A Copa do Mundo das propagandas continua em uma disputa intensa. São várias peças publicitárias que usam e abusam da criatividade e da emoção em época de Copa do Mundo, e os anúncios na Argentina estão sendo muito bons até aqui. Mas este da TAM merece a menção. O filme, chamado “Catimba”, traz três jogadores brasileiros, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo, saindo das cidades onde jogam em direção ao Brasil, onde será a Copa do Mundo. O nome do filme não é à toa: a população local de Paris, Londres e Madri tenta impedir que os brasileiros consigam embarcar no avião.

LEIA MAIS:
A Argentina é campeã mundial em propagandas legais de futebol
Em propaganda, Pelé pede para alemães facilitarem para o Brasil
Bernard ficou ainda menor em propaganda da seleção
ESPN americana faz propaganda criativa para Copa do Mundo

A ideia em si já é divertida, mas há mais do que isso no filme. A TAM não é patrocinadora da Copa do Mundo, nem da seleção brasileira. Aliás, ao contrário: é a sua concorrente, a GOL, que patrocina a seleção. Só que a TAM é a única que faz alguns trechos internacionais. Ou seja: sim, os jogadores do exterior, como os escolhidos para a propaganda, terão que usar outra empresa aérea sem ser a patrocinadora da seleção.

Até por isso a mensagem no final do filme é: “Os adversários não vão gostar nada, nada, mas a TAM irá trazer os nosso craques para jogar em casa”. Uma clara referência à concorrente, que de fato ficará de mãos atadas nesse caso. O vídeo é excelente:

Propaganda pode ser criativa e interessante e, em relação à futebol, nós já vimos vários bons exemplos que é possível. A Nike é uma que em geral consegue fazer filmes que chamam a atenção, a ponto de serem esperados pelo público. O da Nike para a Copa de 1998, no aeroporto, virou um clássico. E é por isso que a gente gosta tanto de propaganda de Copa do Mundo.