Em outros tempos, a partida entre Arsenal e Wigan, neste sábado, pela 13ª rodada do campeonato inglês, seria considerada uma barbada para os Gunners. Hoje, no entanto, os Latics pretendem manter-se como a principal surpresa da Premiership, enquanto a equipe de Arsène Wenger cumpre campanha mediana.

O Wigan aparece atrás apenas do todo-poderoso Chelsea. Com 25 pontos e uma partida a menos, a equipe se tornou a sensação do torneio logo em sua temporada de estréia. Com uma série de seis vitórias consecutivas, na qual sofreu apenas um gol, os Latics querem surpreender mais uma vez e seguir de perto os Blues. O time tem a defesa menos vazada da Inglaterra até aqui, com cinco tomados.

O Arsenal (5º, 20 pontos) se recupera do início ruim de temporada. O time conquistou cinco triunfos consecutivos, muito graças ao retorno de Thierry Henry. Nos quatro jogos em que o francês participou após voltar de contusão, ele marcou cinco gols. Porém, nem tudo é motivo de comemoração. Arsène Wenger terá que improvisar na lateral-esquerda, pois tanto Ashley Cole como Gaël Clichy estão contundidos.

O Chelsea (31 pontos) tenta dar um fim à súbita queda de rendimento, quando perdeu para o Betis na Liga dos Campeões e para o Manchester United no Inglês, ambos por 1 a 0. nas cinco últimas partidas, os Blues venceram apenas uma. A equipe de José Mourinho recebe no sábado o Newcastle (10º, 18), um dos poucos a vencê-lo na temporada passada. Será um duelo interessante, pois as duas equipes terão força máxima.

Já o Manchester United (4º, 21 pontos) encara o Charlton (8º, 19 pontos, um jogo a menos) estremecido pela saída repentina de Roy Keane, que deixou o clube após mais de 12 anos. Os Red Devils tentam subir na tabela, ainda mais depois de quebrarem a invencibilidade do Chelsea na última rodada. O Charlton perdeu duas seguidas e, após um início surpreendente, caiu do segundo para o oitavo lugar.

No fechamento da rodada, na segunda, o Bolton (3º, 23 pontos) viaja para enfrentar o Birmingham (19º, seis). É uma boa oportunidade para a equipe de Sam Allardyce permanecer em boa posição na tabela, pois os rivais cumprem a pior campanha como anfitriões: conquistaram apenas um ponto em seis partidas.

Confira os jogos da 13ª rodada da Premiership:

Sábado, 19/novembro
Wigan x Arsenal (10:45, ESPN Brasil)
Chelsea x Newcastle
Charlton x Manchester United
Manchester City x Blackburn
Liverpool x Portsmouth
Sunderland x Aston Villa
West Bromwich x Everton

Domingo, 20/novembro
Tottenham x West Ham
Middlesbrough x Fulham

Segunda, 21/novembro
Birmingham x Bolton