A seleção da África do Sul está sem técnico. Nesta terça-feira, o inglês Stuart Baxter pediu demissão do comando dos Bafana Bafana. Desde que os sul-africanos foram eliminados da Copa do Mundo, a posição de Baxter no comando da seleção era delicada. No entanto, a federação não podia demiti-lo devido à alta multa rescisória em seu contrato.

Baxter deixa a África do Sul após uma seqüência de nove partidas sem vitórias – a pior desde 1992, quando o país foi readmitido na Fifa após o fim do apartheid. O último jogo da seleção com o técnico foi no sábado, quando os sul-africanos perderam por 3 a 2 para o Senegal.

O técnico inglês foi contratado em abril de 2004 para tentar reverter o mau começo que a África do Sul teve nas eliminatórias. Inicialmente, teve sucesso, levando os Bafana Bafana à liderança do grupo. No entanto, o time fez só um ponto nas últimas três partidas e acabou ficando em terceiro lugar – um vexame para o país, que receberá a Copa do Mundo em 2010.

Dirigentes da Federação Sul-Africana deverão reunir-se nesta quarta-feira para definir o nome do novo treinador, que dirigirá a seleção na Copa Africana de Nações, em janeiro.