O Porto se manteve na liderança do campeonato português ao derrotar a Academica por 1 a 0 neste domingo, pela 28ª rodada do torneio. Porém, a equipe continua tendo o Sporting logo atrás. O rival derrotou o lanterna Penafiel por 2 a 0 e segue dois pontos atrás.

Em Coimbra, o Porto apresentou uma novidade: o goleiro Vítor Baía ficou no banco de reservas. Hélton foi o titular da equipe. O líder do campeonato teve dificuldades para se impor, uma vez que apresentou falhas ofensivas e se expôs demais aos contra-ataques da Academica.

Lucho González se machucou com certa gravidade e precisou ser substituído no final do primeiro tempo. O gol da vitória só saiu aos 25 do segundo tempo. Hugo Almeida, que estava sem marcar desde a oitava rodada, recebeu passe de Jorginho e bateu cruzado. O Porto foi a 63 pontos, enquanto a Academica, com 33, vem em 11º.

O Sporting não deixou o líder escapar. Os Leões ganharam do lanterna Penafiel e se mantêm vivos na caça ao título. O time garantiu o triunfo no primeiro tempo. Aos 14, Nani chutou, a bola desviou em um defensor e encobriu o goleiro Nuno Santos. Aos 36, João Alves ampliou com uma bomba de direita. O Sporting foi a 61 pontos. Já o Penafiel, com 13, já está rebaixado.

No sábado, o Benfica manteve-se vivo na disputa pelo título ao derrotar o Braga por 1 a 0. a rodada será completada na segunda com União Leiria x Boavista.

Confira os resultados das partidas já realizadas pela 28ª rodada do Português:

Sábado, 25/março
Nacional 1×1 Rio Ave
Benfica 1×0 Braga
Marítimo 1×0 Belenenses

Domingo, 26/março
Gil Vicente 1×1 Vitória de Guimarães
Paços de Ferreira 2×1 Estrela Amadora
Vitória de Setúbal 4×1 Naval
Academica 0x1 Porto
Sporting 2×0 Penafiel