O Campeonato Brasileiro sentiu falta do Maracanã. Os times cariocas, mais ainda. O lendário estádio volta a receber um clássico pelo torneio nacional neste sábado, no eletrizante encontro entre Flamengo e Botafogo, os dois melhores clubes do Rio de Janeiro neste momento. O Fogão está em fase melhor, mas o time rubro-negro precisa de qualquer jeito da vitória para continuar na cola do líder Palmeiras.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV DO FIM DE SEMANA

Também teremos dérbi no norte de Londres, entre Arsenal e Tottenham, entre os cinco primeiros colocados da Premier League. Como no caso do clássico carioca, há um time jogando melhor atualmente, e este é o de Arsène Wenger, há 15 partidas invicto. O de Mauricio Pochettino, recentemente, vem colecionando empates indigestos.

E ainda tem muito mais: o Sevilla de Sampaoli enfrenta o Barcelona de Luis Enrique, tem campeão brasileiro da Série C sendo decidido em Varginha, clássico em São Paulo e outras atrações para ficar de olho neste final de semana.

O jogão

Sevilla x Barcelona
Domingo, 17h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*:  Sevilla (4,80), Barcelona (1,62), empate (4,40)

Apenas um ponto separa os dois times na tabela do Campeonato Espanhol. O Sevilla de Jorge Sampaoli ainda é uma obra em formação, mas vem alcançando seus resultados. Goleou o Dínamo Zagreb, no meio de semana, pela Champions League. O Barcelona, por sua vez, vem de duas partidas ruins: venceu o Granada por 1 a 0, jogando mal, e foi derrotado pelo Manchester City. Outro problema para os catalães é o local da partida. O Ramón-Sánchez costuma ser um alçapão a favor do Sevilla, que venceu todos os cinco jogos disputados nele nesta temporada de La Liga. Ganso foi um dos destaques do meio de semana e pode ganhar mais uma chance de impressionar contra o atual campeão.

O clássico

Flamengo x Botafogo
Sábado, 17h (Premiere)
Cotações da Odds Shark*: Flamengo (1,73), Botafogo (4,60), empate (3,40)

Clássico carioca no Maracanã é sempre um grande evento. Ainda mais quando a partida significa tanto para os dois times. O Botafogo é um dos times que vem jogando melhor no país, mas o empate com o Coritiba, na última rodada, encerrou sua sequência de cinco vitórias seguidas. Está na quinta colocação do Brasileiro, com 54 pontos, e quer solidificar-se no grupo de classificados à próxima Libertadores. O Flamengo tem ambições maiores. Está há três jogos sem vencer, o que costuma ser um pecado capital para quem briga pelo título. Não pode nem pensar em não sair do estádio com os três pontos, sob o risco de perder a vice-liderança para Santos ou Atlético Mineiro.

Fique de olho

Arsenal x Tottenham
Domingo, 12h (ESPN+)
Cotações da Odds Shark*: Arsenal (1,90), Tottenham (4,10), empate (3,50)

O Tottenham precisa voltar a vencer e, se o clube pudesse escolher um jogo para fazer isso, obviamente seria em um clássico contra o seu maior rival. Os Spurs não ganham há seis partidas, contando todas as competições: três empates na Premier League, empate e derrota para o Bayer Leverkusen, pela Champions League, e derrota para o Liverpool na Copa da Liga Inglesa. Mesmo assim, segue próximo dos líderes do Inglês, a apenas três pontos do Arsenal, que divide a ponta da tabela com Manchester City e Liverpool. A fase do time de Wenger é muito melhor. Não perde desde a metade de agosto. São 15 jogos de invencibilidade, com 12 vitórias. E joga em casa.

Bayern de Munique x Hoffenheim
Sábado, 12h30 (Fox Sports)
Cotações da Odds Shark*: Bayern (1,13), Hoffenheim (13,00), empate (8,45)

Carlo Ancelotti, técnico do Bayern de Munique

Carlo Ancelotti, técnico do Bayern de Munique

A transição de Guardiola para Carlo Ancelotti não tem sido das mais tranquilas para o Bayern de Munique. É verdade que o clube bávaro tem apenas uma derrota na temporada – para o Atlético de Madrid -, mas não tem jogado tão bem quanto pode. No meio de semana, venceu o PSV por 2 a 1, com um gol na metade do segundo tempo. A boa notícia é que Arjen Robben reencontrou o seu melhor futebol e vem sendo decisivo. Será importante no difícil duelo contra o Hoffenheim, um dos últimos três invictos da Bundesliga, ao lado do próprio Bayern e do RB Leipzig. Venceu os últimos cinco jogos pela liga alemã.

