Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Coreia do Sul derrotou o Reino Unido nos pênaltis por 5 a 4 e se classificou para as semifinais dos Jogos Olímpicos. A partida foi realizada neste sábado, em Cardiff, e os sul-coreanos terão agora o Brasil pela frente.

No primeiro tempo, o Reino Unido mantinha mais a posse de bola, mas não finalizava muito. Os coreanos, mais objetivos, chegaram ao gol aos 28 minutos com Ji Dong-Won. Mas aos 36, Aaron Ramsey empatou cobrando pênalti. Aos 40, outro pênalti para os britânicos, mas Ramsey desta vez desperdiçou.

Na segunda etapa, o jogo caiu demais de rendimento. As equipes finalizavam muito pouco e não havia muitas jogadas ofensivas criadas. Com medo de correr riscos, britãnicos e sul-coreanos acabaram indo para a prorrogação.

No tempo extra, os britânicos ganharam um pouco mais de terreno e até pressionaram um pouco mais, sem, no entanto, transformar esse volume em gols. Os coreanos, acuados, tentavam o contragolpe e tiveram as duas chances mais importantes do primeiro tempo.

Nos pênaltis, os britânicos converteram suas quatro primeiras cobranças, mas Daniel Sturridge bateu para a defesa de Lee Bum-Young.

Destaque do jogo

Lee Bum-Young. O goleiro sul-coreano entrou no meio da partida por contusão do titular e saiu como herói.

Momento-chave

A defesa de Jung Sung-Ryong no pênalti de Ramsey. Evitou que o Reino Unido

Os gols

29′/1T: Ji Dong-Won recebe na esquerda e chuta cruzado. Butland falha no lance.

36′/1T: Após pênalti controverso, Ramsey bate e o goleiro ainda toca na bola, que entra mansamente.

Ficha técnica

Reino Unido 1×1 Coreia do Sul (4×5 nos pênaltis)

Local: Milennium Stadium, em Cardiff (GAL)
Data: 04/ago, sábado
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Gols: Ji Dong-Won aos 29′/1T (Coreia do Sul)
Cartões amarelos: Joe Allen, Daniel Sturridge (Reino Unido), Kim Young-Gwon, Ki Sung-Yueng, Lee Bum-Young e Oh Jae-Suk (Coreia do Sul)

Reino Unido
Jack Butland, Micah Richards (Craig Dawson aos 15′/2T), Steven Caulker, Neil Taylor e Ryan Bertrand; Scott Sinclair (Danny Rose no intervalo da prorrogação), Joe Allen, Tom Cleverley e Aaron Ramsey; Craig Bellamy (Ryan Giggs aos 40′/2T) e Daniel Sturridge. Técnico: Stuart Pearce.

Coreia do Sul
Jung Sung-Ryong (Lee Bum-Young aos 17′/2T), Hwang Seok-Ho, Yun Suk-Young, Kim Young-Gwon e  Kim Chang Soo (Oh Jae Suk aos 7′/1T); Ki Sung-Yueng, Koo Ja-Cheol, Park Jong-Woo, Nam Tae-Hee e Ji Dong-Won (Baek Sung-Dong aos 14′/2T da prorrogação); Park Chu-Young. Técnico: Hong Myung Bo.