Foram cinco longos meses sem o principal torneio nacional, a base da nossa temporada, mas ele está de volta. E o Campeonato Brasileiro chega com tudo com um confronto entre dois candidatos ao título – Flamengo e Atlético Mineiro – e mais duelos interessantes entre Cruzeiro e São Paulo, repeteco da Copa do Brasil, e Fluminense x Santos. Sem falar que as séries B e C terão seus pontapés iniciais neste fim de semana, que será especial também na Europa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

Entre as principais ligas do continente que chamam de velho, embora atualmente a gente use mais idoso, ou terceira idade, três podem ter seus campeões neste fim de semana – Itália, França e Portugal – e uma com certeza terá. Chegou a hora do fim do jejum do Feyenoord? Descobriremos no domingo.

O jogão

Roma x Juventus
Domingo, 15h45 (ESPN)
Cotações da Odd Shark: Roma (2.53), Juventus (2.84), empate (3.43)

Classificada para duas finais, o melhor cenário para a Juventus seria selar de uma vez o hexacampeonato italiano neste fim de semana. A decisão da Copa Itália será na próxima quarta-feira. Depois disso, a Velha Senhora poderia descansar os seus principais jogadores em partidas oficiais por duas semanas antes do grande duelo contra o Real Madrid, em Cardiff, no começo de junho. A única coisa que pode atrapalhar esse plano é a Roma, tentando se agarrar à escassa esperança de título enquanto resolve se Totti vai se aposentar ou não. A três rodadas do fim, com sete pontos de diferença entre o primeiro e o segundo colocado, um mero empate no Olímpico garante o caneco para a Juventus, mesmo que o Napoli, oito pontos atrás da líder, ganhe do Torino – o clube de Turim leva vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate da Serie A. Uma vitória romanista adia a definição para o próximo final de semana.

Os (possíveis) campeões

Feyenoord x Heracles
Domingo, 9h30 (ESPN+)
Cotações da Odd Shark: Feyenoord (1.19), Heracles (12.98), empate (7.30)

Eu não gostaria de estar na pele dos torcedores do Feyenoord. A ansiedade pelo primeiro título holandês desde 1999 deve estar gigante. Já tiveram que esperar duas semanas entre a vitória sobre o Vitesse e a penúltima rodada, que poderia ter sido a decisiva, mas a equipe de Roterdã foi derrotada pelo Excelsior. O pior é que o Ajax, em fase exuberante, com cinco vitórias nas últimas seis rodadas da Eredivisie, encostou. Está apenas um ponto atrás e encara o Willem II, 12º colocado, fora de casa. Para não dar sopa ao azar, o Feyenoord não pode pensar em outra coisa que não seja derrotar o Heracles, em um De Kuip lotado, para conquistar o Campeonato Holandês e fazer a festa da sua apaixonada torcida.

Benfica x Vitória de Guimarães
Sábado, 14h15
Cotações da Odd Shark: Benfica (1.27), Vitória de Guimarães (10.62), empate (5.64)

O Benfica precisa apenas derrotar o Vitória de Guimarães, quarto colocado, em casa, para consolidar mais um período hegemônico do Campeonato Português. Mais do que isso, alcançar um feito inédito: nunca na história, nem mesmo quando tinham Eusébio e Coluna em seus quadros, os Encarnados conseguiram conquistar o título nacional quatro vezes seguidas. Isso está muito próximo de acontecer. Com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, a duas rodadas do fim, o quarto caneco seguido da liga portuguesa pode sair mesmo em caso de derrota, se o Porto não bater o Paços de Ferreira, no domingo. Mas por que esperar tanto?

Monaco x Lille
Domingo, 16h00 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Monaco (1.18), Lille (14.53), empate (7.98)

Não deu para o Monaco na Champions League, eliminado pela Juventus na semifinal. Mas Leonardo Jardim e seu time de jovens podem conquistar o primeiro título francês da equipe do Principado desde 2000, e o oitavo na história, já neste fim de semana. Três pontos separam o líder do Paris Saint-Germain na ponta da tabela, e os parisienses têm apenas mais duas rodadas por disputar, contra três dos monegascos. Para selar o título no domingo, o Monaco precisa de um resultado contra o Lille que seja melhor do que o do PSG contra o Saint-Étienne, sétimo colocado, fora de casa.

Fique de olho

Real Madrid x Sevilla
Domingo, 15h (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Real Madrid (1.21), Sevilla (11.25), empate (7.96)

Zidane, técnico do Real Madrid (Photo by Denis Doyle/Getty Images)

Zidane, técnico do Real Madrid (Photo by Denis Doyle/Getty Images)

Classificado à final da Champions League, o Real Madrid volta todas suas atenções ao Campeonato Espanhol. Tem os mesmos 84 pontos que o Barcelona, mas perde no confronto direto, primeiro critério de desempate. Por outro lado, tem três partidas pela frente, contra apenas duas dos catalães. O problema: a tabela é complicadinha. Começa com o Sevilla, em casa, contra quem os merengues já travaram bons duelos nesta temporada, e segue com Celta de Vigo, semifinalista da Liga Europa, e Málaga, 10º melhor mandante, ambos fora de casa. O Barcelona encara o Las Palmas, de olho em tropeços do Real para salvar o ano com o título de La Liga.

Bayer Leverkusen x Colônia
Domingo, 10h30 (Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Leverkusen (2.17), Colônia (3.37), empate (3.58)

É incrível, e difícil de acontecer, mas ainda existe a possibilidade de o Bayer Leverkusen ter que disputar os playoffs do rebaixamento. É difícil de acontecer porque, apesar de o Leverkusen estar a três pontos do 16º lugar, existem quatro clubes entre o clube e o Hamburgo, neste momento o clube “classificado” para disputar uma vaga na Bundesliga com o terceiro colocado da segunda divisão. Para afastar qualquer fantasma, basta conseguir um bom resultado contra o Colônia, o que anda sendo bem difícil: o Leverkusen tem apenas uma vitória nas últimas 11 rodadas. Enquanto isso, o visitante busca a Liga Europa, e a briga está quente. Apenas quatro pontos separam o quinto colocado Freiburg do nono, o Borussia Monchengladbach. O Colônia está em sétimo lugar, a um ponto da zona de classificação à competição europeia.

Tottenham x Manchester United
Domingo, 12h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odd Shark: Tottenham (1.70), United (5.19), empate (3.92)

As ambições do Tottenham nesta partida dependem do resultado do Chelsea, contra o Middlesbrough, nesta sexta-feira. Uma vitória dos Blues sela o título e deixa os Spurs sem ter muito o que fazer nas três rodadas finais da Premier League. O Manchester United, por outro lado, precisa dos três pontos para não correr o risco de ficar afastado demais da briga pelo quarto lugar do Campeonato Inglês, o que significaria que a única possibilidade de classificação à próxima Champions League seria por meio do título da Liga Europa. Tem 65 pontos, contra 66 do Arsenal e 69 do Manchester City. Os três ainda jogarão três vezes nesta temporada. O Liverpool, em terceiro lugar, tem 70 pontos, mas apenas duas rodadas pela frente.

Pelo Brasil

Flamengo x Atlético Mineiro
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações da Odd Shark: Flamengo (2.13), Atlético (3.51), empate (3.27)

O Campeonato Brasileiro, finalmente, está de volta. E a primeira rodada já coloca frente a frente dois prováveis candidatos ao título. Embalados pelos títulos dos seus respectivos estaduais, Flamengo e Atlético Mineiro dão início à campanha, no Maracanã. E à competição, já que este confronto com bastante rivalidade será também o primeiro jogo da rodada. O Galo não terá Leonardo Silva e Marcos Rocha, com problemas físicos, e tem Libertadores na terça-feira. O clube carioca define seu grupo contra o San Lorenzo, na Argentina, na quarta-feira.

Londrina x Internacional
16h30 (Globo para o RS e Premiere)
Cotações da Odd Shark: Londrina (3.19), Internacional (2.27), empate (3.15)

William Pottker, já com a camisa do Internacional

William Pottker, já com a camisa do Internacional

Sábado também começa a primeira participação do Internacional na Série B, uma semana depois de o Colorado perder o título gaúcho para o Novo Hamburgo. E com um desafio bem complicadinho: encara o Londrina, sexto colocado da última segunda divisão e campeão do Interior do Campeonato Paranaense, depois de ser eliminado, apenas nos pênaltis, pelo Atlético Paranaense, na semifinal. O clube gaúcho ainda não terá William Pottker que, mesmo regularizado na CBF, terá que cumprir um jogo de suspensão pela expulsão, ainda com a camisa da Ponte Preta, na segunda fase da Copa do Brasil, contra o Cuiabá.

Remo x Fortaleza
Domingo, 19h (EI Maxx)

A primeira rodada da Série C já coloca frente a frente duas das maiores torcidas do norte e do nordeste do país. O Remo amarga a decepção de ter sido derrotado pelo Paysandu, na final do Campeonato Paraense, na tentativa de conquistar seu primeiro título estadual desde 2015. O Fortaleza não atua há quase um mês: seu último jogo foi a semifinal do Cearense, na qual foi derrotado pelo Ferroviário. Tem treinado, desde então, para a estreia da Terceira Divisão.

Vale uma zapeada

Atalanta x Milan
Sábado, 15h45
Cotações da Odd Shark: Atalanta (2.20), Milan (3.76), empate (3.59)

Este confronto direto pelo quinto lugar – seis pontos separam os dois – tem um favorito: a Atalanta. O clube de Bérgamo faz uma excelente campanha, joga em casa e não perde há sete rodadas, embora tenha empatado quatro vezes nessa sequência. Já o Milan conseguiu a proeza de tropeçar contra Pescara e Crotone, dois clubes da zona de rebaixamento, perdeu do Empoli, time imediatamente acima dos degolados, e só ganhou do Palermo, vice-lanterna e fadado à Série B, em seus últimos seis jogos. Vem de goleada. Sofrida: 4 a 1 para a Roma, no último domingo.