O Lincoln foi o campeão de Gibraltar em 2013/14

Vai ter Copa, sim, mas também haverá muitos campeonatos por aí ao mesmo tempo

A Copa do Mundo, maior evento do futebol mundial acontece apenas a cada quatro anos. Não que seria melhor que o intervalo fosse menor, mas que a espera parece longa a cada hiato, isso parece. De qualquer forma, quando chega, fãs de futebol do planeta todo param para assistir aos craques lutarem pela glória de poderem ser chamados de campeões do mundo.

Veja também: Listamos os 10 melhores jogos esquecidos da Copa do Mundo

Mas se você pensa que nos quatro cantos da Terra tudo o que haverá de futebol é a Copa está enganado. Tem muita coisa rolando por aí, para (alerta de ironia) “disputar espaço” com o Mundial. Listamos aqui uma série desses campeonatos, contextualizando um pouco os principais deles. Confira:

Liga dos Campeões

A fase de grupos ou até mesmo aquele playoff classificatório com bastante visibilidade, que envolve alguns times das principais competições europeias, são apenas a ponta do iceberg, digamos assim, da Liga dos Campeões. O principal torneio de clubes do mundo começa mesmo bem antes, e a temporada 2014/15 da Champions já tera o pontapé inicial no começo de julho, com jogos nos dias 1, 2, 8 e 9. Infelizmente, ainda não sabemos os confrontos, que serão sorteados no dia 23 deste mês, mas temos, por exemplo, times das Ilhas Faroe e de Gibraltar (em sua primeira participação na história dos torneios continentais) no páreo!

Liga Europa

Assim como a Liga dos Campeões, a Liga Europa tem sua primeira fase classificatória durante a Copa do Mundo. O sorteio dos confrontos também acontece em 23 de junho, e os jogos estão marcados para os dias 3 e 10 de julho. Um total de 78 times participarão dessa primeira fase de playoff.

Campeonato Equatoriano

Comemoração título Emelec

A elite do futebol equatoriano está em pausa para a Copa do Mundo, da qual a seleção do país participará, mas a competição já tem data para voltar (e que data). Sem medo de rivalizar com um certo jogo que acontecerá no Maracanã para decidir o campeão mundial de 2014, a 18ª rodada do Equatorianão está agendada simplesmente para o dia 13 de julho. O Emelec, que lidera o torneio com seis pontos a mais que o Independiente del Valle, volta ao gramado enfrentando a Universidad Catolica Quito, por exemplo.

Campeonato Paraguaio

Fora da Copa do Mundo, o Paraguai vai “ignorar” o Mundial e seguir a disputa de seu Torneo Apertura até o dia 29 de junho. Atualmente, o Libertad lidera a competição com larga vantagem de oito pontos sobre o segundo colocado Guaraní. O torneio está no meio da 18ª rodada e vai até a 22ª. O grande destaque até lá, durante a Copa, é o clássico entre Olímpia e Cerro Porteño, no dia 19 de junho, data de três jogos do Mundial, entre eles o encontro de campeões entre Uruguai e Inglaterra, em São Paulo.

Copa da Colômbia

Atletico Nacional_Torcida

Pouco importa para os responsáveis pelo futebol colombiano que a seleção de seu país estará na Copa do Mundo. Para eles, isso não é motivo suficiente para mudar os planos de realização da Copa da Colômbia, mais conhecida hoje como Copa Postobón, já que, desde 2008, é administrada pela marca de refrigerantes. Antes disso, havia sido disputada entre 1950 e 1953 e entre 1981 e 1989. Na atual forma de disputa, conta com 36 equipes, 18 da primeira divisão e 18 da segunda. Os times são divididos em seis grupos, com seis equipes cada, e os primeiros e segundos colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançam às oitavas de final. Durante o Mundial, haverá quatro datas com rodadas da Copa Postobón: 29 de junho e 2, 6 e 9 de julho.

