A Copa já acabou, mas você não precisa ficar lamentando. Curtir o principal torneio do futebol mundial sempre é válido, e nada como pegar um livro para se aprofundar mais e ficar mais afiado até 2018. Veja umas dicas.

Brazil – The Beautiful Game

A Copa é o evento maior do futebol, mas o esporte está na alma do brasileiro. Este é o tema do livro do fotógrafo inglês Christopher Pillitz. Em lindas imagens, ele retrata a onipresença do jogo no país, em todo tipo de campo ou quadra, de norte a sul, de leste a oeste.

Copa do Mundo Brasil 2014

Se você não tem um smartphone para levar as informações da Copa para todo lugar, este livro é uma boa pedida. Eis um guia para o mundial, com elencos e demais informações das 32 equipes, em tamanho reduzidíssimo: 6 cm de altura por 4 cm de largura. Só colocar no bolso e levar para todo lugar.

Uma história das Copas do Mundo, de Airton de Farias

Dividido em dois volumes e com mais de mil páginas, o trabalho do historiador Airton de Farias traça em detalhes a história dos mundiais e o contexto de cada um deles.
Volume 1
Volume 2

Quando o futebol não é apenas um jogo

Os melhores do mundo estão aqui, no Brasil, mas o futebol é muito mais que isso. Neste livro, Gustavo Hofman reúne histórias e crônicas do esporte e do que ele representa em lugares como a pequena Liechtenstein ou a conturbada Líbia.

Anatomia de uma Derrota

Feito pelo jornalista, crítico e programador de TV Paulo Perdigão, “Anatomia de uma Derrota” mistura ensaio e documentação para tentar explicar o que foi, em vários sentidos, a derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 1950. Esgotado na versão física, ele está disponível apenas em e-book.

Os 55 maiores jogos das Copas do Mundo

Paulo Vinícius Coelho escolhe as 55 maiores disputas da história do Mundial, de 1930 a 2006. Cada jogo é contado com detalhes e estatísticas (bem, é o PVC, ele trabalha com números)