O Campeonato Chinês começou neste fim de semana e contou com a participação de um jogador que foi dado como certo no Brasil: o meia-atacante Alex Teixeira. Ele recebeu proposta do Corinthians, aceitou, mas os chineses do Jiangsu Suning desistiram de emprestá-lo ao clube brasileiro. Ele ficou e estreou no Campeonato Chinês de 2018 com dois gols e uma vitória fora de casa por 3 a 1 sobre o Guizhou Zhicheng, neste domingo. Alex foi apenas um dos brasileiros que se destacaram nesta primeira rodada.

LEIA TAMBÉM: Como a disputa entre Catar e seus vizinhos árabes chegou ao futebol

Na sexta-feira, quem abriu o Campeonato Chinês foi o campeão, o Guangzhou Evergrande, que jogou em casa com o Guangzhou R&F em um jogo cheio de gols: vitória dos visitantes por 5 a 4. Os quatro gols do Evergrande foram marcados por brasileiros: três de Alan e um de Ricardo Goulart. Do lado vencedor, o R&F venceu com três gols do israelense Eran Zahavi, um de Junior Urso e um de Xiao Zhi. Foi o único favorito que não venceu na estreia.

Quem também jogou na sexta foi o Tianjin Quanjian, que venceu o Henan Jianye por 4 a 0 fora de casa. Mas os destaques do time foram outros. O meio-campista Axel Witsel, da seleção belga, foi o melhor da partida e marcou um dos gols. O atacante Anthony Modeste foi outro destaque, com dois gols. Alexandre Pato, que é do Tianjin Quanjian, não foi sequer relacionado para a partida. Ainda na sexta, o Shanghai Shenhua, de Óscar Romero – irmão do atacante do Corinthians – fez o gol do time no empate com o Changchun Yatai.

No sábado, a maior goleada da rodada. O Shanghai SIPG, do capitão Hulk e do meia Oscar, triturou o Dalian Yifang por 8 a 0. E olha era a estreia de duas grandes contratações do time goleado: o meia Nicolás Gaitán e o atacante Yannick Carrasco, ambos vindo do Atlético de Madrid. Oscar marcou três gols, Wu Lei outros três, Hulk fez um de pênalti e Lu Wenjun completou o placar.

No domingo, quem também brilhou foi outro brasileiro: o atacante Diego Tardelli. O atacante marcou duas vezes na vitória do Shandong Luneng por 3 a 0 sobre o Beijing Guoan. Wu Xinghan marcou o outro gol. O time ainda conta com o zagueiro Gil e o centroavante italiano Graziano Pellè.

Abaixo assista aos melhores momentos dos principais jogos: