Em certo momento daquela tarde de sexta-feira, o mundo parou. Interrompia o movimento de rotação para apreciar o voo infinito, que acontecia em câmera lenta na Fonte Nova. Tantas e tantas pessoas pararam de respirar, atônitas. Não queriam expirar, temendo qualquer ventinho que pudesse desestabilizar a flutuação. Diante do salto de Van Persie, desprezando a gravidade, qualquer milésio a menos no ar seria um desperdício. Pairando leve, o artilheiro emendou a cabeçada. Encontrou-se com a bola que o aguardava, mansa, para que a conduzisse até o caminho das redes. Naquele momento, confirmava-se um lance eterno de Copas do Mundo.

Quando se fala sobre o Holanda 5×1 Espanha da Copa de 2014, o golaço de Van Persie é a lembrança definitiva. Mas foi um jogo tão bom que ainda há detalhes e mais detalhes para se relembrar. A boa exibição que os espanhóis faziam no primeiro tempo, controlando os adversários; a solidez defensiva dos holandeses, protegendo sua área; o gol de pênalti de Xabi Alonso, em marcação errada após a queda de Diego Costa; o milagre de Cillessen que evitou o segundo tento, minutos depois do primeiro; as assistências de Sneijder; a precisão holandesa; os contragolpes mortais. Sobretudo, a atuação magistral de  Robben, como se tivesse esperado quatro anos para se vingar, humilhando Casillas diferentes vezes.

Neste turbilhão, todavia, o que fica é o momento sublime, do lançamento de Blind ao barulho das redes se movimentando. Porque, afinal, nada mais se via, se ouvia ou se pensava naqueles segundos flutuantes. O mergulho de Van Persie encantou o mundo. Um salto para a história, cartão postal do que fica para sempre.

1962: Brasil 4×2 Chile

Semifinal
Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Gols: Garrincha [2], Vavá [2]; Toro, Sánchez

1982: Bélgica 1×0 Argentina

Primeira rodada da fase de grupos
Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Gol: Vandenbergh

1986: Dinamarca 2×0 Alemanha Ocidental

Terceira rodada da fase de grupos
La Corregidora, em Querétaro (MEX)
Gols: Olsen, Eriksen

1998: Nigéria 3×2 Espanha

Primeira rodada da fase de grupos
Estádio de la Beaujoire, em Nantes (FRA)
Gols: Adepoju, Zubizarreta (contra), Oliseh; Hierro, Raúl

2014: Holanda 5×1 Espanha

Primeira rodada da fase de grupos
Fonte Nova, em Salvador (BRA)
Gols: Van Persie [2], Robben [2], De Vrij; Xabi Alonso