A segunda divisão da Bundesliga pode ter menos tradição, dinheiro ou nomes conhecidos do que outras competições de acesso pela Europa. No entanto, há um aspecto fundamental em que o torneio ganha de lavada da maioria absoluta dos concorrentes: a atmosfera nos estádios. Nos últimos anos, tornou-se comum que muitos torcedores de outros países da Europa começassem a frequentar os estádios alemães em busca deste ambiente explosivo que se sente a cada jogo. Muitos deles acabam adotando as equipes fora da elite, justamente pelo amor incondicional que ignora qualquer tipo de luxo. Estão ali para torcer.

Na segundona do Campeonato Alemão, fica ainda mais explícito o envolvimento político de várias torcidas, em diferentes espectros, embora outras tantas também prefiram se manter neutras. Unanimidade, todavia, é o engajamento para manter um futebol ligado às suas raízes e com todas as liberdades para torcer. Os protestos contra o chamado “futebol moderno”, a eles entendido quase sempre como medidas limitadoras impostas pelas federações, ecoa nas arquibancadas. E não são os resultados que influenciam os estádios quase sempre próximos de sua capacidade máxima, num ritual que espera não o vencer, mas oferece o apoiar. Inclusive, algumas até preferem a realidade da segundona, com menos exigências e imposições dos dirigentes.

Abaixo, para entrar um pouco mais nesse universo, separamos os vídeos de dez torcidas que fazem as arquibancadas tremer na segunda divisão da Bundesliga – em intensidades diferentes, claro. Grupos como o do Union Berlim, responsável não apenas por reerguer o clube em um momento de crise financeira, mas capaz de fazer um mutirão para reformar o próprio estádio. Destaque especial aos torcedores da antiga Alemanha Oriental, que viveram uma transformação ao longo de sua história recente e, talhados nas divisões de acesso após anos de relevância até mesmo continental, produzem algumas das melhores atmosfera do país:

Union Berlim

Magdeburgo

Dynamo Dresden

St. Pauli

Colônia

Hamburgo

Bochum

Greuther Fürth

Arminia Bielefeld

Erzgebirge Aue