Lembra quando o Liverpool começou o Campeonato Inglês ganhando de todo mundo e a gente achou que Luis Suárez talvez não fosse tão importante assim? Isso foi um grande devaneio, não foi? O uruguaio está na melhor fase da carreira e fez o seu 14º gol em 10 partidas de Premier League, neste sábado, na goleada por 4 a 1 sobre o West Ham.

(Abre parênteses. Seriam 15, mas o quarto foi creditado a Joey O’Brien, contra, em uma decisão absurda do árbitro Michael Oliver. Suárez dançou salsa com Mark Noble e chutou de fora da área. A bola desviou e enganou o goleiro, mas claramente foi gol dele. Fecha parênteses.)

Ele jogou apenas 10 jogos porque ficou os cinco primeiros suspenso por canibalismo – mordeu Branislav Ivanovic em uma partida contra o Chelsea. Nessa dezena de vezes nas quais que entrou em campo, fez mais gols que 11 equipes da Premier League nos últimos dez jogos desses times.

E mesmo com cinco partidas de desvantagem, contando todas as 15 rodadas, sozinho, é um ataque melhor que o de Hull City, Cardiff, West Ham, Crystal Palace, Fulham e Sunderland e tão letal quanto os de Norwich.

O problema do Liverpool agora é segurar Suárez. Essas atuações fabulosas não vão passar despercebidas pelos clubes da Europa com cartões de crédito sem limites. O assédio em janeiro será forte, mesmo que o uruguaio já tenha falado que vai ficar pelo menos até o fim da temporada em Anfield Road. Além dessa data, porém, depende de vaga na Liga dos Campeões e de uma briga séria pelo título.

As responsabilidades de Brendan Rodgers são devolver o time à Europa, quebrar um jejum de títulos ingleses e não deixar o craque do time ir embora. Ainda bem que ele tem Suárez.

Veja quantos gols cada time marcou nas últimas dez rodadas: 

Manchester City – 29 gols
Chelsea – 24 gols
Arsenal – 21 gols
Everton – 19 gols
Southampton – 16 gols
Manchester United – 15 gols
Swansea – 15 gols
Newcastle – 15 gols
Suárez – 14 gols
West Brom – 13 gols
Aston Villa – 11 gols
Norwich City – 11 gols
Hull City – 10 gols
Tottenham – 10 gols
West Ham – 9 gols
Sunderland – 9 gols
Cardiff City – 7 gols
Fulham – 7 gols
Crystal Palace – 6 gols
Stoke City – 4 gols