A Fifa divulgou o último item visual da Copa do Mundo de 2018 e provavelmente é o mais belo de todos. O pôster oficial homenageia Lev Yashin, que disputou quatro Copas do Mundo (1958 a 1970) pela União Soviética e é o único goleiro a conquistar a Bola de Ouro.

LEIA MAIS: Fifa reabre venda de ingressos para a Copa e o Brasil é o quinto maior comprador

A imagem mostra Yashin pulando para defender uma bola, dos tempos em que ele era jogador, com a mão esquerda, vestido com seu tradicional uniforme todo preto e uma boina. O desenho foi idealizado pelo artista Igor Gurovich, que se inspirou no construtivismo russo do fim dos anos vinte. Os raios de luz que emanam da bola representam a energia da Copa do Mundo, e o círculo verde, os gramados dos estádios que receberão as partidas.

“O estilo soviético dos pôsteres pós-construtivismo, dos anos vinte e trinta, sua linguagem visual única, uma nova e fresca poesia de imagens figurativas, tornou-se um dos elementos mais importantes e reverenciados da cultura russa. Essa linguagem é inquestionavelmente pensada como russa ao redor do mundo. Por isso, no meu trabalho no pôster, eu quis tornar essa linguagem moderna e relevante novamente”, afirmou Gurovich.

A secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, afirmou que o pôster é uma “reflexão verdadeira da herança futebolística e cultural” da Rússia. E o presidente do Comitê Organizador Local, Vitaly Mutko, contou que era importante contemplar o país sede no pôster, “e é por isso que escolhemos Lev Yashin como figura principal, um símbolo do futebol russo”.

Ficou lindo.