O que significa um título? É impossível mensurar. Cada título pode ter um gosto diferente. Um título de Copa do Mundo pode não ser tão importante quanto uma Copa Paulista como a de 2007 para o Juventus. Afinal, para um torcedor do Juventus, é uma chance de taça única. Steven Gerrard é um dos grandes nomes do futebol inglês, já foi campeão da Liga dos Campeões, da Copa da Inglaterra e acumula muitos jogos pela seleção inglesa. Um jogador consagrado. Mas o momento mais importante da sua carreira não será um título internacional. Com o Liverpool brigando pela taça, Gerrard pode pela primeira vez levantar o título nacional, algo que o clube não conquista desde 1990. O domingo de Gerrard e do Liverpool foi marcante e certamente deixou muitos torcedores emocionados.

A torcida do Liverpool proporcionou um espetáculo de arrepiar. E não falo só da vitória por 3 a 2 sobre o Manchester City, em um jogo muito disputado e com tons épicos. O que aconteceu no estádio de Anfield Road é dessas coisas que arrepiam. Depois de cantarem, como sempre o fazem, a música “You’ll Never Walk Alone”, música que é a marca da torcida do time, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da tragédia de Hillsborough, que completa 25 anos nesta semana. As homenagens foram muitas na rodada toda, mas o que a torcida do Liverpool fez foi além. O mosaico belíssimo e o minuto de silêncio, onde quase deu para sentir a dor daquele momento terrível, foram momentos que mexem com qualquer pessoa. Um deles protagonizado pelo seu capitão, Steven Gerrard, claramente emocionado com o momento do clube.

Depois do jogo, com os olhos marejados, o capitão abraçou vários jogadores do time, os reuniu ainda no gramado e a câmera captou o que ele dizia no meio dos jogadores:

“Essa porra não vai escapar! Essa porra NÃO vai escapar agora! Ouçam, ouçam. Esse [jogo] já foi! Nós vamos contra o Norwich da mesma forma. Nós vamos de novo. Vamos!”

São quatro jogos para o Liverpool chegar ao título. Quatro vitórias que, se vierem, darão ao capitão Steven Gerrard seu primeiro título de Campeonato Inglês. O primeiro do Liverpool na era da Premier League. O significado disso é gigante e é evidente quando se olha para Gerrard que é o momento mais importante da sua carreira. Em declarações ao jornal Daily Mirror, o jogador disse que o próximo mês será o mais importante da sua carreira.

“A jornada na qual estou através dos anos estteve altos e baixos”, disse. “No momento, eu estou amando cada minuto. Eu me sinto com 21 anos novamente, jogando com esses jogadores de alto nível. Provavelmente será o maior mês da minha carreira vindo agora. Eu darei tudo que eu tenho. A mensagem é estar calmo e continuar em frente. Ainda há quatro finais de copa pela frente”, continuou.

Com o Liverpool brigando pelo título, um jogo tão grande quanto esse com o Manchester City, a proximidade com o aniversário da tragédia de Hillsborough, tudo isso construiu um ambiente incrível em Anfield, que será lembrado por muito tempo. Especialmente se o time for o campeão.

Os vídeos são emocionantes. O primeiro mostra a torcida do Liverpool cantando “We’ll never walk alone” e logo depois o minuto de silêncios pelas vítimas de Hillsborough. O segundo é o discurso de Gerrard, descrito acima: