Roberto Mancini não tem tido um começo de trabalho fácil na seleção italiana. Nesta segunda-feira, o treinador disputou sua segunda partida competitiva à frente do time nacional e acrescentou uma derrota para Portugal, por 1 a 0, em Lisboa, ao empate contra a Polônia, na última sexta-feira, em casa. O único gol foi marcado por André Silva, jogador do Milan emprestado ao Sevilla.

O trabalho de Mancini ainda está no começo, e muitos testes estão sendo feitos. Foram três amistosos em junho, contra Arábia Saudita – sua única vitória até agora –, França e Holanda. O treinador convocou 31 jogadores para esta Data Fifa e modificou quase o time inteiro entre as partidas contra Polônia e Portugal. Apenas Gianluigi Donnarumma e Jorginho foram titulares em ambas.

Portugal foi melhor do que a Itália no Estádio da Luz, mesmo sem Cristiano Ronaldo, que preferiu se concentrar nos treinos com a Juventus durante esta pausa para o futebol internacional. Exigiu quatro defesas de Donnarumma, uma delas muito boa em chute Bernardo Silva, acertou uma bola no travessão e não abriu o placar antes do terceiro minuto da etapa final apenas porque Alessio Romagnoli realizou um corte em cima da linha.

O lance do gol começou com Bruma voando pela ponta esquerda. O cruzamento rasteiro foi desviado antes de cair nos pés de André Silva, que dominou e bateu curvado com a perna esquerda. Um dos artilheiros das Eliminatórias para a Copa do Mundo com nove tentos, Silva marcou pela primeira vez pela seleção desde um amistoso contra a Tunísia, em maio.

Ainda não está muito claro o quanto de importância as seleções estão dando para a Liga das Nações, mas a situação da Itália já é complicada. Com um ponto em duas partidas, a seleção é a lanterna do seu grupo. A Polônia também tem um ponto, mas entrou em campo apenas uma vez até agora. Portugal lidera com três. Lembrando que há rebaixamento na nova competição criada pela Uefa.

O próximo jogo da chave será em 11 de outubro, entre poloneses e portugueses. A Itália volta a campo pela Liga das Nações, fora de casa, contra a Polônia, no dia 14 daquele mês.