O México conheceu neste fim de semana os últimos classificados para a Liguilla. Na última rodada do Apertura, América, Monterrey, Necaxa, Cruz Azul, Toluca, Pachuca, Tecos e Tigres se garantiram com os oito sobreviventes na luta pelo título.

Em casa, o Tecos conseguiu sua vaga ao derrotar de virada o Necaxa por 3 a 2. Com cautela, a equipe procurou não se lançar de forma desordenada ao ataque. Apesar de ficar com um a mais a partir dos 30 minutos com a expulsão de Fabiano Pereira, o time se arriscava pouco. No segundo tempo, tomou um gol aos 18, com Ariel López.

Para piorar, o Atlas fez 1 a 0 em cima do San Luis, resultado que desclassificaria o Tecos. O time reagiu e empatou oito minutos depois, com Ludueña. A virada veio com Morales, aos 24. Ele mesmo ampliou aos 40. O Necaxa descontou a três minutos do fim, mas o Tecos já comemorava a vaga.

Mesmo com a derrota para o Atlante por 2 a 0, o Tigres passou de fase graças ao Jaguares, que superou o Santos Laguna por 2 a 0 e eliminou o rival. Horacio Cervantes e Patrício Galaz garantiram a vitória do lanterna do grupo 1.

Veja como foram os resultados da 17ª rodada do Apertura:

Monterrey 4×1 América
Pachuca 0x0 Cruz Azul
Morelia 2×1 Veracruz
Atlas 1×0 San Luís
Tecos 3×2 Necaxa
Toluca 3×0 Chivas
Jaguares 5×1 Santos Laguna
Pumas 2×0 Dorados
Atlante 2×0 Tigres

Confira também quais serão os jogos das quartas-de-final, que começam no meio desta semana:

Quarta, 30/novembro
Tecos x Monterrey
Pachuca x Necaxa

Quinta, 1º/novembro
Toluca x Cruz Azul
Tigres x América

Sábado, 3/novembro
Monterrey x Tecos
Necaxa x Pachuca

Domingo, 4/ novembro
Cruz Azul x Toluca
América x Tigres