Torcedora norte-americana vibra com gol de sua seleção na Fan Fest em Copacabana (AP Photo/Leo Correa)

Veja americanos desprezando a estreia dos EUA na Copa

Os norte-americanos não ligam para futebol, todos nós sabemos. Eles só pensam em futebol americano, basquete, beisebol e hóquei no gelo. Até boliche deve ter mais praticantes e torcedores que o “soccer”. Uma prova foi o Estados Unidos x Gana desta segunda. Uma partida completamente ignorada em todas as cidades americanas. Ninguém se preocupou com o jogo, até porque ocorreu na hora em que as pessoas estavam saindo do trabalho ou no meio do expediente (depende do fuso horário).

LEIA TAMBÉM: Futebol é ópio do povo? Então Copa no centro de SP é overdose coletiva

Para provar isso, reunimos uma série de evidências, de norte-americanos ignorando solenemente a vitória de sua seleção na estreia da Copa do Mundo, em Natal. Confira.

***

Primeiro, um bar de Houston praticamente vazio. Percebe-se que os poucos clientes são torcedores de San Antonio, ainda comemorando o título dos Spurs na NBA. Um cenário desolador.

Agora vamos dar um pulo ao Grant Park, em Chicago. Famílias passeiam com seus cachorros, alguns pais tentam ensinar os filhos a jogar beisebol. Ah, dá para ver uma turma jogando frisbee ao fundo, né?

Torcedores dos Estados Unidos assistem a jogo da Copa em Chicago (Divulgação)

Mais uma cena do Grant Park, agora um vídeo. Dizem que foi gravado na hora em que Brooks fez o gol da vitória sobre Gana, mas nem dá para desconfiar diante do cenário bucólico. É bom imaginar uma grande cidade como Chicago tendo um local tão tranquilo para seus cidadãos se isolarem, esquerecem o que acontece no resto do mundo.

Em Hermosa Beach, na região metropolitana de Los Angeles, as pessoas passeiam de patins e fazem exercício na praia. O máximo de esporte que se vê no vídeo é um surfista passando. Copa do Mundo? Por favor, né? Norte-americano não liga para isso.

Esse bar de esportes de Pittsburgh é outra prova. No mesmo horário do jogo dos Estados Unidos com Gana, os clientes só têm olhos para o jogo do Pittsburgh Pirates contra o Miami Marlins pela Major League Baseball. Pior, era um VT do jogo de domingo! Mas, claro, o torcedor de Pittsburgh é fanático pelos seus times, e nunca ia deixar de lado suas eternas paixões para seguir um esporte de europeus e latinos.

Torcida norte-americana assiste à vitória dos EUA sobre Gana em bar de Pittsburgh (AP Photo/Gene J. Puskar)

(AP Photo/Gene J. Puskar)

E no tradicionalista Meio-Oeste? Bem, tentaram colocar um telão em Kansas City. NINGUÉM apareceu. As pessoas transitam tranquilamente, parecem nem saber o que diabos está passando nessa TV gigante. Observe que esse vídeo foi feito no momento do gol de Brooks. O pessoal deve estar pensando já na aproximação da temporada da NFL, se o Kansas City Chiefs fará novamente uma boa campanha, qualquer coisa assim.

Se você tem dúvida, olha um replay em câmera lenta, agora no instante do gol de Dempsey. Preste atenção na feição de desdém completo dos dois únicos sujeitos que passam pelo telão. Não tem como uma pessoa ser mais indiferente ao futebol do que esses caras. É um fato: o futebol não está pegando nos Estados Unidos. Não vai pegar nunca. Desistam!