O Celta é o novo líder do campeonato espanhol. A equipe de Vigo, uma das promovidas na última temporada, quebrou um tabu – de nunca ter vencido um jogo em Villa Real – e bateu o Villarreal por 2 a 1 em pleno El Madrigal. Os dois gols da vitória foram marcados pelo atacante brasileiro Fernando Baiano, agora com três gols na temporada.

No Camp Nou, o Barcelona bobeou e deixou o Valencia arrancar um ponto que parecia vir fácil para os catalães. Depois de abrir o marcador com Giuly, o time da casa levou dois gols de David Villa no início do segundo tempo em jogadas bobas. O primeiro de pênalti, aos 7 minutos, e o segundo numa bola rebatida após chute do goleiro Victor Valdés. O goleiro valenciano Cañizares deu uma mãozinha e, após falhar numa jogada fácil, deixou a bola no pé de Deco, que empatou. Com o empate, o Barcelona ocupa a décima colocação.

Getafe e Deportivo, líderes depois da rodada do fim de semana, empataram com Betis e Mallorca respectivamente e agora dividem a vice-liderança.

No jogo mais emocionante da rodada, a Real Sociedad ganhou de virada do Atlético de Madrid. Depois da vantagem por 2 a 0 dos madrilenos no primeiro tempo, a equipe basca virou no segundo tempo. O terceiro gol saiu nos acréscimos, quando a Real tinha apenas dois homens em campo – Bakero e Labaka foram expulsos: Kovacevic, autor do primeiro do time no jogo, definiu a vitória para o time da casa.

Nesta quinta-feira o Real Madrid – que agora ocupa a antepenúltima colocação – precisa vencer o Athletic Bilbao no Santiago Bernabéu para deixar a zona de rebaixamento.