Para quem gosta do futebol além do jogo, o site Ludopédio é uma excelente pedida. A página oferece um entendimento amplo sobre o significado do esporte – com entrevistas, ensaios, estudos e o que mais se aprofundar em relação à modalidade. Entre as boas pedidas, há a coluna “De Letra”, assinada pelo jornalista Leandro Marçal, com crônicas cotidianas que têm a bola como ponto de partida. E o ótimo material se transformará em livro. “De Letra: o futebol é só um detalhe” tem seu lançamento previsto para o próximo mês.

A publicação traz uma coletânea dos textos publicados na coluna por Leandro Marçal, mas não se limita a isso. O autor também preparou algumas crônicas exclusivas para o livro. O futebol, como sempre, é o pano de fundo para tantos outros temas impregnados no dia a dia – infância, morte, lembranças, família e o que mais for. É a literatura sobre o esporte deixando o que acontece em campo um pouco de lado, para apresentar, com um tom lúdico, os reflexos disso na vida de quem ama ver a bola rolar.

O livro será lançado no Guarujá, em evento marcado para o dia 2 de abril, das 19 às 22 horas. Acontecerá no Restaurante Japa Food Zero 13, que fica na Avenida Miguel Mussa Gaze, 300, Bairro Santa Rosa. “De Letra: o futebol é só um detalhe” é um lançamento da Editora Multifoco, pelo selo Drible de Letra.

Você pode conferir o trabalho de Leandro Marçal também em seu Medium.

Neste link, a crônica nova desta terça, “Minha vó e a Copa”