A Champions League foi movimentada nesta terça-feira e viu uma grande atuação do Ajax para vencer bem o Standard Liège e avançar à fase de playoffs, a última eliminatória antes da fase de grupos. Jogando em Amsterdã, o time holandês contou com uma atuação de gala de Hakim Ziyech, Dusan Tadic e David Neres e venceu com facilidade por 3 a 0, depois de empatar por 2 a 2 no jogo de ida. O Benfica, outro campeão, também avançou, graças a um empate por 1 a 1 com o Fenerbahçe em Istambul, depois de vencer em Lisboa por 1 a 0. Já o Celtic decepcionou. Depois de empatar em casa por 1 a 1, perdeu por 2 a 1 para o AEK e está fora.

LEIA TAMBÉM: Novo Código de Ética da Fifa elimina a palavra “corrupção” do texto e abranda combate a falcatruas

Show em Amsterdã

O jogo de ida do Ajax tinha sido uma decepção porque o time tinha feito 2 a 0 e permitiu o empate nos acréscimos. Em casa, porém, o Ajax não deu a menor chance para o azar. Em um excelente primeiro tempo, marcou 2 a 0 e fechou a conta logo no início do segundo tempo.

O primeiro gol foi aos 30 minutos do primeiro tempo, em um cruzamento de Tagliafico para Huntelaar, que tocou de primeira e marcou. Depois, Ziyech cruzou para a área em escanteio e Mattijs de Ligt cabeceou e marcou 2 a 0. Por fim, logo no primeiro minuto do segundo tempo, uma jogada magistral de Tadic, que cruzou rasteiro para David Neres marcar 3 a 0.

Benfica avança

Em um dos duelos mais pesados desta fase, o Benfica conseguiu avançar contra o Fenerbahçe, depois de empate por 1 a 1 em Istambul. Como tinha vencido o jogo de ida por 1 a 0, ficou com a vaga, depois de aguentar uma boa dose de pressão na Turquia. O Fener, porém, só levou perigo no abafa. Os portugueses conseguirem manter o jogo sob controle a maior parte do tempo.

Aos 25 minutos do primeiro tempo, o Benfica arrancou um gol importantíssimo. André Almeida tocou para o meio, Castillo ajeitou e Gedson, sozinho, tocou bem para marcar: 1 a 0. Um gol crucial porque matou a possibilidade de prorrogação e pênaltis e obrigou o Fenerbahçe a marcar três gols para se classificar. No final do primeiro tempo, Alper Potuk completou cruzamento do lado esquerdo e, de cabeça, marcou para empatar. Era um gol de esperança para a equipe da casa.

O segundo tempo foi quase todo do Fener tentando pressionar o Benfica no seu campo de defesa, mas faltou criatividade. Sobrou vontade, cruzamentos, mas isso só consagrou o zagueiro brasileiro Jardel, que foi capitão do time na partida. No final, os encarnados ainda tiveram uma chance de matar de vez o jogo, mas desperdiçaram. A classificação, porém, acabou garantida.

Decepção russa

Em Moscou, o Spartak, dono de um dos estádios mais legais da Copa do Mundo, acabou decepcionando a torcida. Depois de perder por 3 a 2 do PAOK na Grécia, os russos precisavam de uma vitória por 1 a 0, 2 a 1 ou por dois gols de diferença para se classificarem. Só que o time ficou em um empate por 0 a 0 e viu os gregos comemorarem a vaga.

Celtic eliminado

Outro time grego que comemorou foi o AEK. Jogando em casa, precisava de uma vitória por qualquer placar para avançar, depois de conseguir um empate por 1 a 1 na ida, em Glasgow. Marcou duas vezes, com Rodrigo Galo e Marko Livaja, e tomou um gol de Scott Sinclair, já na parte final do jogo, mas avançou com o placar de 2 a 1.

Estrela Vermelha sofre, mas avança

Entre os campeões, outro que sofreu foi o Estrela Vermelha. Depois de empate por 1 a 1 em Belgrado, o time sérvio precisava da vitória fora de casa contra o Spartak Trnava, mas o resultado acabou sendo o mesmo da ida, com 1 a 1. Com isso, o jogo foi para a prorrogação. Foi quando Nemanja Radonjic marcou o gol da classificação, aos oito minutos, e deu a vaga ao time visitante. Os eslovacos, que ficaram perto da vaga, terão que se contentar com a Liga Europa.

A última fase preliminar, playoffs, terá jogos nos dias 20 e 27 de agosto. Quem avançar, vai à fase de grupos.

Veja como ficam os duelos na fase de playoffs:

Estrela Vermelha x Red Bull Salzburg

Bate Borisov x PSV

Young Boys x Dinamo Zagreb

Vidi x AEK

Benfica x PAOK

Ajax x Dynamo Kiev