Responda rápido: quem é o melhor jogador do mundo que não atua na Europa? A gente não sabe qual é sua resposta, mas dificilmente ela bate com os ’14 melhores futebolistas que não estão jogando na Europa’, elaborado pelo site FTB Pro.  É legal notar que os europeus estão olhando com mais carinho para o futebol que é praticado fora de seu continente. Só que, ao que parece, eles não estão acompanhando tão bem assim.

A lista começa com Dedé em 14º. Até aí, tudo bem. Mas o espanto começa na sequência. Para ficar apenas nos mais absurdos, Valdívia é o 13º, Felipe Baloy é o 6º e Macnelly Torres é o 2º. O melhor? Juan Román Riquelme, que mal tem jogado no Boca Juniors por conta das lesões. Exceção ao argentino, parece que o autor andou olhando mais para o futebol de seleções do que para o de clubes. E enxertou dois nomes do Cruzeiro, para falar também do Brasileirão.

De todos os 11 apontados pelo jornal uruguaio El País na tradicional eleição da ‘equipe ideal da América do Sul’ em 2013, Everton Ribeiro é o único que também foi indicado pelos europeus – mas apenas na quarta posição. E nada de Maxi Rodríguez ou Ronaldinho. Ou de Conca, Muriqui, Moutaouali, Aboutrika, Carlos Peña, Grafite, só para ficar também em alguns nomes de fora da América do Sul.

Quem você acha que faltou na lista? Ou, uma pergunta mais difícil: é possível piorar essa escolha? Veja todos os 14 nomes clicando aqui.