A Fifa escondeu na transmissão, como se tornou praxe em grandes competições esportivas. Um gaiato entra no gramado para aparecer, e muitas vezes para fazer propaganda de alguma coisa. Foi o que aconteceu neste sábado, no Alemanha x Gana disputado em Fortaleza. Mas, nesse caso, a mensagem que o invasor carregava tinha origem nazista.

VEJA TAMBÉM: Invasor de jogo no Castelão diz que não é nazista

O torcedor havia escrito HH SS CC, siglas usadas por neonazistas. HH significa Heil Hitler. SS, sobretudo se escrito com uma fonte específica (como no caso do invasor do Castelão), é as inicias da Schutzstaffel, o braço armado do governo nazista. CC é SS em caracteres cirílicos e é usado por neonazistas russos. Além dessas siglas, o torcedor que entrou no gramado do Castelão tinha escrito “Aluga-se” e vários números, como se fosse um telefone.

LEIA MAIS: Racismo no futebol: cinco países, e cinco exemplos do que fazer e não fazer

Por enquanto, a Copa 2014 tem sido tranquila em relação a casos de racismo e intolerância. A Fifa afirmou que está observando o comportamento de torcedoers croatas e russos, pois faixas com símbolos teriam sido vistas nas partidas de suas seleções. Além disso, dois argentinos foram detidos no Maracanã por imitarem macacos durante a partida da Argentina contra a Bósnia-Herzeegovina.

De qualquer modo, ainda são casos pontuais se comparados com a Eurocopa de 2012 em Polônia e Ucrânia e com o temor da comunidade internacional com a copa de 2018 na Rússia.

Obs.: Propositalmente selecionamos uma foto do invasor em que sua mensagem não aparece por completo para que ele não divulgue sua mensagem, qualquer que seja.