A segunda fase da Copa da Liga Inglesa (League Cup), disputada neste meio de semana, trouxe surpresas indigestas para Portsmouth, Manchester City e Tottenham. O Pompey foi eliminado pelo Gillingham, da Terceirona, mesma divisão do Doncaster, que derrubou o City. Pior fizeram os Spurs, que perderam para o Grimsby, da quarta divisão. Esta fase é disputada em eliminatórias simples, sem jogo de volta.

O grande vilão da derrota do Portsmouth para o Gillingham, por 3 a 2, foi o goleiro Jamie Ashdown, que levou dois frangaços. No primeiro, Ashdown tentou passar a bola para um zagueiro, mas acabou jogando ela nos pés do atacante Darren Byfield. No segundo, um chute de Byfield acertou a trave, bateu no goleiro e entrou. Com o jogo empatado por 2 a 2, Svetoslav Todorov ainda perdeu um pênalti para o Portsmouth, e depois Andrew Croft fez o gol da vitória do Gillingham.

O Manchester City foi eliminado pelo Doncaster nos pênaltis. Durante os 90 minutos regulamentares, o placar ficou no zero. Na prorrogação, o City parecia ter se garantido com um gol de Darius Vassell, de pênalti. Mas, no comecinho do segundo tempo extra, Nedum Onuoha foi expulso, deixando o City com um a menos. A dois minutos do final, Michael McIndoe, também de pênalti, empatou a partida. Nas cobranças de 11 metros, o Manchester City errou todas suas três cobranças, e o Doncaster marcou as três.

A derrota do Tottenham para o Grimsby, por 1 a 0, foi ainda mais vergonhosa. Os Spurs jogavam com um time quase titular e mesmo assim perderam para um adversário da quarta divisão. A partida foi bastante equilibrada, e o gol da vitória do Grimsby saiu aos 44 minutos do segundo tempo, marcado por Jean Paul Kamudimba Kalala.

Outros times da Premier League sofreram para passar por adversários da terceira e quarta divisões. O Sunderland ganhou do Cheltenham por 1 a 0, gol de Anthony le Tallec na prorrogação. O Fulham também precisou do tempo extra e venceu de maneira dramática. Depois de liderar por 2 a 0 contra o Lincoln, no tempo regulamentar, os Cottagers cederam o empate. Na prorrogação, o time de Premier League fez mais dois gols, mas voltou deixar o adversário igualar. O gol que deu a vitória por 5 a 4 para a equipe saiu só no último minuto.

Mas o jogo mais curioso da rodada foi a vitória do Aston Villa sobre o Grimsby, da quarta divisão. Depois de fazer um primeiro tempo horrível, o Villa, que jogava fora de casa, chegou ao intervalo perdendo por 3 a 1. Na segunda etapa, o time de David O’Leary acordou e marcou impressionantes sete gols, para garantir a vitória por 8 a 3.

A segunda fase da League Cup vê a estréia dos times da Premier League na competição. No entanto, só participam desta etapa as equipes que não estão disputando nenhuma das copas européias. Por isso, Chelsea, Arsenal, Manchester United, Liverpool, Everton, Bolton, Middlesbrough e Newcastle entram direto na próxima etapa da competição.

Segue abaixo a lista completa de resultados da segunda fase da Copa da Liga Inglesa:

20/setembro
Charlton 3×1 Hartlepool
Gillingham 3×2 Portsmouth
Grimsby 1×0 Tottenham
Scunthorpe 0x2 Birmingham
Sheffield Wednesday 2×4 West Ham
Sunderland 1×0 Cheltenham
West Brom 4×1 Bradford
Wigan 1×0 Bournemouth
Wycombe 3×8 Aston Villa
Yeovil 1×2 Millwall
Watford 2×1 Wolverhampton
Shrewsbury 0x0 Sheffield United (Sheffield venceu por 4×3 nos pênaltis)
Mansfield 1×0 Southampton
Norwich 2×0 Northampton
Reading 1×0 Luton
Rotherham 0x2 Leeds
Leicester 2×1 Blackpool
Crystal Palace 1×0 Coventry
Barnet 2×1 Plymouth
Burnley 3×0 Barnsley
Cardiff 2×1 Macclesfield

21/setembro
Blackburn 3×1 Huddersfield
Doncaster 1×1 Manchester City (Doncaster venceu por 3×0 nos pênaltis)
Fulham 5×4 Lincoln