Quatro meses depois da comoção diante da tragédia e dos enormes gestos de solidariedade, o portal cósmico entre Medellín e Chapecó volta a se abrir, transformando os 4,5 mil quilômetros que separam a Arena Condá e o Atanásio Girardot em nada. As duas cidades reafirmam os seus laços fraternais diante da realização da Recopa Sul-Americana. Nesta segunda, o Atlético Nacional desembarcou no município catarinense. E, como era de se esperar, os verdolagas tiveram uma recepção digna de reis. Ou melhor, de amigos, como se tornaram por toda a força que os colombianos ofereceram após o desastre aéreo com o avião da Chape, que vitimou 71 pessoas.

VEJA TAMBÉM: Solidariedade e gratidão: Chape homenageia Colômbia após avalanche com centenas de mortos

O clima da “final amistosa” tomou as ruas de Chapecó. Em vários cantos já era possível ver faixas e até mesmo um outdoor agradecendo a generosidade do Atlético Nacional. Já no aeroporto é que a homenagem. A aeronave que trouxe a comitiva passou por jatos d’água de boas-vindas. Depois, jogadores e comissão técnica passaram por um corredor de bandeiras em verde e branco, com o seu escudo e também o da Chapecoense. Além disso, a prefeitura ofereceu medalhas ao “campeão do mundo em respeito e solidariedade”. Ao fundo, a banda da polícia militar tocava o clássico ‘Amigos para sempre’.

Rumo ao hotel, o ônibus do Atlético Nacional passou em carreata pelas ruas da cidade, acompanhado e aplaudido por torcedores da Chape. Já em frente ao local, dezenas de pessoas se reuniram. Gritaram o célebre “Vamo vamo Chapê”, assim como honraram os verdolagas com o “É campeão”. Uma pequena maneira de retribuir todo o conforto que os colombianos proporcionaram nos dias mais duros. O apoio que permitiu a tanta gente desesperada ver uma brecha à esperança, apesar do luto.

Nesta terça, a Chapecoense também realizará diversos eventos para celebrar os visitantes. Haverá uma Fan Fest na cidade, bem como uma caminhada até a Arena Condá e um abraço simbólico no estádio. O pontapé inicial do jogo está marcado para 19h15. Já a visita a Medellín acontece apenas em 10 de maio.