Durante mais de quatro décadas, sul-americanos e europeus se acostumaram a disputar um grande jogo anualmente. O confronto se expandiu com a criação do Mundial de Clubes, mas a Conmebol parece interessada em resgatar o velho formato, de uma maneira diferente. Nesta semana, a entidade enviou uma carta à Uefa, propondo a criação de uma ‘Supercopa Intercontinental’: o confronto entre o atual campeão da Recopa Sul-Americana com a Supercopa Europeia. Neste momento, uma data a mais nos calendários de River Plate e Real Madrid.

A proposta do Torneio de Supercampeões é assinada pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e foi endereçada a Angel Maria Villar, interino da Uefa. “Quero fazer menção ao crescente interesse de nossas duas confederações em estreitar os laços institucionais, não só no nível político e gerencial, mas também no âmbito esportivo. Ante isso, e como iniciativa firme da Conmebol de permanecer neste caminho, é que surge a proposta de poder disputar uma ou duas partidas entre os campeões vigentes da Recopa Sul-Americana e da Supercopa Europeia”, escreve o dirigente. “Isso, sem dúvida, dará maior vigor e impulsionará a relação entre Europa e América do Sul. Espero que essa proposta possa ter eco favorável no calendário da Uefa e possamos harmonizar a disputa deste evento”.

Para os sul-americanos, sem dúvidas, o Torneio de Supercampeões geraria grande interesse. Seria uma chance de capitalizar e expandir a marca para os demais continentes. Resta saber se valeria o mesmo para os europeus, diante das reclamações constantes sobre um calendário mais apertado. Não parece que vingará, ainda mais quando não podem nem se diferir os participantes em relação ao Mundial de Clubes. E, antes de enviar propostas, a Conmebol deveria pensar em consertar a própria Recopa Sul-Americana, que põe um campeão da Libertadores em campo enquanto o dono ano seguinte já é conhecido. Não faz muito sentido ver o Atlético Nacional no Mundial e o River Plate ainda pleiteando sua chance contra o Real Madrid.

Chamada Trivela FC 640X63