Clarence Seedorf encerrou a carreira como jogador após 22 anos de serviços prestados ao futebol. Uma trajetória vitoriosa, que inclui cinco títulos da Liga dos Campeões e a idolatria em quatro países apaixonados pelo esporte. O veterano assume o comando do Milan graças a seu entendimento privilegiado sobre o que acontece dentro e fora de campo. Uma inteligência notável em sua passagem pelo Botafogo, mas que vinha desde a adolescência.

A pérola abaixo foi encontrada pelo excelente Four Dimensional Football. São duas entrevistas em um só vídeo. Na primeira, aos 16 anos, o prodígio que acabara de estrear pelo Ajax fala com maturidade sobre seu futuro como um grande craque. Opta por não comparar seu estilo com nenhum outro jogador e diz que pode lidar muito bem com o assédio da imprensa – ‘nunca as pessoas noticiarão que sou arrogante ou convencido’, diz. Já na segunda entrevista, um ano antes, em 1992, o meia já traçava planos para estar presente na Copa de 1994, o que acabou não acontecendo.

Vale conferir. O vídeo é em holandês, mas com legendas em inglês:

E, abaixo, outro clássico do menino Seedorf, mas esse por pura galhofa. Parecendo um personagem de ‘Um Maluco no Pedaço’, como bem observou o amigo Bruno Bonsanti, o menino de 14 anos participa de um programa de auditório com sua família – que recebeu como prêmio uma TV a cores com controle remoto. Garantia de risadas: