Yaya Touré calibra o pé para marcar contra o Fulham (AP Photo/Matt Dunham)

Yaya Touré agora também é o melhor batedor de faltas da Europa

Yaya Touré não se contenta em ser o volante mais completo do mundo. O marfinense conseguiu se tornar uma arma ainda mais poderosa para o Manchester City. Desde o início da temporada, o camisa 42 desembestou a marcar gols de falta. Neste sábado, ele anotou o quarto tento de bola parada na Premier League, o quinto se somadas todas as competições. E uma pintura, para abrir a vitória por 4 a 2 sobre o Fulham, que colocou os Citizens na vice-liderança do Campeonato Inglês – Vincent Kompany, Jesús Navas e James Milner fizeram os outros gols.

Touré nunca tinha mostrado a precisão de seu pé direito antes com o City. Seu último tento de falta por um clube havia sido pelo Barcelona, em 2005/06, enquanto também marcou algumas vezes desse jeito nas Eliminatórias da Copa de 2010, pela seleção marfinense. E o estilo de seus gols de falta é quase sempre o mesmo: na entrada da grande área, entre a meia-lua e o bico esquerdo.

Mais do que garantir pontos importantes para o Manchester City, Yaya Touré é hoje o jogador mais mortal nas faltas entre as cinco grandes ligas europeias. Andrea Pirlo e Wayne Rooney são os que mais se aproximam, com três gols de bola parada cada. Depois de verem a cena se repetir tantas vezes, os adversários já sabem que cometer faltas próximas da área quanto o City é tão perigoso quanto fazer pênaltis.

Os jogadores com mais de um gol de falta nas 5 grandes ligas em 2013/14:

Yaya Touré (Manchester City) – 4 gols
Andrea Pirlo (Juventus) – 3 gols
Wayne Rooney (Manchester United) – 3 gols
Luis Suárez (Liverpool) – 2 gols
Cristiano Ronaldo (Real Madrid) – 2 gols
Mario Balotelli (Milan) – 2 gols
Antonio Di Natale (Udinese) – 2 gols
Ricardo Rodríguez (Wolfsburg) – 2 gols
Leandro Bacuna (Aston Villa) – 2 gols
Hakan Calhanoglu (Hamburgo) – 2 gols
Leighton Baines (Everton) – 2 gols