O Campeonato Colombiano deveria receber mais atenção de nós, brasileiros. É um torneio com times de camisas pesadas, equilíbrio considerável, muitas equipes de futebol ofensivo. E a rodada deste final de semana foi especial, com vários clássicos. Nenhum mais emocionante que o Dérbi de Bogotá. Millonarios e Independiente Santa Fe mediram forças no Estádio El Campín e o elemento decisivo na noite foi o goleiro Luis Delgado. Mas no ataque.

Omar Vásquez abriu o placar para o Millonarios e o maestro Santa Fe empatou a peleja para o Santa Fe logo no início do segundo tempo. Mas, a dez minutos do fim, Delgado apareceu para resolver. Diante de uma barreira numerosa, tomou pouca distância. E o goleiro comemorou como um atacante o gol de falta, com o arqueiro rival Robinson Zapata chegando atrasado demais para a defesa completa. É seu segundo tento assim nesta Liga Postobón, mas o outro não garantiu a vitória por 2 a 1 no clássico.

Com a vitória, o Millonarios é o sexto colocado no Colombianão. Mas não pense que isso significa distância da ponta. O líder é o Atlético Nacional, que bateu o Independiente de Medellín por 2 a 0, no dérbi de sábado. Os verdolagas têm apenas quatro pontos a mais que o Itagüí, oitavo colocado, o último com vaga na segunda fase. E já se foram oito rodadas na competição. Emoção e sandice são especialidades do futebol colombiano.