O Campeonato Chinês já tem dono. E é um velho dono. O Guangzhou Evergrande, do técnico Luiz Felipe Scolari, conquistou a liga do país pela sétima vez consecutiva. O título foi selado com uma vitória por 5 a 1 sobre o Guizhou Zhicheng. Foi a 20ª vitória do time em 28 jogos, que ainda tem quatro empates e quatro derrotas.

LEIA TAMBÉM: Árbitro tropeça em jogador, marca falta e ainda dá cartão amarelo. Aconteceu na Arábia Saudita

O Guangzhou Evergrande tem como destaque dentro das quatro linhas o atacante Ricardo Goulart, artilheiro da equipe e vice-artilheiro da liga, com 20 gols. Neste domingo, porém, o brasileiro não fez gol. Os tentos foram marcados por Gao Lin (nono gol na liga), Alan (seu 10º gol), Du Wei (contra), Yu Hanchao e, por fim, Muriqui, que voltou ao clube este ano. Foi, aliás, o quarto gol de Muriqui.

O principal concorrente ao título chinês na temporada era o Shanghai SIPG, de Elkesson, ex-Guangzhou Evergrande, Hulk e Oscar, além do técnico André Villas-Boas. O time foi derrotado por 2 a 1 pelo Guangzhou R&F, do artilheiro da liga chinesa, Eran Zahavi, que marcou o seu 26º gol nesta partida. A diferença de pontos, então, passou a ser de nove, com apenas duas rodadas a serem jogadas.

A sequência de sete títulos do Guanghzou Evergrande começou em 2011, o primeiro da história do clube. E começou justamente tendo Muriqui como o principal destaque da equipe. O time se tornou o principal da China e estabeleceu uma dominância nestes anos, com diversos destaques.

Gao Lin, que está no clube desde 2010, chegou a ser artilheiro da segunda divisão chinesa em 2010, quando o clube alcançou o primeiro escalão, e é o maior artilheiro da história do Guangzhou Evergrande com 100 gols. Com o seu gol, Muriqui chegou a 83, seguido por Ricardo Goulart com 82 gols. Com todos eles no clube, é bem possível que aumentem suas marcas.

Além dos três títulos da liga chinesa, Felipão já conquistou a Liga dos Campeões da Ásia em 2015, a Copa da China em 2016 e a Supercopa da China em 2016 e 2017. O técnico só tem contrato até o final do ano e ainda não acertou a renovação.