Campeonato Sueco

Durante boa parte da Copa do Mundo, os atletas que atuam no futebol sueco poderão treinar em paz e acompanhar o Mundial bastante atentos, ainda que sem poder ver sua própria seleção ou Ibrahimovic, o ídolo maior do país brilhar no Brasil. A partir do dia 5 de julho, no entanto, a mordomia acaba, com a retomada do Suecão, que teve até agora 12 rodadas. Atual líder da competição, o Malmö, time da cidade de Zlatan e que o revelou para o mundo (obrigado, Malmö!), volta a campo um dia depois, contra o Brommapojkarna. Ao mesmo tempo, o planeta todo já conhecerá os semifinalistas da Copa, já que as quartas de final serão disputadas em 4 e 5 de julho.

Major League Soccer

Thierry Henry na Arena Red Bull, em Nova Jersey: um dos estádios mais modernos dos EUA (Foto: divulgação/NY Red Bulls)

Thierry Henry na Arena Red Bull, em Nova Jersey: um dos estádios mais modernos dos EUA (Foto: divulgação/NY Red Bulls)

A ascendente MLS não para nem mesmo para ver o tal Team USA na Copa do Mundo. Ou melhor, para, mas com os pés no chão. Apesar de ser a nação que mais enviará turistas para os jogos do Mundial aqui no Brasil e de a liga ter 20 jogadores às seleções, os Estados Unidos mostram mais ou menos o tamanho de sua expectativa com a equipe, com uma pausa de apenas duas semanas em sua competição nacional, suficiente para que se encerre a fase de grupos do Mundial. Além disso, sem pausa alguma, a US Open Cup, democrática competição que abriga desde times amadores a equipes da Major League Soccer, seguirá acontecendo, com jogos nos dias 14, 17 e 18 de junho, além da próxima fase, que terá datas em 24 e 25 de junho. Em 14 de junho,  por exemplo, um confronto em Nova York, entre Cosmos e Red Bull é o destaque.

Segunda divisão italiana

A Serie B vive seu momento derradeiro nos playoffs para definir os últimos a subir para a Serie A e a cair para a Lega Pro. Enquanto Latina, Cesena, Bari e Modena definem ainda antes da Copa do Mundo quem será promovido à elite junto com Palermo e Empoli, já garantidos, Novara e Varese decidem já com o Mundial em andamento o último rebaixado para a terceirona. No jogo de ida entre os dois, o Varese venceu fora de casa por 2 a 0 e está em situação relativamente tranquila para a volta, no dia 13 de junho, que terá, por exemplo, o jogo entre Espanha e Holanda pela Copa.

Segunda divisão espanhola

Neste final de semana, chegou ao fim a temporada regular da Liga Adelante, segunda divisão espanhola, e os playoffs já estão definidos. A briga para ver quem vai ficar com a última vaga para La Liga começa no dia 11 e termina no dia 15, quando a Copa já estará em andamento. Nesta fase, se enfrentam Córdoba x Real Múrcia e Las Palmas x Sporting de Gijón. Já a definição da vaga acontece nos dias 19 e 22 de junho, na véspera na definição da classificação da Espanha às oitavas de final.

Outros torneios que terão data durante a Copa do Mundo:

Costa do Marfim: Campeonato Marfinense

Egito: Campeonato Egípcio

Gâmbia: Campeonato Gambiano

Indonésia: Indonesia Super League

Iraque: Campeonato Iraquiano

Noruega: Campeonato Norueguês

Sérvia: Playoff de rebaixamento do Campeonato Sérvio

Islândia: Campeonato Islandês

Malásia: Super League

Peru: Campeonato Peruano

Angola: Campeonato Angolano

Camarões: Campeonato Camaronês

Cazaquistão: Campeonato Cazaque

Quênia: Campeonato Queniano

Armênia: Campeonato Armênio

Bielorrússia: Campeonato Bielorrusso

Moçambique: Campeonato Moçambicano

Uzbequistão: Campeonato Uzbeque

Serra Leoa: Campeonato Serra-leonês

Lituânia: Campeonato Lituano

Estônia: Campeonato Estoniano

Finlândia: Campeonato Finlandês

Irlanda: Campeonato Irlandês