Muita gente nem se lembra mais do velho escudo do Ajax. O clube resolveu dar uma repaginada no símbolo a partir de 1990. Trocou o desenho antigo, com traços clássicos e que era utilizado desde 1928, por uma imagem mais moderna. A representação de Ajax – herói da mitologia grega – passou a ser feita com 11 traços, aludindo também aos 11 jogadores da equipe. Porém, mesmo 24 anos depois da troca, ainda tem gente descontente com isso.

Um sinal disso foi dado na partida contra o Heerenveen, neste final de semana, pelo Campeonato Holandês. Um bandeirão enorme com o desenho do antigo escudo foi erguido em um dos setores da Amsterdam Arena, com uma faixa dizendo “sentimos a sua falta”. A ação faz parte da campanha “Geef Ajax zijn gezicht terug” – em tradução livre, “Traga a cara do Ajax de volta”. Vez ou outra os anseios pelo retorno do velho símbolo vinham à toa, mas agora o movimento parece mais forte. A página no Facebook do grupo já conta com mais de 16 mil adesões, enquanto vários cartazes foram espalhados pelas ruas de Amsterdã.

Em jogos recentes contra o Manchester City, a torcida do Ajax não cansou de bradar a sua insatisfação “contra o futebol moderno”. Nada mais natural, então, que os respeitos à tradição do próprio clube sejam feitos através do resgate do escudo. Assim, também é mais fácil para os Godenzonen relembrarem a sua maior glória, o tricampeonato da Copa dos Campeões entre 1971 e 1973. Talvez, na esperança de que o símbolo deixado de lado seja também um amuleto, que leve o clube de volta ao protagonismo nas competições continentais.

Abaixo, o vídeo do bandeirão no jogo contra o Heerenveen, bem como algumas fotos da campanha nas ruas de Amsterdã:

ajax 2

ajax 4

ajax 5

ajax 6