se aproximava do final. O gosto de frustração é evidente, tanto pelas eliminações precoces nas últimas competições, assim como pela forma distante daquele craque avassalador. Chegou a hora de parar. Aos 33 anos, Sneijder anunciou neste final de semana que colocará um ponto final em sua história com a equipe nacional. De qualquer forma, fica a gratidão por tantos jogos inesquecíveis.

Atuando no Al-Gharafa, do Catar, Sneijder já vinha dando sinais de seu declínio nas últimas temporadas. Depois de deixar o Galatasaray, sem renovar com o clube, teve uma efêmera estadia no Nice, até se transferir ao Oriente Médio. Segundo o próprio meia, ele conversou com Ronald Koeman e entendeu o projeto do novo treinador da Holanda, em busca de novos nomes para o próximo ciclo. Assim, encerra uma passagem de 17 anos vestindo laranja, 14 destes na seleção principal.

Convocado pela primeira vez em 2003, por Dick Advocaat, Sneijder participou de todo o processo de reconstrução da Holanda na metade final daquela década. Disputou três Eurocopas e três Copas do Mundo, com destaque para a sua campanha brilhante no Mundial de 2010. Essencial sobretudo nos mata-matas, contra Brasil e Uruguai, o camisa 10 terminou entre os artilheiros e ganhou a Bola de Prata – em decisão até discutível, por tudo aquilo que jogou rumo à decisão contra a Espanha. Além do mais, embora já em queda, teve seu destaque na Copa de 2014 – como na difícil partida contra o México.

Ao todo, Sneijder somou 31 gols pela seleção holandesa. Foram seis em Copas do Mundo e dois em Eurocopas, além de outros 13 em partidas qualificatórias a ambas as competições. Seus chutes potentes e a qualidade na armação ficam guardados na lembrança dos compatriotas. Abaixo, relembramos alguns destes momentos especiais, em uma seleção de 10 pinturas do meia pela Oranje. Vale conferir:

Holanda 6×0 Escócia, eliminatórias da Euro 2004

Holanda 2×2 Suécia, amistoso em 2004

Holanda 4×1 França, Euro 2008

Holanda 3×1 Áustria, amistoso em 2011

Holanda 11×0 San Marino, eliminatórias da Euro 2012

Holanda 6×0 Irlanda do Norte, amistoso em 2013

Holanda 2×0 China, amistoso em 2013

Holanda 2×1 México, Copa de 2014

Holanda 3×2 México, amistoso em 2014

Holanda 2×1 Cazaquistão, eliminatórias da Euro 2016