A três dias do aniversário de 25 anos da Tragédia de Hillsborough, este sábado de futebol inglês foi de homenagens às 96 vítimas fatais daquele incidente que marcou o esporte na Inglaterra e provocou mudanças drásticas no modo de torcer nos estádios britânicos. Em campo, o jogo entre Liverpool e Nottingham Forest daquele dia durou apenas seis minutos, mas a verdade é que os acontecimentos daquela tarde ressoam até hoje. Como parte da homenagem, todos os jogos das principais divisões inglesas neste sábado começaram com seis minutos de atraso. E em algumas partidas, diferentes deferências aconteceram relembrando o triste episódio.

Leia mais:
>> Governo inglês aceita discutir permissão de setores para torcer de pé, e isso significa muito
>> Os 24 anos do dia mais triste da história do futebol inglês
>> Margaret Thatcher não salvou o futebol britânico, ela o atacou

No Wembley, onde a partir das 13h jogam Arsenal e Wigan em uma das semifinais da Copa da Inglaterra, a Federação Inglesa separou 96 assentos, representando as vítimas fatais, deixou-os vazios e colocou sobre eles cachecóis do Liverpool. Os lugares ficarão assim durante todo o confronto entre Gunners e Latics.

Com jogo da segunda divisão entre Sheffield Wednesday e Blackburn no próprio Estádio de Hillsborough, é evidente que lá também não poderia faltar uma bela homenagem. Criativo, o Wednesday, dono do palco daquela tragédia, também separou 96 assentos, como a FA, mas pintando-os de branco e pondo flores sobre eles.

Sheffield Wednesday Hillsborough

No próprio Hillsborough, Sheffield Wednesday homenageia 96 vítimas fatais da tragédia

Todos os minutos de silêncio durante os jogos foram religiosamente respeitados, e mensagens de solidarização foram mostradas nos telões das partidas. É verdade que a briga pela responsabilização das autoridades pelo incidente ainda acontece, e a história que se iniciou há quase 25 anos ainda não teve um desfecho. Mas não tem como não reconhecer que os ingleses sabem muito bem como fazer tributos fantásticos.

Homenagem no jogo entre Stoke e Newcastle, no Britannia Stadium (AP Photo/Jon Super)

Homenagem no jogo entre Stoke e Newcastle, no Britannia Stadium (AP Photo/Jon Super)