A Copa do Brasil foi modificada para abrigar os clubes da Libertadores e durar o ano inteiro, o que a deixou muito bacana. Mas não em fevereiro. As primeiras rodadas da principal competição mata-mata do País têm tudo para serem, no geral, meio monótonas. Para evitar que você por acaso decida assistir a Brasiliense e Princesa de Solimões por engano, destacamos cinco confrontos dessa fase que podem ser interessantes. Um cardápio com tradição, revanche, rivalidade local, grandes torcidas e possibilidade de zebra.

Londrina x Criciúma, duelo regional

Dois times de tradição em seus estados vão se enfrentar logo na primeira rodada. O Criciúma, campeão da Copa do Brasil em 1991, conseguiu se manter na primeira divisão e vai enfrentar o Londrina, que foi terceiro colocado no último Paranaense – somou o mesmo número de pontos que o Coritiba na soma dos dois turnos – e foi às oitavas de final da quarta divisão. Não é um esquadrão, mas o tricampeão paranaense pode fazer jogo duro contra os catarinenses.

São Bernardo x Paraná, a chance da vingança

O Paraná é aquele clube que nasceu gigante, mas perdeu do pequeno São Bernardo, logo na primeira fase da Copa do Brasil de 2013. O destino, esse brincalhão, colocou os dois frente a frente novamente na edição do torneio neste ano. O clube paranaense vai precisar superar a relativamente numerosa torcida dos paulistas no estádio Primeiro de Maio para se vingar da derrota do ano passado.

Maranhão x Paysandu, dérbi do norte (segundo a CBF)

Pará e Maranhão são dois estados muito próximos. Tão próximos que chegaram a ser um só lá no século 18, o Estado do Grão-Pará e Maranhão. E, na divisão geográfica da CBF, o Maranhão faz parte do Norte (vai entender…). O Paysandu, um dos principais clubes paraenses, e o Maranhão, 15 vezes campeão do estado, vão jogar logo na primeira rodada. A rivalidade local pode esquentar um jogo que não deve ser grande coisa tecnicamente.

Remo x Internacional, o duelo das massas
D'Alessandro foi um dos melhores do Internacional no Brasileiro de 2013

D’Alessandro foi um dos melhores do Internacional no Brasileiro de 2013

Remo e Internacional é o jogo da primeira rodada que mais vai atrair atenção. O confronto entre os dois, um tricampeão brasileiro e outro que conquistou o estadual 42 vezes, ambos com grandes torcidas, pode ser interessante. Em 2003, na segunda fase, o clube paraense ganhou em casa por 1 a 0, perdeu no Rio Grande do Sul por 2 a 1 e eliminou os gaúchos.

Botafogo-PB x Goiás, o jogo com maior chance de zebra

O clube paraibano teve um grande 2013, com os títulos do estadual e da Série D do Campeonato Brasileiro. Enfrenta um rival frustrado por ter ficado a dois pontos da Copa Libertadores e perdido Walter, seu principal jogador. Em reformulação, porque Enderson Moreira foi para o Rio Grande do Sul treinar o Grêmio. Se os goianos demorarem para se encontrar, o alvinegro paraibano pode tirar uma casquinha.

Veja quais são todos os confrontos:

Resende-RJ x Vasco
Tombense-MG x Treze-PB
Náutico-RR x Ponte Preta
São Bernardo-SP x Paraná
J. Malucelli-PR x Vitória
Novo Hamburgo-RS x Joinville-SC
Flamengo-PI x Atlético-GO
Desportiva-ES x ABC-RN
Mixto-MT x Santos
Brasiliense x Princesa do Solimões-AM
Londrina-PR x Criciúma
Goianésia-GO x Grêmio Barueri-SP
Vilhena-RO x Palmeiras
Interporto-TO x Sampaio Corrêa-MA
Naviraiense-MS x Avaí
Paragominas-PA x ASA-AL
Horizonte-CE x Fluminense
Juazeiro-BA x Tupi-MG
Sergipe-SE x Náutico
Boavista-RJ x América-RN
Bahia de Feira-BA x Corinthians
São Luís-RS x Nacional-AM
Villa Nova-MG x Bahia
Santos-AP x América-MG
Botafogo-PB x Goiás
Lagarto-SE x Santa Cruz-PE
Portiguar-RN x Portuguesa-SP
Santa Rita-AL x Guarani-SP
CSA-AL x São Paulo
Rondonópolis-MT x CRB
Plácido de Castro-AC x Figueirense
Lajeadense-RS x Bragantino-SP
Cene-MS x Coritiba
Caldense-MG x Duque de Caxias-RJ
Brasília x Sport
Maranhão x Paysandu-PA
Remo-PA x Internacional
Barbalha-CE x Cuiabá
Parnahyba-PI x Ceará
Chapecoense-SC x Vencedor de Rio Branco-AC x Real Noroeste-ES