A Nike apresentou nesta semana os modelos de chuteiras que serão usados por dois dos maiores craques do mundo, Cristiano Ronaldo e Neymar. Os dois, patrocinados pela marca, usarão os novos modelos da Mercurial, uma linha que se tornou bastante marcante da marca. A nova linha da mercurial traz dois modelos, Superfly 360 e Vapor 360. Segundo a fabricante, a maior novidade são as travas e o solado com estrutura 360, ou seja, a construção completa da chuteira em tecnologia Nike Flyknit. A principal característica é velocidade e é o que a campanha de lançamento foca.

LEIA TAMBÉM: Coleção de chuteiras homenageia Ronaldinho com modelos em referência a Porto Alegre e Paris

A empresa americana quis fazer uma chuteira que se ajuste mais ao pé do jogador. “Essa inovação envolve os pés e elimina as brechas entre o pé e a sola do calçado. Para ser mais exato, ela elimina a placa do solado como um todo”, explica Max Blau, Vice-Presidente de Calçados da Nike Futebol. Com isso, diz a Nike, a Mercurial Superfly 360 e a Mercurial Vapor 360 abraçam os pés dos jogadores.

“Nas versões anteriores da Mercurial, o parâmetro sempre foi o tamanho 9. Agora, com a Mercurial 360, é possível entregar um ajuste exato e proporcional a pés de todos os tamanhos”, conta Jeongwoo Lee, Diretor Sênior de Design da Nike Futebol. “Cada tamanho vem com uma sola exclusiva, desenhada para se alinhar à estrutura óssea do corpo do atleta”, complementa o Diretor.

A transformação projetada para a sola é tirar a palmilha e diminuir o espaço do pé com o solado e dar uma velocidade de reação ainda maior. Foi alterada também a forma como as travas estão distribuídas e a inspiração fica clara no design: um guepardo. “A parte dianteira da chuteira, mais agressiva, foi projetada para permitir aceleração em todas as direções”, diz ele. “Já as travas do calcanhar ajudam o jogador a frear imediatamente, no momento em que quiser”.

“Essa chuteira é como uma garra”, compara Blau. “Os jogadores que testaram o modelo relataram uma sensação de que a chuteira é praticamente invisível, tamanha a sincronia entre o calçado e os movimentos dos pés”. Cristiano Ronaldo comentou também sobre o modelo que irá usar, a Mercurial Superfly 360. “Minha primeira reação ao ver a chuteira foi: ‘é a melhor de todos os tempos!’ O ajuste é perfeito e imediato. O material, o design, a nova tecnologia – tudo é impressionante”, afirma ele.

Além dos modelos de campo, a linha Mercurial trará solados também para society e quadra. São quatro níveis de preço para os modelos de cada superfície. Os modelos mais caros são aqueles usados pelos jogadores nos gramados, enquanto os outros modelos são o que a empresa chama de semi-profissional. Há linha adulta e também infantil.

No Brasil, os jogadores entram com elas no gramado a partir do dia 17. Os modelos profissionais, iguais aos dos atletas, estarão disponíveis para pré-venda exclusiva em Nike.com e nas lojas da Nike nos shoppings Morumbi, Bourbon, Anália Franco e Higienópolis, em São Paulo, entre 14 e 16 de fevereiro.