Durante os últimos dias, o Real Madrid vem publicando um material fantástico em seu canal no YouTube. Os merengues estão produzindo documentários para recontar a carreira de seus jogadores. Os programas possuem uma qualidade imensa, reunindo imagens e depoimentos que reconstroem não apenas a trajetória profissional de cada um deles, como também suas próprias histórias de vida. Roberto Carlos e Amancio Amaro são dois ídolos do passado homenageados, embora os vídeos se voltem ao elenco atual dos madridistas. Entre eles, Marcelo.

A caminhada do lateral rumo ao estrelato não foge do roteiro experimentado por tantos outros jogadores brasileiros, repleta de percalços. Mas também com tantas nuances próprias, que ajudam a tornar Marcelo ainda mais admirável. É bacana perceber a maneira como o merengue valoriza o esforço de seu avô, seu Pedro, para que ele se tornasse jogador. Mais do que isso, é bacana perceber o amor nutrido entre avô e neto, em que o sonho compartilhado reforçava os laços sanguíneos. Uma belíssima história, que tem o futebol como pano de fundo.

Abaixo, o documentário completo. Por uma questão de disponibilidade, os áudios estão majoritariamente em espanhol, embora existam vários trechos em português. Nada que prejudique a compreensão de vários episódios relacionados à vida de Marcelo. Sobretudo, os relacionados ao avô e seu fusquinha laranja.