Porto x Benfica
Domingo, 15h45 (EI Maxx)
Cotações da Odds Shark*: Porto (2,18), Benfica (3,50), empate (3,35)

Grande clássico português. A reunião de 62 títulos nacionais. Dos vencedores das últimas 14 edições da liga nacional. A fase do Benfica é melhor. Está invicto no campeonato, com oito vitórias e um empate. Abriu cinco pontos de vantagem para o Porto, segundo colocado, que venceu quatro das últimas seis rodadas, depois de sofrer sua única derrota no Português, para o Sporting. A boa notícia é que André Silva tem comido a bola e vem embalado por uma boa atuação contra o Club Brugge, no meio de semana.

O reencontro

Romelu Lukaku
Chelsea x Everton
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Chelsea (1,52), Everton (6,00), empate (4,35)

Pode ser que o Chelsea não se arrependa de ter vendido Lukaku para o Everton, mas é inegável que o atacante belga está em uma ótima fase no time de Ronald Koeman. Tem sete gols em nove rodadas da Premier League, tentos importantíssimos para a boa campanha do time de Liverpool, sexto colocado da liga. O Chelsea de Antonio Conte emendou quatro vitórias seguidas, sem sofrer nenhum gol, desde que o técnico instaurou três zagueiros. Um desafio interessante para Lukaku.

O cara

Edinson Cavani
PSG x Rennes
Domingo, 17h45 (SporTV2)
Cotações da Odds Shark*: PSG (1,20), Rennes (13,00), empate (3,85)

Cavani

Cavani

Demorou um pouco, mas ele engrenou. Após a saída de Ibrahimovic, Cavani tem sido o principal responsável pelos gols do Paris Saint-Germain. Já tem 14 em 14 partidas na temporada: quatro na Champions League e dez na Ligue 1. A equipe de Unai Emery ocupa uma estranha terceira colocação na tabela, depois de um começo claudicante, mas está invicto há quatro rodadas. O problema é que o Rennes também não perde há quatro jogos e está em quinto lugar, tentando se aproximar dos líderes.

O brasileiro

Boa Esporte x Guarani
Sábado, 18h45 (EI Maxx e TV Brasil)

Sábado sai mais um campeão nacional no Brasil: Boa Esporte e Guarani decidem a terceira divisão, no Estádio Municipal de Varginha, depois do empate por 1 a 1, em Campinas. Seria uma conquista inédita para o clube mineiro, que foi vice dessa mesma competição em 2010.  Os paulistas, como vocês devem saber muito bem, foram campeões brasileiros da Série A, em 1978, e também conquistaram a Série B, três anos depois. Mas seria bastante interessante selar o retorno à segunda divisão com mais um caneco.

Vale uma zapeada

Napoli x Lazio
Sábado, 17h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Napoli (1,73), empate (3,85), Lazio (4,90)

O confronto do quarto com o quinto colocado da Serie A, separados por apenas um ponto. Tanto Napoli quanto Lazio seguem próximos dos líderes, com exceção da Juventus, disparada na primeira posição, e sabem que estarão em jogo pontos importantes na briga por vaga na próxima Champions League – ou título, vai saber? Se a Lazio não perde há seis rodadas, a fase do Napoli não é muito boa. Perdeu três dos últimos cinco jogos da Serie A e ainda soma uma derrota e um empate com o Besiktas.

São Paulo x Corinthians
Sábado, 19h30 (Premiere)
Cotações da Odds Shark*: São Paulo (2,12), Corinthians (3,35), empate (3,15)

O São Paulo tem duas missões: afastar de vez o fantasma do rebaixamento, chegando ao número mágico de 45 pontos, e atrapalhar a tentativa de o rival buscar vaga na próxima Libertadores. Vem, porém, de uma derrota pesada para o América Mineiro. O lado bom é que o adversário não está em uma fase muito melhor: ganhou apenas cinco das últimas dez rodadas do Brasileirão e entra no Majestoso após dois empates seguidos.